(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Pergentino Holanda: Encontro no Palácio dos Leões

E mais: Maracanã em Ceilândia

PH

Atualizada em 09/04/2024 às 08h46
Encontro da influenciadora digital Thaynara OG com a primeira-dama do Maranhão, Larissa Brandão, para um jantar no Palácio dos Leões, sede do Poder Executivo maranhense. A conversa, claro, girou em torno do São João 2024, com destaque para o São João da Thay, evento com caráter beneficente a ser realizado nos dias 7 e 8 de junho, no Espaço Reserva, ligado ao Shopping da Ilha
Encontro da influenciadora digital Thaynara OG com a primeira-dama do Maranhão, Larissa Brandão, para um jantar no Palácio dos Leões, sede do Poder Executivo maranhense. A conversa, claro, girou em torno do São João 2024, com destaque para o São João da Thay, evento com caráter beneficente a ser realizado nos dias 7 e 8 de junho, no Espaço Reserva, ligado ao Shopping da Ilha

----------------------------------------------------------------

Caravana solidária em Barreirinhas

Que bom que a Assembleia Legislativa do Maranhão vai apoiar a ‘Caravana Fome e Sede de Justiça’ em Barreirinhas. O anúncio foi feito pela presidente da Casa do Povo, deputada Iracema Vale, após uma conversa com a senadora Eliziane Gama.

Já se sabe que a próxima edição da ‘Caravana' será naquele município, nos dias 12 e 13 de abril. O evento vai marcar a continuação de uma série de ações sociais, que já totalizam mais de 30 mil atendimentos gratuitos à população de diversas cidades maranhenses.

Metais de Ouro

Parece mesmo que o São João no Maranhão começa no mesmo no mês de abril. Pois, vejamos: no próximo dia 20, às 19h, o Boi Brilho da Ilha receberá, para um grande ensaio, os bois de Morros e Nina Rodrigues, dentro do evento ‘Encontro dos Metais de Ouro’. 

A programação vai ocorrer na Praça do Viva Ipase, como uma espécie de confraternização desses três expressivos grupos folclóricos. 

Lógico que é mais uma iniciativa dentro desse novo formato de ensaios dos grupos folclóricos, em que eles se reúnem em determinado espaço, sempre tendo um dos grupos como anfitrião. Aprovado! 

Indicação de greve

Que pena que a Associação de Professores da Universidade Federal do Maranhão (Apruma) confirmou que a categoria deflagrará greve a partir do dia 15 de abril, ou seja, na próxima segunda-feira. Notícia péssima para os estudantes.

O movimento já vinha sendo construído desde o fim do mês de março em nível nacional, quando o setor das Instituições Federais de Ensino (Ifes) do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior aprovou indicativo de greve dos docentes das universidades federais, institutos federais e Cefets de todo o Brasil.

----------------------------------------------------------------

Desembargador Ricardo Duailibe participou do Encontro Nacional de Vice-Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil
Desembargador Ricardo Duailibe participou do Encontro Nacional de Vice-Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil

Encontro de Vice-Presidentes do TJ

O desembargador Ricardo Duailibe, vice-presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), aparece, na foto acima, participando do Encontro Nacional de Vice-Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil, realizado na sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. 

O objetivo era promover discussões sobre os precedentes, decisões judiciais tomadas em casos concretos, e trocar experiências sobre as boas práticas de cada tribunal.

Encontro de Vice-Presidentes do TJ 2

Magistrados representantes de 20 tribunais estaduais participaram da finalização dos trabalhos, que se deu com a confecção e assinatura da ‘Carta de Cuiabá’, um documento que descreve os encaminhamentos do encontro.

Conforme informado, por meio da carta, foi reativado o Colégio Permanente dos Vice-Presidentes dos Tribunais de Justiça, com o compromisso de voltar a se reunir periodicamente. 

Aliás, o próximo encontro já está marcado: será no Tribunal de Justiça do Paraná, em Curitiba, nos dias 15 e 16 de agosto.

Maranhão em Belém

Iniciada no último dia 4 de abril, a programação especial em comemoração aos 15 anos de atividade do grupo maranhense Xama Teatro, o projeto “O Teatro Te Xama: 15 anos em 15 dias” segue a todo vapor em Belém e entra em sua reta final na cidade paraense, com ações formativas e espetáculos gratuitos ao público. 

A etapa final em Belém, assim como na primeira semana, também contará com atividades gratuitas e abertas ao público.

Maracanã em Ceilândia

Notícia do ‘Batalhão de Ouro’. É que o Boi de Maracanã mostrou sua força e representatividade no festival Sarau-Vá, em Ceilândia, no Distrito Federal, durante o show do Coletivo Ponto BR. 

O representante era Ribinha de Maracanã, que apresentou as toadas do Mestre Humberto de Maracanã. O evento ocorreu na Praça da Bíblica, no Centro de Ceilândia.  

O Coletivo Ponto BR (PE/MA/SP) foi reconhecido como melhor grupo regional no Prêmio da Música Brasileira.

Incentivo à inovação

Representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Sudene estão discutindo a construção de parcerias para o fomento de ações que possam incentivar a inovação nos 11 estados da área de atuação da Autarquia. A ministra Luciana Santos e o superintendente Danilo Cabral se reuniram na sede da instituição.

A inovação é eixo estratégico do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), um dos instrumentos de ação da Sudene. 

Uma das diretrizes estabelecidas é o reposicionamento da base produtiva tradicional de modo a melhorar a produtividade e criar novas competências produtivas para os estados da região.

