(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Pergentino Holanda: Luiz de França Belchior é o novo desembargador do TJMA

Aprovação de Luiz de França Belchior foi pelo critério de antiguidade.

PH

Atualizada em 11/04/2024 às 08h52
Luiz de França Belchior com o presidente do TJMA, Paulo Velten
Luiz de França Belchior com o presidente do TJMA, Paulo Velten

Posse de Luiz de França Belchior 

O Tribunal de Justiça do Maranhão aprovou, por unanimidade, a nomeação do juiz Luiz de França Belchior como desembargador. A decisão preenche a vaga deixada pelo desembargador José de Ribamar Castro, que se aposentou voluntariamente.

Durante a sessão do Órgão Especial conduzida pelo presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, também foi escolhida, pelo critério de merecimento, a juíza Rosária Duarte para ocupar o cargo de desembargadora convocada.

A aprovação de Luiz de França Belchior foi pelo critério de antiguidade, em consonância com os princípios estabelecidos para preenchimento de vagas no Tribunal.

A cerimônia de posse de Luiz de França Belchior foi marcada por um momento solene, realizado no Pleninho do TJMA, com a presença de familiares, colegas e amigos.

-------------------------------------------------------------------------

Novidades no Rio Poty

Um dos mais aprazíveis, bem localizados, charmosos e confortáveis hotéis de São Luís, o Rio Poty Hotel & Resort, que recentemente passou por um completo retrofit, vai inaugurar, em breve, uma quadra para a prática de beach tênis, vôlei de praia e futevôlei, além de uma academia e um SPA, novidades às quais o público terá acesso. 

As inovações do empreendimento se revestem da visão empreendedora e moderna do empresário Jacks Blinder, que está à frente do hotel, em associação com a expertise e bom relacionamento do gerente Armando Ferreira, os quais contribuem para que o hotel venha dando um salto em diversos aspectos. 

Prazo de cadastramento

O município de Imperatriz vive dias de expectativa a menos de um mês do fim do prazo para o cadastramento de novos eleitores.

Segundo levantamento mais recente, faltam apenas 2.968 para que a segunda maior cidade do Maranhão chegue à marca dos 200 mil eleitores, o que daria aos imperatrizenses a oportunidade de decidir eleições municipais em dois turnos.

Musical de Anna Torres

Em curta temporada no Brasil e após brilhar em São Paulo em uma homenagem ao músico, compositor e um dos “papas” da Bossa Nova, Roberto Menescal, a cantora, instrumentista e compositora maranhense radicada na França Anna Torres está em São Luís para uma apresentação muito especial do musical infantil de sua autoria: “A Cigarra Autista”.

O espetáculo terá única apresentação neste domingo (14), às 17h, no Teatro Arthur Azevedo. O show é gratuito, mas será fechado para convidados muito especiais: crianças e jovens com autismo e pessoas com deficiência, indicados por entidades e associações. 

-------------------------------------------------------------------------

Na foto acima, durante o projeto ‘Terça para Mulheres’, na AmoVinho, Almistron Marinho, Célia Marinho e Gisela Diniz entre o maitre Mário Fernandes, Manoel Mota e Suzyane
Na foto acima, durante o projeto ‘Terça para Mulheres’, na AmoVinho, Almistron Marinho, Célia Marinho e Gisela Diniz entre o maitre Mário Fernandes, Manoel Mota e Suzyane

Terça para Mulheres

Foi um sucesso a mais recente edição do projeto ‘Terça para Mulheres’ (TPM), realizado pela AmoVinho Bistrô & Adega, no Parque Shalon, sob o comando de Calheiro Marinho e Amélia Jorge. A convidada da noite foi a cerimonialista Gisela Diniz, que ministrou palestra sobre o tema “Cerimonial: realizando sonhos e grandes negócios”. 

O evento contou com a presença do idealizador da AmoVinho, Almistron Marinho, e de sua esposa, Célia Marinho. Uma equipe da TV Mirante marcou presença e a reportagem, dentro do contexto do empreendedorismo, será veiculada na próxima semana.   

Rebate a críticas

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Neto Evangelista (União), rebateu, na sessão plenária de ontem (10), críticas feitas pelo deputado Othelino Neto (PCdoB) aos serviços de saúde prestados pelo Governo do Estado. 

