(Divulgação)

COLUNA

Gabriela Lages Veloso
Escritora, poeta, crítica literária e mestranda em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Gabriela Lages Veloso

Romaria

Em 2022, a Macabéa Edições publicou a coletânea poética Romaria, que apresenta poemas retirados de 11 livros de Maria de Lourdes Hortas.

Gabriela Lages Veloso

Maria de Lourdes Hortas nasceu em Portugal e aos 10 anos veio para o Recife (PE), Brasil. A poeta e ficcionista premiada, participou de várias coletâneas e atua como ativista literária. 

Fez parte das Edições Pirata e organizou a antologia Palavra de mulher (1979). Durante vinte anos, foi Diretora Cultural do Gabinete Português de Leitura de Pernambuco, onde editou a revista Encontro. Além disso, é artista plástica. 

Ilustração: Bruna Lages Veloso
Ilustração: Bruna Lages Veloso

Em 2022, como uma homenagem a essa grande mulher e escritora, a Macabéa Edições publicou a coletânea poética Romaria, que apresenta poemas retirados de 11 livros de Maria de Lourdes Hortas.

A curadoria foi feita pela própria autora, e a organização dessa bela obra ficou ao encargo das editoras da Macabéa: Bianca Monteiro Garcia e Priscila Branco.

Romaria (2022) é uma caminhada de fé, na vida, no divino, na natureza e na poesia. Essa coletânea, que reúne 105 poemas, é uma excelente apresentação à obra poética de Maria de Lourdes Hortas. 

Segundo a professora Zuleide Duarte (UEPB), a poesia dessa escritora é “um convite para descobrir o imarcescível, o aliciante canto da sirena. [...] Evocação da luz, do mar infinito, da pátria próxima e distante, do cais abrigo de todavia” (DUARTE, 2022, p. 09). 

Entre memórias de infância, lembranças da terra natal, retratos dos sabores, cheiros e cores brasileiros, saudades, fados, amores e ilusões, afetos e críticas sociais, a poeta passeia por paisagens físicas e psicológicas, refletindo sobre a existência e o mundo ao seu redor. 

Há uma beleza única nos versos de Romaria. De mãos dadas com o eu-lírico, o(a) leitor(a) é levado à uma viagem pelo espaço-tempo, por entre “poemas que são para cantar/ e outros que soluçam de tristeza”, “poemas que rezam./ Outros que ensinam” (HORTAS, 2022, p. 181). 

REFERÊNCIA:

HORTAS, Maria de Lourdes. Romaria. Rio de Janeiro: Macabéa Edições, 2022.

Romaria está disponível para venda no site da Macabéa Edições: https://www.macabeaedicoes.com/pagina-de-produto/romaria 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.