Evento gratuito

Espetáculos e narração de histórias encerram etapa do projeto “O Teatro Te Xama"

Além da capital maranhense, projeto do grupo Xama Teatro passará por Belém e Fortaleza.

Evandro Júnior / Na Mira

Cena de "A Vagabunda"
Cena de "A Vagabunda" (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS – Iniciada no último dia 11 de março, a programação especial comemorativa aos 15 anos de atividade do grupo maranhense Xama Teatro, o projeto “O Teatro Te Xama: 15 anos em 15 dias”, segue a todo vapor em São Luís e entra em sua reta final na capital maranhense, com narração de histórias e espetáculos gratuitos ao público.

A segunda semana do projeto na capital maranhense iniciou na segunda-feira (18), com a oficina “Criação + Produção = Autogestão”, ministrada pela produtora Nádia Ethel - e será realizada até esta quarta-feira (10). A partir de quinta-feira (21), o Teatro Xama e o VIVA Vila Luizão serão palcos de espetáculos e, também, de narração de histórias, totalmente abertos ao público.

Na quinta-feira, às 20h, no Teatro Xama (Araçagi), o grupo Xama Teatro apresenta “A Vagabunda – Revista de Uma Mulher Só”, peça que conta a história de Gigi, mulher que volta 100 anos para enfrentar o que vier. Ao sobreviver a um incêndio, ela vai fazer o que for preciso para se manter de pé.

Com classificação etária de 16 anos, o espetáculo coleciona diversos prêmios, como o SATED - MA (2021) de Melhor Atriz, Figurino e Texto; o de Mulheres de Atitude (2020), pela Secretaria de Estado da Mulher (Semu), do Governo do Maranhão; e o Prêmio Graça Aranha - LITERATURA (2022).

Já no dia 22 de março, também às 20h, no VIVA Vila Luizão, será apresentada a peça “A Carroça é Nossa”, espetáculo de teatro de rua que traz a história de quatro personagens centrais: Pedoca (Lauande Aires), Cecé (Renata Figueiredo), Toinha e Joaninha (Cris Campos).

Na narrativa, o quarteto parte em uma jornada em busca do animal para puxar uma carroça, que acreditam ser o veículo mágico de transporte até os seus sonhos. Durante a busca, percebem que seus destinos não se cruzaram à toa e que precisam desvendar um enigma que envolve a carroça.

Por fim, a temporada especial de São Luís contará, ainda, com Narração de Histórias no dia 23 de março, às 18h, também no Teatro Xama. Na ocasião, serão narradas histórias que saltam de livros, memórias e vão ganhando vida no corpo/voz das contadoras e contadores do grupo Xama Teatro - com participação dos atores Renata Figueiredo e Cris Campos Sereia.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.