(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Pergentino Holanda: Música na AmoVinho

Leia também: Salgado Maranhão na Academia Maranhense de Letras.

PH

A cantora Lhidia Penha se apresenta nesta sexta-feira na AmoVinho, no Parque Shalon, dando um tom agradável ao jantar do restaurante
A cantora Lhidia Penha se apresenta nesta sexta-feira na AmoVinho, no Parque Shalon, dando um tom agradável ao jantar do restaurante

Música e vinho

Está movimentada a agenda musical da AmoVinho Bistrô & Bodega, no Parque Shalon. Nesta sexta-feira, o restaurante recebe a cantora Lhidia Penha, que se apresenta por volta das 20h30. No sábado, o ambiente será invadido pelo talento da cantora Nicole Leal.

A programação é excelente para que os presentes sejam embalados pela música ambiente com músicos ao vivo enquanto apreciam o cardápio sofisticado da casa e brindem à vida com excelentes rótulos de vinho.

-------------------------------------------------------------------------------------

Páscoa e Cacau

Notícia em sintonia com a Páscoa. É que, recentemente, os preços do cacau atingiram uma marca histórica que não era vista há quase cinquenta anos. Essa tendência está gerando um aumento nos custos para fabricantes de chocolate, confeiteiros e amantes do doce.

Como consequência, existe a possibilidade de os produtos sofrerem uma redução em seu tamanho e de as empresas de alimentos substituírem a manteiga de cacau por gorduras mais acessíveis, o que altera o sabor do produto final.

Parte do motivo dessa crise do cacau e consequentemente do chocolate é a crise climática. Mais de 60% do cacau produzido no mundo vem de dois países na África: Gana e Costa do Marfim. Esses países vêm enfrentando condições climáticas extremas, intensificadas por fenômenos como o El Nino e La Nina.

Vacinação em São Luís

Neste sábado, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza o Dia D da campanha de vacinação contra a gripe para imunizar o público-alvo contra o vírus influenza.

Todas as unidades de saúde da rede municipal vão funcionar das 8h às 17h, e o posto de vacinação do São Luís Shopping, das 10h às 16h.

A campanha de vacinação foi iniciada na semana passada e, com o Dia D, a Prefeitura espera ampliar a cobertura vacinal, com o objetivo de cumprir a meta de imunizar o público elegível, evitando a infecção pelo vírus influenza e suas complicações.

A vacinação contra a influenza foi antecipada pelo Ministério da Saúde devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios no país e para reduzir as internações decorrentes das complicações da doença. Para vacinar é necessário apresentar o documento de identidade e o cartão de vacinação.

-------------------------------------------------------------------------------------

Clínica de estética

Polyana Dominici ainda festeja o sucesso da inauguração da clínica de estética avançada que leva seu nome e que abriu as portas recentemente na Avenida dos Holandeses.

O espaço já está funcionando a todo o vapor, atraindo as atenções devido aos currículos dos profissionais que nela atuam.

São oferecidos procedimentos modernos e que seguem a tendência do que vem ocorrendo nos grandes centros de estética das regiões Sul e Sudeste.

Polyana Dominici com o esposo, advogado Dalton Arruda
Polyana Dominici com o esposo, advogado Dalton Arruda

DE RELANCE

Salgado Maranhão na AML

O poeta Salgado Maranhão foi eleito ontem para ocupar a Cadeira 7, da Academia Maranhense de Letras (AML) que era ocupada pelo jornalista e escritor Antônio Carlos Lima, morto em outubro de 2023.

José Salgado Santos Costa Maranhão é natural de Caxias (MA) e obteve 32 dos 35 votos válidos.

Além de poeta e jornalista, Salgado Maranhão é também compositor-letrista, tendo realizado parcerias e gravações com os principais artistas da música brasileira

De acordo com o regimento da Academia, o poeta eleito tem o prazo de seis meses para tomar posse na cadeira nº 7.

Menos empregos formais

O Monitoramento do Emprego Formal, pesquisa feita pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), registrou no mês de janeiro 19.946 admissões no mercado de trabalho formal no Maranhão.

Apesar de ser um número alto, o estoque reduziu 0,13% em razão do maior número de demissões (20.777).

