Festa junina

Literatura Nordestina é destaque na identidade visual do Arraiá da Mira 2024

Desenvolvida pela Canal Grupo, novas peças fazem uma viagem pelas referências presentes nos principais clássicos da literatura nordestina.

Na Mira

Literatura Nordestina é destaque na identidade visual do Arraiá da Mira 2024.
Literatura Nordestina é destaque na identidade visual do Arraiá da Mira 2024. (Foto: Divulgaçaõ)

SÃO LUÍS - O Arraiá da Mira, maior festival de quadrilhas juninas do Maranhão, está se aproximando. Realizado pelo Grupo Mirante, o evento celebra uma das festas mais populares da cultura nordestina e traz, em sua 16ª edição, o tema “Literatura Nordestina”. Em parceria com a Canal Grupo, a nova identidade do evento foi lançada esta semana, fazendo alusão à atmosfera cultural da literatura do Nordeste.

Homenageando grandes obras que fazem parte da cultura e do DNA nordestino, a nova identidade do Arraiá da Mira surge com iconografias que remetem aos clássicos da região, como ‘O Auto da Compadecida’, grande sucesso do paraibano Ariano Suassuna e Tieta do Agreste, aclamado romance do baiano Jorge Amado. Autores maranhenses como José Sarney, Maria Firmina dos Reis e Gonçalves Dias também foram fontes de inspiração durante o criação do projeto. 

“Todas as referências colaboram para definir uma personalidade para esta edição do Arraiá da Mira. Até mesmo as cores foram pensadas com um propósito: elas são vibrantes e alegres, comunicam a energia e a cultura do Nordeste, trazendo todo o colorido que encanta nas suas histórias, festas e comunidades”, explica Daniele Lima, diretora criativa da Canal Grupo que conduziu o processo de construção da nova marca.

O estandarte, peça de pano rica em simbolismo, também aparecem como destaque nas novas peças do Arraiá da Mira, trazendo referências aos santos juninos, São João, São Pedro e Santo Antônio, e à literatura de cordel, forte manifestação cultural nordestina. Compondo o material, aparecem os elementos em 2D, trazendo uma experiência visual ainda mais rica. “Foram combinados as iconografias das obras, características da literatura de cordel e fotografias autênticas, resultando em uma identidade dinâmica e repleta de detalhes estratégicos”, finaliza Daniele. 

Retratados de forma artística, os símbolos alusivos ao sertão nordestino - como cangaço, a religiosidade, as tradições e arquitetura - também somam forças e garantem a beleza na composição da identidade do evento.

Para Yrnna Turatti, coordenadora de marketing do Grupo Mirante, a nova identidade visual reflete as características marcantes desse importante traço cultural nordestino e define bem o tom do evento para este ano. “Essa é uma missão criativa muito importante e ficamos empolgados durante o processo, sempre pensando em levar algo que faz jus à grandeza do tema e do Arraiá da Mira. A Canal Grupo mais uma vez atendeu às expectativas e entregou peças riquíssimas, que com certeza tem tudo haver com essa edição do evento”, explica.

O Arraiá da Mira, este ano, acontece de 05 a 09 de junho no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva e deve contar com uma programação variada com a participação de quadrilhas de várias cidades do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.