(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Pergentino Holanda: Thaynara OG vai inaugurar loja do São João da Thay

E mais: 'Terça para Mulheres' na AmoVinho

PH

Atualizada em 01/04/2024 às 11h44
Thaynara OG inaugura hoje a super loja do São João da Thay
Thaynara OG inaugura hoje a super loja do São João da Thay

 Mistério nas redes

A influenciadora digital Thaynara OG aos poucos vai revelando os nomes dos artistas famosos que marcarão presença no São João da Thay 2024.

Ela já confirmou, por exemplo, Wesley Safadão, Alceu Valença e Taty Girl. Mas ainda tem muita gente para ser anunciada e, por enquanto, prevalece aquele clima de mistério.

Em seus stories, no Instagram, a maranhense deu pistas de mais três nomes.

Mistério nas redes 2

Segundo ela, um deles refere-se a alguém que “comanda os trios desde quando tudo era ilha”. E que o segundo “faz sucesso com ou sem banda”.

A terceira dica é a seguinte: “dizem por aí que a terceira é prima da Thay de um estado vizinho”.

O São João da Thay 2024 vai acontecer nos dias 7 e 8 de junho, no Shopping da Ilha.

Nesta segunda-feira (1), às 18h, a influenciadora fará a inauguração da super loja do São João da Thay no Shopping da Ilha, novo endereço da festa temática.

"A inauguração vai ser linda, a loja está linda, eu estarei por lá e lógico já preparei várias surpresas e apresentações dos amigos artistas. Te espero por lá!".

Música Universal

De 11 a 14 de abril, São Luís será palco do I Festival de Música Universal, uma celebração vibrante que promete enriquecer a capital maranhense com uma fusão de estilos musicais de todo o mundo em um intercâmbio cultural sem precedentes.

O MUN Festival envolve a diversidade e a pluralidade, trazendo ao público um estilo musical único que incorpora influências de várias tradições musicais do mundo todo e influências da música popular brasileira, dos sons da natureza, da cidade ou do silêncio.

Ao longo dos quatro dias intensos, o festival - com patrocínio do Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura - oferecerá, gratuitamente, uma variedade de atividades, desde oficinas e workshops até concertos, sendo um marco histórico como o primeiro evento desse gênero no país. O evento tem o propósito de visitar outras cidades dando seguimento em seus objetivos.

Música Universal…2

O festival é uma homenagem direta ao lendário compositor e multi-instrumentista Hermeto Pascoal e sua inovadora trajetória musical, sendo ele o criador desse novo estilo. Sob a curadoria de Carol d’Avila, renomada flautista, saxofonista, compositora, arranjadora, o MUN Festival reunirá projetos artísticos, concertos e atividades educacionais com o objetivo de formar plateias e enriquecer o conhecimento musical.

O projeto destacará a música universal como uma poderosa forma de expressão artística, e exaltará a música tradicional do Maranhão como uma das fontes de pesquisa e inspiração para toda essa diversidade musical da qual nasceu a Música Universal.

Com a realização de concertos de diferentes gerações influenciadas por essa linguagem musical única, a iniciativa promete cativar e inspirar os espectadores.

Terça para Mulheres

A empresária Kamilla Paixão é a próxima convidada do projeto Terça Para Mulheres (TPM), que acontece amanhã, às 19h, na AmoVinho Bistrô e Adega, no Parque Shalon,

Ela vai falar sobre o tema “Desafios e Soluções em Gestão de Eventos: o que aprendi na minha trajetória”.

O projeto TPM, que acontece sempre às terças-feiras, na AmoVinho, é o atual bochicho entre as mulheres antenadas de São Luís.

Trata-se de uma reunião de agradável convívio voltada para as mulheres que atuam nos segmentos da saúde, beleza, decoração, empreendedorismo e muitos outros assuntos do universo feminino.

Empresa do ano

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Empresa do Ano (PEA- Ciclo 2024) da Associação Comercial do Maranhão.

Até o dia 19 de abril, as empresas que integram o quadro de associados da entidade podem realizar as inscrições no Sympla.

Os critérios de participação no prêmio são simples: as corporações devem ter mais de 5 (cinco) anos de atividades no Maranhão e estarem, no mínimo, associadas à entidade, há 6 (seis) meses.

