(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH Revista: Salgado Maranhão eleito para a AML

E mais: São João da Thay no Shopping da Ilha

PH

Arquiteta da ala mais jovem maranhense, Milena Cunha Bandeira é o destaque de capa do PH Revista deste fim de semana
Arquiteta da ala mais jovem maranhense, Milena Cunha Bandeira é o destaque de capa do PH Revista deste fim de semana

CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA 

Salgado Maranhão eleito para a AML

Como já era esperado, a Academia Maranhense de Letras (AML) elegeu na última quinta-feira (21), em primeiro escrutínio, o poeta Salgado Maranhão para a Cadeira 7, que era ocupada pelo jornalista e escritor Antônio Carlos Lima, morto em outubro de 2023. Salgado obteve 32 dos 35 votos válidos.

José Salgado Santos Costa Maranhão é natural de Caxias (MA). Na adolescência migrou para Teresina, com a família, e descobriu a poesia canônica lendo Camões, Gonçalves Dias, Fernando Pessoa, Maiakovski, entre outros. Em 1972, conheceu o poeta tropicalista (e saudoso amigo deste Repórter PH) Torquato Neto, que o aconselhou a ir para o Rio de Janeiro, onde vive até hoje.

Seus primeiros poemas saíram na antologia “Ebulição da Escrivatura” (Ed. Civilização Brasileira, RJ, 1978). De lá para cá, publicou 19 livros e ganhou uma dezena de prêmios literários, tais como o Prêmio Jabuti (2 vezes), o Pen Clube e o Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras. Sua obra tem reconhecimento internacional, com poemas traduzidos em inglês, francês, espanhol, japonês, alemão esperanto e árabe. Mais de 100 universidades americanas lhe convidaram para conferências nos últimos 12 anos, e seus textos saíram no “The New York Times”.

Salgado Maranhão...2

Além de poeta e jornalista, Salgado Maranhão é também compositor-letrista, tendo realizado parcerias e gravações com os principais artistas da música brasileira, entre eles Ivan Lins, Paulinho da Viola, Elton Medeiros, Zé Américo Bastos, Zeca Baleiro, Vital Farias, Martinho da Vila, Dominguinhos, Ney Matogrosso, Elba Ramalho, Zizi Possi e a também maranhense Alcione.

Por conta da história de vida e da sua impactante trajetória literária, o poeta recebeu, em 2017, o Título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Piauí. E, em 2022, foi a vez da UFMA lhe acolher com a mesma láurea.

O poeta eleito tem o prazo de seis meses para tomar posse na Academia Maranhense de Letras.

-------------------------------------------------------------------------

Provável queda

Mais uma vez multiplicam-se boatos sobre a queda do atual secretário de Cultura do Governo do Maranhão, Yuri Arruda.

Yuri vem se mantendo no cargo aos trancos e barrancos, mas é de conhecimento público que tudo é só uma questão de tempo.

Sobre o substituto, há vários nomes sendo avaliados pelo governador Carlos Brandão.

Mas o que classe artística pede é que, dessa vez, a Secretaria de Cultura seja ocupada por alguém que de fato entenda de cultura, “e não apenas de eventos”.

Volta de César Roberto

O radialista César Roberto está de volta ao grupo EBC de Comunicação.

E passou a comandar, desde o início da semana, o programa Tarde Nacional, veiculado diariamente, sempre às 15h, pela rádio Nacional FM na frequência 93,7.

“Estou muito feliz por essa oportunidade de mostrar os nossos artistas, ritmos, folclore, poesia e tradições culturais maranhenses. Será uma grande festa recheada por um turbilhão de canções, toadas, poemas, não apenas da Atenas brasileira, mas de todo o Brasil”, disse o radialista. 

Novo biênio

Na semana passada, Lourival Serejo foi reconduzido oficialmente à presidência da Academia Maranhense de Letras para um novo mandato de dois anos.

Ao lado de Serejo, foi reconduzida por unanimidade toda a diretoria, formada por Laura Amélia Damous (vice-presidente), Félix Alberto Lima (secretário-geral), José Ewerton Neto (secretário adjunto), José Ribamar Neres Costa (1º tesoureiro) e Manoel Aureliano Neto (2º tesoureiro).

Uma das prioridades de Serejo para este ano é a comemoração do centenário de nascimento do poeta José Chagas.  

Jato soviético

Mais uma vez o grande e exótico quadrijato soviético Ilyushin IL-76 aterrissou em São Luís.

Como na última visita, em 2 de janeiro, o IL-76 da SilkWay Airlines voou para a capital maranhense para trazer o segundo módulo de uma turbina para a extração de gás natural no município de Santo Antônio dos Lopes.

