(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Pergentino Holanda: Secretários pontificam na noite de São Luís

E mais: Via Sacra do Anjo da Guarda

PH

Os secretários de estado, Sebastião Madeira (Casa Civil) e Aparício Bandeira (Infraestrutura) pontificando na noite de São Luís no fim de semana
Os secretários de estado, Sebastião Madeira (Casa Civil) e Aparício Bandeira (Infraestrutura) pontificando na noite de São Luís no fim de semana

 Morreu Maurizio Pollini

O fim de semana que passou teve um sabor amargo para a minha memória musical: Na Itália, morreu Maurizio Pollini, uma lenda moderna do piano, aos 82 anos.

De Maurizio Pollini guardo ótimas recordações. Estive frente a frente com ele no Teatro alla Scala de Milão, onde atuou 168 vezes, no começo deste milênio. E logo depois, quando ele interpretou na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, obras de Chopin e Debussy, num concerto de celebração dos seus 60 anos.

O pianista italiano era um músico a quem os outros músicos prestavam atenção. Ou seja, era um dos grandes músicos do nosso tempo, é uma referência fundamental na vida artística do Scala de Milão, marcando a história cultural da cidade de Milão.

Morreu Maurizio Pollini…2

Maurizio era, sem dúvida, era um dos maiores pianistas do século XX. Em suas apresentações percebía-se tudo o que ele estava tentando fazer do ponto de vista estrutural, da arquitetura e da música. A música do romantismo, por exemplo, não ficava entregue a uma inspiração do momento.

O seu virtuosismo, o domínio técnico, era um meio para conseguir dar à obra as características de ambiente e de cor que ela tem. O seu Chopin não era um Chopin de chá e torradas, mas um Chopin viril, inspirado, uma afirmação de vitalidade e inteligência. Desse ponto de vista, ele era admirável. Conseguia ser absolutamente claro. Foi um intérprete notável, sobretudo de Schumann, Chopin, Brahms, Beethoven e Schönberg, mas também, mais tardiamente, de Mozart.

Com a morte de Maurizio Pollini desaparece uma das maiores referências da interpretação musical dos últimos 60 anos, que tive a felicidade de ouvir algumas vezes ao vivo.

Morreu Claudio Pinheiro

Em São Luís, saiu de cena, aos 67 anos, Cláudio Pinheiro, um dos intérpretes mais talentosos e aplaudidos de sua geração.

Irmão de outro grande artista – Inácio Pinheiro, vocalista da Companhia Barrica – Cláudio foi, à sua maneira, um joalheiro da arte musical, partindo do som, cuidadosamente depurado, e dando vida a extraordinárias peças de música maranhense, como excelente intérprete.

O músico, que nasceu na cidade de Araioses, fundamentou sua trajetória em extensa pesquisa das manifestações culturais do Maranhão, dando destaque a ritmos como o bumba meu boi, o tambor de crioula e a quadrilha, entre outros.

Seu primeiro disco foi lançado em 1993 e na época foi indicado para o Prêmio Sharp na categoria “Revelação Nacional”.

Morreu Claudio Pinheiro…2

A última vez que o vi no palco, Claudio ainda era o mesmo artista com uma voz esculpida em filigrana. Foi um misto de completo envolvimento, de emoção e daquele puro prazer musical que ele tão bem cultivava nas suas interpretações. Assim que terminou o show dei-lhe conta do enorme sucesso da sua atuação, aplaudida em apoteose.

Quis o destino que fosse o seu derradeiro aplauso público em vida. Tinha prometido a mim mesmo fazer-lhe uma visita esta semana. Mas no domingo, fui surpreendido pela notícia devastadora da sua partida.

Repousa em paz, querido Cláudio!

Luciano Huck com o ministro da Educação, Camilo Santana, durante um encontro em São Luís
Luciano Huck com o ministro da Educação, Camilo Santana, durante um encontro em São Luís

Luciano e Camilo

O apresentador de TV Luciano Huck esteve no Maranhão no fim de semana e se encontrou, por acaso, com o ministro da Educação, Camilo Santana (PT).

Camilo estava em São Luís para o evento de lançamento do Programa Pé-de-Meia, assim como fez no Ceará e em outras unidades federativas nas últimas semanas.

O encontro, segundo Huck, foi uma coincidência.

DE RELANCE

Posse de Washington

Foi no Auditório do Palácio Henrique de La Rocque, na última sexta-feira, a cerimônia de posse de Washington Luiz de Oliveira como secretário de Estado da Representação Institucional no Distrito Federal.

Sua eleição como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, em 2013, refletiu o reconhecimento de sua competência e integridade na esfera pública. Sua aposentadoria do TCE-MA, em 2024, marcou o fim de uma carreira comprometida com o bem-estar social e o fortalecimento das instituições democráticas.

Durante a cerimônia, o governador Carlos Brandão destacou a importância da nomeação de Washington Luís para a SeriDF, enfatizando sua experiência e habilidade em buscar recursos para o estado.

Campanha global

Às vésperas do Dia Mundial da Tuberculose, a organização médico-humanitária “Médicos Sem Fronteiras” (MSF) está lançando uma campanha global com o objetivo de reduzir para US$ 5 o preço cobrado por testes usados no diagnóstico de tuberculose (TB) e outras doenças.