De relance

Reunião do G20

O Hotel Blue Tree São Luís vai mesmo sediar a reunião do G20, de 11 a 13 de junho. O evento, que reúne os 20 países com maiores economia do mundo, solidifica a posição de São Luís como um centro de negócios e eventos internacionais. A reunião é um dos encontros mais significativos do mundo, reunindo líderes de algumas das economias mais poderosas do globo para discutir questões prementes que afetam a economia global. Em São Luís, o foco será a economia digital.

Pedido de vista

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná suspendeu o julgamento que pode levar à cassação do senador Sergio Moro (União-PR), ex-juiz da Operação Lava Jato. O julgamento foi interrompido pelo pedido de vista (mais tempo para analisar o caso) do desembargador Julio Jacob Junior. A análise do caso será retomada amanhã, dia 9. 

Homenagem ao CEST

O Centro Universitário CEST participou da cerimônia especial de entrega de certificados em reconhecimento aos serviços prestados e à parceria estabelecida com o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão. A cerimônia aconteceu na sede do TRE-MA, e representaram o CEST a reitora, professora Maria de Nazareth Mendes, e Maria da Conceição Lima Melo Rolim, vice-reitora do CEST.

Sobre intervenção

Foi por água abaixo: o STF decidiu, por unanimidade, derrubar a tese de que as Forças Armadas podem intervir sobre os Três Poderes. Por 11 votos a 0, a Corte decidiu que a Constituição não permite uma intervenção militar constitucional. O artigo 142 da constituição previa o uso das forças em caráter moderador. Os especialistas em Direito Militar e Constitucional avaliam a determinação da Suprema Corte e seus desdobramentos.

Café no Rio Poty

O café da manhã do Rio Poty Hotel & Resort não é exclusivo para hóspedes. Sabiam? Ou seja, é possível ter uma experiência matinal em um dos mais charmosos empreendimentos hoteleiros de São Luís mesmo não estando hospedado. O farto café da manhã do hotel é servido todos os dias das 6h às 10h. Há uma variedade de sabores para agradar a todos os tipos de paladares. São diversos tipos de pães, bolos, frutas, frios, sucos e muito mais. O valor individual é R$ 49,90 para se servir à vontade.

----------------------------------------------------------------

Registro do vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão, entre Bruno Lobo e Socorro Reis, respectivamente bicampeão e campeã do kitesurf nos Jogos Pan-Americanos - Santiago 2023
Registro do vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão, entre Bruno Lobo e Socorro Reis, respectivamente bicampeão e campeã do kitesurf nos Jogos Pan-Americanos - Santiago 2023

----------------------------------------------------------------

Calourada do Litrão

Para quem gosta de balada jovial, a primeira edição do Casarão Universitário de 2024 já tem data. O evento vai acontecer no Casarão Colonial, na Rua Afonso Pena, Centro Histórico de São Luís, no próximo dia 12 de abril. A ‘Calourada do Litrão’ contará com a presença do projeto Crazy Monkeys, um dos mais importantes nomes da cena eletrônica brasileira e que é reconhecido mundialmente por sua música inovadora e diferente. Além deles, participarão o cantor Álvaro Neto e a banda Os Parças. 

Mobilização Municipalista

Brasília será palco, hoje, da Mobilização Municipalista, com a participação do presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem) e vice-presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Ivo Rezende, dando continuidade à luta pela desoneração da folha de pagamento, entre outros temas. A decisão de manter a desoneração foi tomada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

Palestra na AmoVinho

Hoje tem mais uma edição do projeto ‘Terça para Mulheres’ na AmoVinho Bistrô & Adega, no Parque Shalon, às 19h. A palestrante será a cerimonialista Gisela Diniz, que falará sobre o tema “Cerimonial: realizando sonhos e grandes negócios”. Os anfitriões serão Calheiro Marinho, diretor administrativo do AmoVinho, e Amélia Jorge, gerente administrativa da casa. 

Gisela é delegada no Maranhão do CNCP Brasil (Organização Internacional de Cerimonial e Protocolo) e já prestou serviços para o cerimonial da Vice-Governadoria do Maranhão e na Câmara Municipal de São Luís.

Para escrever na pedra:

“O mundo é grande e cabe nesta janela sobre o mar. O mar é grande e cabe na cama e no colchão de amar. O amor é grande e cabe no breve espaço de beijar”. De Carlos Drummond de Andrade. 

Trivial variado

A Câmara dos Deputados pode voltar a discutir a regulação das plataformas digitais após os ataques do bilionário Ellon Musk ao Supremo Tribunal Federal.

Em tempo: o deputado Orlando Silva (Pc do B-SP) relator do projeto de lei 2630, conhecido como PL das fake news, disse que o tema vai ser debatido na reunião dos líderes partidários nesta terça-feira.

Tem mais: o PL 2630 busca promover a transparência destas ferramentas digitais para evitar notícias falsas e discurso de ódio na internet. Ele está pronto para votação no plenário da Câmara dos Deputados desde o ano passado.

Produtores brasileiros de azeite de oliva têm chances de se beneficiar da alta internacional do preço do alimento, e ganhar mais espaço para vender ao segundo maior mercado importador do mundo: o próprio Brasil. 

No assunto: de todo azeite que o país consome, menos de 1% (0,24%) é produzido por sua lavoura. A maior participação no mercado interno poderá se dar pela qualidade do produto, o que permite crescimento de consumo mesmo quando o preço se eleva.
 

 

 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.