O jato saiu de Mumbai, na Índia, fez escalas na sede da empresa no Aeroporto Internacional de Bacu, no Azerbaijão, e também em Fuerteventura, nas Ilhas Canárias, antes de pousar na capital do Maranhão na madrugada da última quinta-feira.

Lençóis na rota

O que as Cataratas do Iguaçu, os Lençóis Maranhenses, as praias de Balneário Camboriú, o Jardim Botânico de Curitiba e o Parque Nacional do Jalapão têm em comum?

Além de serem algumas das mais belas paisagens do Brasil, são destinos que têm os aeroportos da CCR como principal forma de acesso aéreo.

O apelo turístico destes lugares e o potencial dos mercados onde a concessionária atua são destaques na edição de 2024 da Routes América, realizada em Bogotá esta semana.

O Routes América é considerado o principal evento de desenvolvimento de serviços aéreos do continente, reunindo mais de 300 organizações, entre companhias aéreas, aeroportos, autoridades do Turismo, além de parceiros do setor.

-------------------------------------------------------------------------

A influencer Thaynara OG já decidiu: o São João da Thay será no Shopping da Ilha, nos dias 7 e 8 de junho
A influencer Thaynara OG já decidiu: o São João da Thay será no Shopping da Ilha, nos dias 7 e 8 de junho

São João da Thay no Shopping da Ilha

O Shopping da Ilha vai apoiar a causa solidária do grande evento da criadora de conteúdo, advogada e atriz Thaynara OG.

A sexta edição de seu evento “São João da Thay”, que irá ocorrer nos dias 7 e 8 de junho, será um grande festival de alegria, música, entretenimento e solidariedade com dois dias de muito entretenimento!

Para Thay o evento só tem a crescer com o Shopping da Ilha: “o evento cresceu, tá cheio de novidades e precisamos vir buscar um lugar maior com mais possibilidade de acesso e que pudesse oferecer uma estrutura ainda mais inesquecível! Estou muito feliz com essa parceria que é um novo ciclo que se inicia”, pontuou a influencer.

-------------------------------------------------------------------------

Lavareda diz que é científico

O cientista político Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe, o antigo Ibope, diz que não podemos ser negacionistas em relação às pesquisas porque elas seguem métodos científicos, e nem devem ser lidas como prognósticos, mas como uma fotografia do comportamento do eleitor num momento.

Ele lembra que em todas as eleições presidenciais desde 1989, as pesquisas apontaram os vencedores nas urnas.

DE RELANCE

A goleada que Robinho sofreu

Seis homens contra uma mulher? Chamar isso de covardia é pouco.

Faço coro com Carpinejar quando diz que o jogador Robinho  jogou fora a sua carreira naquela noite, em 22 de janeiro de 2013, na boate Sio Cafe, em Milão, na Itália, lugar super agradável que visitei duas vezes, com amigos, na primavera de 2010.

O que adianta ostentar tantos títulos e troféus sem a tábua firme da decência? Descartou os dois Campeonatos Brasileiros (2002 e 2004) e a Copa do Brasil (2010) pelo Santos, La Liga (2006-2007 e 2007-2008) e a Supercopa da Espanha (2008) pelo Real Madrid, a Serie A (2010-2011) e a Supercopa da Itália (2011) pelo Milan.

Robinho colocou no lixo a idolatria brasileira, espanhola, italiana, chinesa, turca, que tinha por onde passava. E espatifou a sua Bola de Ouro e as suas Bolas de Prata.

Resultado: tornou-se um extraditado da história da Seleção Brasileira, ninguém mais vai se lembrar de suas pedaladas, de suas arrancadas fulminantes, de seus dribles desconcertantes.

A goleada que Robinho sofreu...2

Mas o pior não foi ter assassinado o Robinho, o seu personagem no futebol, foi ter aniquilado o homem dentro do jogador, o Robson de Souza. Não sobrou ninguém dentro dele, que estraçalhou a sua existência a cada dia depois daquele dia em que não assumiu a sua responsabilidade, em que apenas alegou que “não agiu sozinho”.

Robinho tentou mentir, mas não conseguiu. Seus áudios grampeados pela Justiça italiana revelaram a verdade, mostraram que ele se vangloriava do ato em meio a gargalhadas, culpabilizando a vítima pela embriaguez.

“Por isso que eu estou rindo, eu não estou nem aí. A mina, a mina estava extremamente embriagada, não sabe nem quem que eu sou”.