O prêmio, considerado o mais tradicional do estado, é dividido em três categorias: Micro e Pequena Empresa, Média Empresa e Grande Empresa.

Empresa do ano…2

De acordo com o presidente da ACM, Cristiano Barroso Fernandes, o PEA tem características exclusivas, que lhe conferem alta credibilidade no meio empresarial, pois o reconhecimento do esforço e o empenho dos empresários maranhenses na busca por melhorias de processos e, consequentemente, por melhores resultados em seus segmentos, se dá na etapa final com o voto direto dos próprios associados da entidade.

Antes disso, a Secretaria Geral da ACM, sob o comando da diretora Régia Passos, realiza etapas de avaliação até se chegar aos nomes das empresas finalistas, por categoria.

Jacira Haickel com o Repórter PH – a diretora do Blue Tree São Luís vibrou no fim de semana com a entrevista que o genro Rômulo Estrela deu à Folha de S. Paulo, assunto aliás que reservo para o próximo PH Revista
Jacira Haickel com o Repórter PH – a diretora do Blue Tree São Luís vibrou no fim de semana com a entrevista que o genro Rômulo Estrela deu à Folha de S. Paulo, assunto aliás que reservo para o próximo PH Revista

DE RELANCE

Sobre Beethoven

A professora Eloiza Limeira, especialista em filosofia clássica e oratória, lançou ‘Beethoven: Ode à Alegria’, mergulhando nas complexidades da vida e obra do renomado compositor e pianista alemão Ludwig van Beethoven.

A obra oferece uma perspectiva única ao explorar não apenas a musicalidade, mas também os pensamentos e emoções que moldaram a personalidade desse gênio.

Com uma linguagem didática, essa homenagem percorre desde as obras mais conhecidas até os desafios pessoais enfrentados por "Tio Beto", como carinhosamente a autora o denomina.

A professora vai além da mera análise histórica ou biográfica, concentrando-se na autenticidade marcante de Beethoven para extrair lições filosóficas facilmente aplicáveis ao cotidiano.

Sobre Beethoven…2

Dentre os ensinamentos, a narrativa destaca, por exemplo, a importância da disciplina e do entendimento das regras para alcançar a originalidade.

Beethoven dominou primeiro as estruturas que regiam o fazer musical da época para então superar as normas estabelecidas e introduzir uma arte verdadeiramente única.

Essa mentalidade foi o que o motivou a criar peças que transcendem a barreira do tempo, como “Für Elise”, que toca nos caminhões de gás em diferentes lugares do Brasil.

Ao abordar a surdez do músico, sua característica mais desafiadora, a professora faz uma conexão profunda entre as adversidades da vida e as oportunidades de crescimento.

Inspirando-se na resiliência desse renomado artista, que mesmo sem ouvir não deixou de compor, ela destaca a importância de enfrentar as provações para desenvolver virtudes.

Sobre Beethoven…3

A experiência proporcionada pela leitura de Beethoven: Ode à Alegria ganha uma dimensão auditiva única com um QR Code exclusivo que permite apreciar as composições mencionadas ao longo das páginas.

Mais do que uma celebração de uma das figuras mais reverenciadas de todos os tempos, esse livro é um convite à reflexão filosófica sobre como podemos extrair lições valiosas do passado para iluminar nosso presente e futuro.

Ouro e entreguismo

A França é o quarto país do mundo em reserva de ouro. Até aí tudo bem, se você estiver em pé. Sente-se! A França não tem nenhuma reserva de ouro. Já o Brasil sequer aparece entre os 20.

O que os franceses fazem na África deveria deixar os entreguistas da nossa terra com uma pulga atrás da orelha. Porém, hoje vemos muita gente falar, inclusive brasileiros e cidadãos da Amazônia, que ela é internacional.

Precisamos defender a soberania da Amazônia em todos os sentidos.

Também no aspecto econômico é triste ver um povo pobre pisando na maior reserva mineral do mundo. Quem decide o nosso futuro somos nós mesmos e não deveríamos, em hipótese alguma, abrir mão.

A terra é nossa e o futuro é nosso.