Sobre a situação do Hospital Presidente Vargas, por exemplo, o parlamentar lembrou que o diretor que respondia pela unidade de saúde, até poucos dias, foi indicado pelo próprio Othelino Neto.

Olinda Saul

Criado há quase 40 anos pela bailarina, maestra e coreógrafa Olinda Saul, o Projeto Dança Criança ensina gratuitamente ballet clássico e contemporâneo para estudantes da rede pública de ensino do Maranhão. 

Em 2018, o projeto contou com ajuda do Governo do Estado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, oferecendo 300 vagas de bolsa integral para jovens de 12 a 20 anos. Em agosto de 2020, a escola ganhou uma nova sede, localizada no prédio histórico da REFFSA, local onde as seletivas também são realizadas.

Olinda Saul 2

Atualmente, a sede do projeto passa por problemas estruturais, como falta de água e banheiros interditados, colocando em risco a continuidade das atividades e prejudicando cerca de 300 crianças e adolescentes. 

Para evitar a suspensão das atividades, o deputado estadual Carlos Lula viabilizou uma sede provisória e intermediou, junto ao Governo do Estado, o Certificado de Mérito Cultural para a continuidade da garantia dos benefícios da Lei de Incentivo à Cultura.

Mutirão de Negociação

Pessoas com dívidas em atraso com instituições financeiras podem participar, até 15 de abril, da edição de 2024 do Mutirão de Negociação e de Orientação Financeira. 

A iniciativa é promovida todos os anos pelo Banco Central, pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e pelos Procons de todo o país.

Mutirão de Negociação 2

Podem ser negociados débitos em atraso sem bens dados em garantia. Entre as dívidas alvo do mutirão estão aquelas relacionadas a cartão de crédito, cheque especial, empréstimo pessoal e demais modalidades de crédito contratadas em bancos e financeiras. 

Dívidas com bens dados em garantia (como veículos, motocicletas e imóveis), dívidas prescritas e contratos com as parcelas em dia não podem ser renegociados.

De relance

Bancada do Maranhão

A senadora Eliziane Gama (PSD) foi eleita nova coordenadora da Bancada do Maranhão em Brasília. Ela vai substituir no posto o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB). Ao contrário dos últimos anos, a escolha não se deu por aclamação. Para conseguir a vaga, Gama precisou disputar no voto com o deputado federal Márcio Honaiser (PDT), e acabou vencendo por 11 a 10.

Pela Lei Rouanet

Já está disponível para consulta o resultado provisório de habilitação do Programa Rouanet nas Favelas, que vai apoiar, via mecanismo de incentivo fiscal pela Lei Rouanet, projetos nos territórios de favela das capitais Belém (PA), São Luís (MA), Fortaleza (CE), Salvador (BA) e Goiânia (GO) e suas respectivas regiões metropolitanas. Na capital maranhense, foram contemplados projetos concebidos em bairros como Madre Deus, Coroadinho, Desterro, Vila Palmeira e Área Itaqui-Bacanga.

Alguns projetos

Alguns dos projetos habilitados em São Luís foram “Acervo Musical da Madre Deus”, “Oficinas Culturais do Centro Educacional e Profissional do Coroadinho – CEPC”, “Orquestra Afro-Maranhense: Ao Som da Quebrada do Coroadinho”, “O Festival Favela do Coroadinho”, “Cores do Desterro: Resistência e Identidade Ludovicense”, “Favela Criativa: Quilombo da Liberdade”, “Oficinas Culturais do Centro Comunitário da Vila Palmeira” e “I Festival Multicultural do Itaqui-Bacanga”, dentre outros.

-------------------------------------------------------------------------

No estúdio do Bom Dia Mirante, na TV Mirante, a simpatia, elegância e competência dos apresentadores Clóvis Cabalau e Rafaela Braga
No estúdio do Bom Dia Mirante, na TV Mirante, a simpatia, elegância e competência dos apresentadores Clóvis Cabalau e Rafaela Braga

-------------------------------------------------------------------------

Bilhar no Casarão 

Vai ter Bilhar liberada a noite toda durante o evento Calourada do Litrão, dentro do projeto Casarão Universitário, que acontece nesta sexta-feira, no Casarão Colonial, no Centro Histórico de São Luís, com shows de Crazy Monkeys  e Álvaro Neto ( duas atrações direto de Teresina), Os Parças. DJ Dyogenes, Ytan Music e DJ Razuk. 