De herói da Vila Belmiro tornou-se um triste vilão internacional, mais um atleta que se acreditava acima da lei pela sua influência e poder econômico.

Conseguiu a proeza de ter todo o seu país torcendo contra ele.

A goleada que Robinho sofreu...3

Não foi a torcida que mudou de lado, foi Robinho que fardou a misoginia, a masculinidade tóxica. Parecia Copa do Mundo, e ele estava na escalação adversária.

Robinho sofreu a maior goleada de sua história no Superior Tribunal de Justiça: 9 a 2. Cada voto favorável de um ministro para a sua reclusão em regime fechado era um gol, e merecia o nosso veemente aplauso.

Não terá mais como escapar da realidade dos fatos: o STJ decidiu que cumprirá em solo brasileiro a pena imposta na Itália de nove anos de detenção.

O que mais me intriga é que, mesmo depois de todo o acontecimento exposto e dissecado em júri, jamais se retratou, jamais pediu perdão à jovem albanesa.

Ele tinha o direito de destruir a sua vida e sua carreira, mas jamais de arrastar outra pessoa em sua aniquilação.

Amazônia Azul nos livros

Em meio a uma série de iniciativas alusivas à celebração do Dia Mundial da Água, comemorado hoje, é alvissareira a notícia de que o IBGE e os livros escolares incluirão o mapa da “Amazônia Azul”.

A iniciativa é parte de um esforço para aumentar a consciência sobre a importância dos oceanos e da nossa riqueza marítima.

Desde 2019, a Marinha trabalha com o MEC e o IBGE para essa inclusão nos materiais didáticos e mapas oficiais.

Versão moderna da mentira

Início dos anos 1980, Paulo Maluf, então governador de São Paulo, acusado de muito mentir, foi interpelado por um repórter da Band.

– Governador, o que o senhor acha da mentira na política?

Resposta na bucha:

– Quem disser que não mente, já está mentindo.

Uma grande verdade sobre a mentira. No jogo da política, ela sempre em cena, não raro, na sua forma mais perversa, a infâmia, a calúnia e a difamação.

Versão moderna da mentira…2

Na campanha eleitoral de 2018, a que Jair Bolsonaro, a primeira com a chamada sociedade em rede ganhando um protagonismo decisivo, a velha mentira ganhou nome novo, fake news. E não é que agora, seis anos depois, ela já tem nova cara? Agora é deepfake.

Sabe o que é deepfake? É a montagem de cenas com rostos e vozes enxertados para fazer parecer real, ou seja, uma mentira sofisticada.

Quinta-feira, no bojo de 12 resoluções aprovadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições deste ano, simplesmente proibiu o uso de deepfakes nas campanhas deste ano.

Versão moderna da mentira…3

A mentira aí está imbricada com o uso da inteligência artificial, a exposição de conteúdos a partir de conhecimentos coordenados por computadores.

O TSE também proíbiu manipulações de conteúdo falso para criar ou substituir imagem ou voz de forma a prejudicar ou favorecer candidaturas, os chatbots e avatares.

Claro que isso não acaba a mentira. A questão agora é saber até que ponto a justiça será capaz de conter a potencialização delas.

-------------------------------------------------------------------------

Casal de grande charme nos acontecimentos da noite de São Luís: Déia (Trinta) e Luiz Campos Paes, visto por Herbert Alves
Casal de grande charme nos acontecimentos da noite de São Luís: Déia (Trinta) e Luiz Campos Paes, visto por Herbert Alves

Para escrever na pedra:

“Não faz mal que amanheça devagar. / As flores não têm pressa, nem os frutos. / Sabem que a vagareza dos minutos, adoça mais o outono por chegar./ Por isso não faz mal que devagar o dia vença a noite nos seus redutos de leste./ O que nos cabe é ter os olhos enxutos e a intenção de madrugar”. Do grande poeta Geir Campos.

TRIVIAL VARIADO

Como perguntar não é ofensa, eu questiono: será que se o tempo que parte de nossos políticos utiliza para criticar e atacar adversários fosse usado para pensar na governabilidade do nosso país, nós não poderíamos estar vivendo num mundo melhor?

No dia 22 de março de 1963, a banda britânica The Beatles, que nos próximos dias terá uma cover se apresentando em São Luís, lança seu primeiro álbum, chamado Please Please Me.

Maio chegando e eu já comecei a pedir aos amigos para que salvem em suas agendas a noite de 29 de maio. Depois eu conto os detalhes.

Ana Lúcia Albuquerque e Amaro Santana Leite já avisaram aos amigos: desembarcam domingo em São Luís, após circulada pelo Rio e São Paulo.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.