Dentre as atividades econômicas, dois setores tiveram saldos positivos. O setor da Agropecuária, com saldo de 368 empregos e estoque de 32.536 empregados, e o setor de Serviços, com saldo de 96 empregos e 328.458 empregados.

Menos empregos formais...2

No que se refere ao conjunto das atividades econômicas no Maranhão, houve desmobilização geral nos setores. A Indústria de Transformação (queda de 473), a Construção (variação negativa de 523) e o Comércio (-300) foram os mais afetados.

O estoque de trabalhadores formais na Indústria de Transformação caiu para 43.140, ou seja, 8,63% a menos do que na Construção.

Na Indústria Extrativa, houve o fechamento de 15 postos e nos serviços de Água, Esgoto e Gestão de Resíduos, queda de 43.

Em síntese, o setor industrial no seu todo reduziu em 1,73% o estoque de empregos formais, na comparação com dezembro último.

Menos empregos formais...3

Com relação ao número de trabalhadores formalizados, o maior estoque permanece no setor de Serviços. O setor de Comércio, por sua vez, assistiu ao fechamento de 300 postos e manteve o segundo maior estoque de trabalhadores (180.993).

No Nordeste, os setores de Serviços e da Construção foram os principais responsáveis pelo surgimento de 16.767 e 4.942 novos postos de trabalho, respectivamente.

A Indústria do Maranhão tem uma participação de 4,39% em relação ao Nordeste, enquanto a Construção participa com 8,92%.

Melhor chef mulher do mundo

Uma brasileira, a paulistana Janaína Torres Rueda, do restaurante A Casa do Porco, foi eleita a melhor chef mulher do mundo pelo 50 Best, importante prêmio da gastronomia, em anúncio no @theworlds50best quinta-feira (21).

A premiação reforça a importância da inclusão na culinária e do empoderamento das futuras gerações de chefs mulheres, causando impacto positivo e promovendo mudanças no próprio setor.

O foco e determinação da cozinheira explicam por que tudo que ela toca se transforma em ouro.

Em 2023, Janaina foi eleita a melhor chef mulher da América Latina pelo 50 Best. Sócia de outros estabelecimentos, como o Dona Onça, lanchonete de cachorro-quente Hot Pork, Sorveteria do Centro e da Merenda da Cidade, a empresária é reconhecida como uma potência da culinária brasileira.

 -------------------------------------------------------------------------------------

Em sua residencia, na Capital Federal, o ex-presidente José Sarney recebeu uma visita de cortesia, esta semana, do embaixador de Portugal no Brasil, Sr.  Luis Faro, acompanhado do advogado maranhense Francisco Rocha
Em sua residencia, na Capital Federal, o ex-presidente José Sarney recebeu uma visita de cortesia, esta semana, do embaixador de Portugal no Brasil, Sr.  Luis Faro, acompanhado do advogado maranhense Francisco Rocha

 -------------------------------------------------------------------------------------

Prisão de Robinho

O ex-jogador Robinho, com passagens pelo Santos, Real Madrid e Machester City, dentre outros times, foi detido no Guarujá, litoral paulista, após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) validar a sentença da Justiça italiana que o condenou a nove anos de prisão por estupro, determinando o início imediato da execução da pena no Brasil.

A defesa do ex-atleta havia entrado com um pedido de habeas corpus no Supremo Tribunal Federal para tentar suspender a prisão imediata, mas o ministro Luiz Fux negou o pedido. Já no fim da tarde, a Justiça Federal de Santos expediu o mandado de prisão do atleta.

A maioria da Corte Especial do STJ decidiu que Robinho deve cumprir no Brasil a pena de nove anos de prisão imposta pela Justiça italiana, uma vez que o país não extradita seus cidadãos.

Cobertura vacinal

Apesar de ter registrado crescimento, a cobertura vacinal contra o Papilomavírus humano (HPV) ainda segue abaixo da média nacional no Maranhão.

De acordo com o estudo “Cobertura Vacinal contra o papilomavírus humano no Maranhão no período de 2014 a 2023”, apenas 63% das meninas e 30,7% dos meninos na faixa etária de 14 anos foram imunizados contra a doença.

O estudo foi apresentado no I Congresso de Saúde Coletiva do MA e situa o Maranhão abaixo da meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que é de ter pelo menos 80% da população-alvo prevenida contra doenças causadas pelo vírus HPV, sendo o câncer de colo de útero a principal delas.