O espaço encerrou suas programações realizadas aos domingos para inaugurar noites em outros dias da semana, sempre com ótimas cartas nas mangas. As sextas-feiras, claro, serão dias mais do que movimentados naquele endereço musical da Rua Afonso Pena.

Fiema na Alema

O vice-presidente executivo da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Luiz Fernando Renner, o coordenador do Observatório da Indústria do Maranhão, Carlos Jorge Taborda, e equipe técnica da Federação participaram de uma reunião na Assembleia Legislativa. A convite do presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, deputado Júlio Mendonça, a equipe apresentou dados e discutiu os desafios e perspectivas da política industrial no Maranhão. 

Rodrigo Faro como Silvio

O apresentador Rodrigo Faro foi parar nos assuntos mais comentados do X, antigo Twitter, após a divulgação do trailer da cinebiografia de Silvio Santos. Ele viverá Silvio Santos no cinema. A estreia está marcada para 5 de setembro. A trama vai acompanhar o sequestro sofrido por Silvio Santos em 2001, na tentativa de fazer as pazes com o passado e garantir sua sobrevivência no presente, quando é feito de refém pelo mesmo homem que sequestrou uma de suas filhas. O que chamou atenção dos internautas, no entanto, foi a caracterização de Rodrigo Faro para viver o dono do SBT. Até Coringa 2, protagonizado por Joaquin Phoenix e Lady Gaga, entrou na onda.

Nova frequência

O secretário de Estado de Comunicação, Sérgio Macedo, saudou a nova Timbira FM 95,5MHz, que passou a funcionar na Frequência Modulada (FM), depois de 83 anos em Amplitude Modulada (AM). A mudança é determinação do Ministério das Comunicações, de acordo com o Decreto Federal 8.139/13. No Programa Timbira News – Primeira Edição, que vai ao ar das 7h às 9h, Sérgio Macedo falou à apresentadora Danielle Kline dos desafios vencidos pela Rádio Timbira ao longo dos anos.

Para escrever na pedra:

“Ninguém é igual a ninguém. Todo o ser humano é um estranho ímpar.” De Carlos Drummond de Andrade

Trivial variado

A família Bolsonaro declarou apoio à candidatura do deputado estadual Dr. Yglésio, representante do PRTB à Prefeitura de São Luís. O respaldo da família do ex-presidente marca um importante ponto de virada na corrida eleitoral.

No assunto: o senador Flávio Bolsonaro (PL) assumiu o papel de porta-voz politico do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, ao gravar um vídeo ao lado de Yglésio, em Brasília. 

O programa “Fala, Marcial Lima!”, apresentado nas redes sociais, vai entrevistar, ao vivo, às 20h30 de hoje, o vice-governador do Maranhão e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

Em tempo: o programa apresentado pelo radialista, jornalista e vereador de São Luís Marcial Lima é transmitido pelo Instagram e YouTube.

O STJ recebeu a lista de candidatos às duas vagas abertas na Corte: a do MP e a dos TRFs. As  vagas decorrem das aposentadorias das ministras Laurita Vaz e Assusete Magalhães. Ao todo, são 41 nomes indicados pelo MP, sendo, destes, 13 mulheres. Pelos TRFs, foram enviados 17 nomes, sendo cinco mulheres.

O Governo do Maranhão classificou, desde o início deste ano, uma construtora, com proposta de quase R$ 236 milhões, para executar a obra do novo prolongamento da Avenida Litorânea, cujo projeto de engenharia prevê a extensão da via do bairro Olho d’Água até o Araçagi. 

O Ministério dos Portos e Aeroportos marcou para o dia 17, quarta-feira que vem, a data oficial do programa Voa Brasil. Neste dia, já estarão disponíveis o site e o aplicativo do programa, que conta com a participação da Gol, Latam e Azul.

Veja, só: pesquisadores descobriram que pouco tempo de atividade física moderada já leva ao aumento do número de células chamadas de Natural Killer, que combatem infecções e até câncer.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.