A campanha “É agora, 5 dólares!” busca pressionar a empresa Cepheid, fabricante dos testes de diagnóstico GeneXpert, e sua proprietária, Danaher, a baixar o valor cobrado por todos os testes para US$ 5 em países de renda baixa e média, o que inclui o Brasil.

Além de TB, os testes são usados no diagnóstico de HIV, hepatites, algumas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e ebola. A testagem é o primeiro passo para que uma pessoa doente possa buscar o tratamento de que necessita, evitando também o aumento da transmissão de doenças infecciosas.

Paralisia motora

Pessoas com doenças neuromusculares degenerativas devem receber do SUS medicamentos e equipamentos essenciais para a sua sobrevivência; Proposta é demanda antiga de dezenas de associações de pacientes e segue agora para a Câmara dos Deputados

O Plenário do Senado aprovou o Projeto 42/2017 que assegura a assistência, no Sistema Único de Saúde (SUS), a pessoas com paralisia motora decorrente de doenças neuromusculares, como as distrofias musculares, a atrofia muscular espinhal e a esclerose lateral amiotrófica, por exemplo.

O projeto, apresentado pela senadora Mara Gabrilli quando deputada, recebeu voto favorável do relator, o senador Nelsino Trad e foi aprovado por unanimidade no plenário do Senado.

Nazaré Souza com o filho Marcos em recente evento social
Nazaré Souza com o filho Marcos em recente evento social

 Coletânea

O ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ); o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF); e a ex-procuradora geral do MPF, Raquel Dodge estão na lista de autores que terão textos publicados na obra “Magníficas Mulheres: Mulheres do Sistema de Justiça”.

A publicação está sendo preparada pelo Instituto Brasileiro de Direito Público e Privado (IBDPP).

As professoras Maria Berenice Dias e Alice Bianchini, referências do mundo jurídico brasileiro, também participarão da coletânea que faz parte de uma série coordenada por Denise Mendes, Giussepp Mendes e Jeferson Bacelar.

Páscoa/Ramos

No domingo de Ramos, que antecedeu o domingo de Páscoa, em memória da entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho, a Arquidiocese de São Luís, além da missa em todas as paróquias, fez a sua parte na “Coleta Nacional da Solidariedade”, ação da Igreja Católica do Brasil, pelo encerramento da Campanha da Fraternidade 2024.

Como gesto concreto, os recursos arrecadados na coleta são destinados ao apoio de projetos sociais relacionados ao tema da campanha.

Do total da arrecadação, quase a metade vai para o Fundo Nacional da Solidariedade, para uso de campanhas sociais no Brasil, conforme direcionamento da Coordenação de Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Via Sacra do Anjo da Guarda

O maior espetáculo teatral ao ar livre do Maranhão, a Via Sacra do Anjo da Guarda, completa este ano 43 edições. Em 2024, a peça será apresentada nesta quinta (28) e sexta-feira (29), às 18h, no bairro de mesmo nome.

O tema deste ano é “Humanidade: uma Poética de Expressão Coletiva”, versando sobre como a humanidade é a base para a convivência em sociedade.

A produção da Via Sacra mobiliza uma grande comunidade do bairro Anjo da Guarda, envolvendo pelo menos duas mil pessoas, direta e indiretamente, tanto na parte artística, quanto na estrutura e logística.

São esperadas cerca de 500 mil pessoas nos dois dias de espetáculo.

Via Sacra do Anjo da Guarda…2

O espetáculo Via Sacra do Grupo Grita foi concebido no ano de 1981 com o objetivo de traduzir para a população o sentimento libertário da Paixão de Cristo.

Centenas de moradores do Anjo da Guarda e região colaboram com a excuses da peça, entre atores, produção e equipe técnica.

A montagem da peça percorre cerca de dois quilômetros de ruas do bairro, com atos encenados em várias localidades do Anjo da Guarda.

O percurso até a cruz e a ressurreição, eternizados na Bíblia, há 42 anos atrai uma verdadeira multidão para acompanhar de perto a via crucis encenada pelo grupo teatral Grita.

Para escrever na pedra:

“Quanto maior se é, mais repetido se é. Platão, Aristóteles, Kant, quantos outros. Ainda se não calaram nos que deles falaram. E é possível que só se calem quando a espécie humana se calar”. De Vergílio Ferreira.

TRIVIAL VARIADO

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apresentou na semana passada o mapa dos principais temas que devem dominar a Agenda Legislativa do Agro em 2024.

Ao todo, tramitam nas duas casas do Congresso – Câmara e Senado – cerca de seis mil projetos de lei “que têm impacto na produção rural e na vida dos produtores”. Desse total, a CNA anunciou que vai dar prioridade a 65 propostas.

Gastos: os Ministérios da Fazenda e Planejamento anunciaram o bloqueio de R$ 2,9 bilhões no Orçamento em relatório bimestral.

Seleção - Caixa estima nomear dois mil aprovados em concurso já no 2º semestre deste ano, afirma o presidente Carlos Vieira.

Devedores - Pesquisa indica queda do número de inadimplentes em fevereiro, mas ainda há 66,64 milhões de brasileiros negativados.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.