Escravidão

Com a imagem de bom moço e salvador da Amazônia, o presidente francês Emmanuel Macron guarda em seus armários esqueletos da sangrenta política francesa em relação às suas ex-colônias na África, onde impõe o sistema de escravidão monetária, uma das faces mais sombrias e injustas da História que, se deixarmos, certamente poderá se repetir na Amazônia.

Para quem não sabe, ao longo dos séculos, a França, assim como outras potências europeias, explorou recursos naturais e humanos dos territórios africanos.

Após a independência das colônias, os franceses passaram a impor políticas financeiras e econômicas que perpetuam a dependência desses países.

Entre essas políticas está o controle da oferta de moeda e das taxas de câmbio, que frequentemente favorecem os interesses da França em detrimento dos países africanos.

Reservas internacionais na África

Hoje a França detém o controle monetário de 14 países africanos onde moram 160 milhões de pessoas. Esses países são obrigados a guardar 50% de suas reservas financeiras internacionais em Paris e emitir uma moeda chamada de Franco CFA.

Só em recursos das reservas internacionais dos países africanos a França acumula todo ano 500 bilhões de euros. Os países africanos só podem utilizar 15% dessa reserva, se eles quiserem mais terão que pagar juros.

É como se você guardasse seu dinheiro na poupança e toda vez que precisasse dele tivesse que pagar altas taxas ao banco.

Durante a recente visita à Amazônia, em um ato falho, Macron disse que a floresta amazônica é “altamente cobiçada”.

Se realmente estivesse interessado em apoiar o desenvolvimento do Brasil, Macron poderia ter apoiado o acordo Mercosul - União Europeia, emperrado por veto francês.

Por essas e outras que para os críticos, a visita à Amazônia soa como “puro marketing”.

Troca de partido

Tome nota: termina na próxima sexta-feira o prazo para que vereadores troquem de partido sem risco de perder o mandato dentro da janela partidária.

Esse também é o prazo final para que quem pretende concorrer às eleições deste ano assine a ficha de filiação partidária.

Por isso, os próximos dias serão de intensa movimentação e algumas trocas podem surpreender.

Os sócios das óticas Oculum: Diego Silva, Joás Cruz, Igor Revoredo, Rodrigo Bergamo e Leonardo Revoredo, que estão abrindo nesta semana uma segunda loja da marca nesta Capital, agora também no São Luís Shopping
Os sócios das óticas Oculum: Diego Silva, Joás Cruz, Igor Revoredo, Rodrigo Bergamo e Leonardo Revoredo, que estão abrindo nesta semana uma segunda loja da marca nesta Capital, agora também no São Luís Shopping

Para escrever na pedra:

“⁠Não és mais do que as outras,/ mas és nossa,/ e crescemos em ti,/ nem se imagina/ que alguma vez uma outra língua possa/ pôr-te incolor, ou inodora, insossa”. Do poeta português Vasco Graça Moura.

TRIVIAL VARIADO

Qualidade do ar: segundo um estudo internacional, só no Brasil doenças relacionadas à poluição provocam 80 mil mortes por ano.

Itens de Páscoa: varejistas parcelam em até dez vezes a compra de ovos de chocolate, bacalhau e azeite. Dívida se estende até depois do Natal.

Bilionários: Nova York, nos Estados Unidos, voltou a ser a cidade mais desejada para viver pelos bilionários pela primeira vez em 7 anos.

Demência: diabetes, poluição e ingestão de álcool são fatores determinantes para a degeneração do cérebro, aponta estudo do Reino Unido.

Pesquisadores da Petrobras, do Serviço Geológico do Brasil (SGB) e de dez universidades de Estados que compõem a região geográfica da Margem Equatorial (inclua-se aí o Maranhão) realizarão uma expedição científica na área.

No assunto: eles ficarão cerca de um mês a bordo do Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) “Vital de Oliveira”, operado pela Marinha do Brasil.

Tem mais: são 28 cientistas, mais a tripulação do navio, totalizando 130 pessoas a bordo.

Em tempo: o objetivo é aprofundar estudos sobre a geologia marinha na região da foz do rio Amazonas, no Amapá. A Margem Equatorial se estende do Rio Grande do Norte ao Amapá e é considerada a nova e mais promissora fronteira exploratória em águas profundas do Brasil.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.