Hoje, a vacina contra o HPV deve ser aplicada em meninos e meninas de 9 a 14 anos. O objetivo é proteger as pessoas contra o vírus antes de iniciarem a atividade sexual, já que o HPV é considerado uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST).

Parentalidade positiva

Todas as crianças têm direito à vida, à liberdade, à educação, ao esporte, ao lazer e a uma série de outros direitos fundamentais que visam garantir seu desenvolvimento saudável, sua dignidade e seu bem-estar, mas essa realidade está muito distante de ser concretizada.

Uma conquista recente que pode ajudar a assegurar o cumprimento dessas garantias é a sanção da Lei 2861/2023, que institui a parentalidade positiva e o direito ao brincar como estratégias prioritárias para prevenção da violência contra crianças.

Parentalidade positiva...2

O texto técnico da nova legislação é fruto do trabalho de incidência política do ChildFund Brasil e da deputada Laura Carneiro e estabelece que as crianças possuem direito a uma educação pautada na construção de relacionamentos positivos.

A redação do texto foi inspirada no Projeto Brinca e Aprende Comigo, realizado pelo ChildFund Brasil com o apoio da The LEGO Foundation e que beneficiou 12,5 mil crianças de zero a oito anos e mais de 6.200 mães, pais e outros cuidadores em regiões precárias do Ceará e de Minas Gerais.

Defesa da coerência

Em seu discurso de estreia como novo líder do Governo, o deputado Neto Evangelista (União) defendeu a coerência do governador Carlos Brandão em governar com todos que querem o melhor para o Maranhão.

Ele agradeceu a confiança do chefe do Executivo por indicá-lo como líder do Governo na Assembleia Legislativa, acompanhado do deputado Zé Inácio (PT), como vice-líder.

Em seu pronunciamento, Neto Evangelista ressaltou que o governador Carlos Brandão está sempre buscando garantir a governabilidade a bem do Maranhão, assim como o presidente Lula tem procurado assegurar a governabilidade para o bem do país.

O ex-presidente José Sarney recebeu em sua residência, em Brasília, a diretoria brasileira da Itaipu Binacional, que o homenageou pelos 50 anos da usina hidrelétrica
O ex-presidente José Sarney recebeu em sua residência, em Brasília, a diretoria brasileira da Itaipu Binacional, que o homenageou pelos 50 anos da usina hidrelétrica

Sobre aposentadorias

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu derrubar o entendimento da própria Corte que autorizou a revisão da vida toda de aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A reviravolta do caso ocorreu durante o julgamento de duas ações de inconstitucionalidade contra a Lei dos Planos de Benefícios da Previdência Social (Lei 8.213/1991).

Sobre aposentadorias...2

Por 7 votos a 4, o STF decidiu que os aposentados não têm direito de optarem pela regra mais favorável para recálculo do benefício.

A mudança de entendimento ocorreu porque os ministros julgaram as duas ações de inconstitucionalidade, e não o recurso extraordinário no qual os aposentados ganharam o direito à revisão.

Para escrever na pedra:

“A suspeita sempre persegue a consciência culpada; o ladrão vê em cada sombra um policial”. De William Shakespeare.

TRIVIAL VARIADO

Dois casos por dia: O Brasil registrou 9.875 casos de exercício ilegal da medicina entre os anos de 2012 e 2023, mostra levantamento do CFM.

Saque-aniversário: A Fazenda avalia manter a modalidade, mas reduzir de 2 anos para 6 meses a quarentena para quem optou pelo uso do dinheiro.

O Itamaraty convocou coletiva de imprensa para a manhã desta sexta-feira para anunciar os detalhes da visita do presidente francês Emmanuel Macron ao Brasil.

Pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) aponta que os chocolates estão 20% mais caros nesta Páscoa, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Tem mais: os ovos de chocolate podem custar de R$ 15 a mais de R$ 100 nas principais redes de supermercados da Capital e até mais de R$ 300 em lojas especializadas.

Em tempo: com preços nas alturas, muitos consumidores acabam esperando o período pós-Páscoa para saborear os ovos de chocolate com quedas de preços que podem ultrapassar 50%.

O Convento das Mercês realiza nesta sexta-feira a 9ª edição de “Choro Samba e Outras Bossas”.  A entrada é gratuita.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.