(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Pergentino Holanda: Daniel Blume vai lançar novo livro

E mais: De Grajaú para a Lapa

PH

Daniel Blume, na foto ao lado do ex-presidente da República, José Sarney, vai lançar um novo livro na primeira semana de abril
Daniel Blume, na foto ao lado do ex-presidente da República, José Sarney, vai lançar um novo livro na primeira semana de abril

Martelo batido

O senador Davi Alcolumbre goza de uma moral sem tamanho. Com os apoios do presidente Lula, como também do atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, Alcolumbre é bem cotado para voltar ao topo da Casa.

Quem já botou a cara também foi Soraya Thronicke e a maranhense Eliziane Gama.

Já na Câmara Federal, continuam fortes os prováveis candidatos Elmar Nascimento (UB), candidato preferido de Arthur Lira e de membros da base governista na Casa, e Antônio Brito (PSD).

Corre por fora também o republicano Marcos Pereira. Sendo assim, é certo que o Centrão vem forte.

Calma, Calabresos

A polêmica da semana envolvendo a Petrobras foi a distribuição de dividendos da estatal, que apresentou o segundo maior resultado da história sem vender nenhum ativo.

(Mal) acostumados com a divisão indiscriminada de lucros sem realização de investimentos, num verdadeiro massacre da galinha dos ovos de ouro, acionistas amadores derrubaram o valor de mercado da empresa com uma corrida sem justificativa para vender seus títulos em bolsa.

Daniel Alves e a lição do adubo

Definitivamente o craque Daniel Alves, antes orgulho da terra máter, Juazeiro da Bahia, com direito a estátua no centro da cidade, caiu em desgraça com grande parte dos seus conterrâneos após a prisão e condenação na Espanha, acusado de estupro.

A estátua já sofreu várias agressões, mas agora ele também é alvo nas redes sociais. Alguém pinçou o vídeo que ele postou no Instagram em 2009, quando passou o fim de ano em sua terra. Veja o que diz:

–  Galera, estou aqui correndo pela roça. Vocês sabem o que é isso? (...) É estrume de vaca, modernamente falando, para nós é bosta mesmo. Então, minha reflexão é: se hoje você está na merda, desiste não, porque amanhã a merda pode ser apenas um adubo para sua roça.

Lá dizem que por ironia do destino Daniel Alves agora tem a chance de aplicar o que ensinou. Virou adubo.

Agro em debate

Investidores maranhenses nos negócios agrícolas terão a oportunidade, nesta terçafeira, dia 19, de atualizar-se em relação à jurisprudência do setor, além de novas perspectivas econômicas.

Trata-se do Congresso Brasileiro do Direito do Agronegócio, programado para São Paulo, contando com a participação de especialistas do agro de todo País.

São quatro os eixos temáticos a serem debatidos: agronegócio e mercado de capitais; a regulamentação do direito de propriedade; função social e contratos agrários; gestão de risco, crédito e recuperação judicial; transição verde, abordando a questão da bioeconomia e instrumentos jurídicos.

De Grajaú para a Lapa

A comunidade católica da diocese de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, está na expectativa para a chegada do 5º bispo, nomeado esta semana pelo papa Francisco.

Trata-se do baiano Dom Rubival Cabral Britto, irá da diocese de Grajaú (MA), onde é bispo desde 2016.

Na Bahia ele já ocupou diversos cargos dentro da igreja como ministro provincial e diretor do colégio Paulo VI, em Vitória da Conquista.

A posse de Dom Rubival deve acontecer até o mês de maio, antes de começar o período das romarias.

Crisálida e o ex-governador e ex-senador José Reinaldo Tavares, que hoje está completando 85 anos de idade
Crisálida e o ex-governador e ex-senador José Reinaldo Tavares, que hoje está completando 85 anos de idade

 DE RELANCE

Perfil das candidaturas a vereador

O conceito de ambição política funciona como uma dimensão analítica que contribui para entender a carreira na perspectiva de interesse dos políticos, ou seja, quais são as estratégias eleitorais mediadas pelos partidos com o intuito de conquistar votos, mas também de se preparar para conquistar um cargo de maior relevância na eleição seguinte.

A base da carreira política no Brasil são os vereadores. Cada parlamentar é eleito pelo voto popular para um mandato de quatro anos e tem a função de legislar, fiscalizar e representar a sociedade.

Como se fosse no futebol, a carreira política municipal é a “divisão de base”, já que os políticos ascendem do cargo de vereador para ocuparem secretarias, prefeituras ou mesmo a disputa de cargos em nível estadual e nacional, em especial, quando se trata do Poder Legislativo nas capitais e grandes cidades brasileiras.

Perfil das candidaturas a vereador...2

Na página de estatísticas eleitorais disponível no Portal do TSE, é possível fazer uma ampla pesquisa sobre os números de registros de candidaturas contabilizados no DivulgaCandContas.

Informações sobre gênero, estado civil, faixa etária, raça, grau de instrução e profissão dos candidatos, além de dados das prestações de contas dos concorrentes podem ser acessados na página.

Perfil das candidaturas a vereador

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tivemos nas eleições de 2020 no Maranhão dos pedidos de registro de candidatura, mais de 90% foram para o cargo de vereador.

A desigualdade de gênero ainda é marcante, pois, as mulheres foram pouco mais de 30% das candidaturas a vereador neste estado.

A situação foi ainda mais alarmante na disputa eleitoral para ocupar prefeituras: pouco mais de 10% das candidaturas a prefeito foram de mulheres.

Em relação aos vereadores eleitos no Maranhão em 2020, quase 90% eram homens e pouco mais de 10% mulheres, ou seja, quanto menos candidaturas há ainda menos chance de as mulheres serem eleitas para os legislativos municipais.

Perfil das candidaturas a vereador...3

O fim das coligações proporcionais a partir de 2020 foi fundamental para reduzir a fragmentação partidária, além do que, induz a preferência do voto a uma escolha eminentemente partidária, pois, cada voto passou a ser totalizado para candidatos do mesmo partido ou federação.

Esta nova regra eleva a necessidade de os partidos projetarem com cuidado o máximo de votos a receber e qual o perfil de candidaturas apresentarão à sociedade.

Uma tendência das eleições deste ano é o aumento de protagonismo de candidaturas femininas e de candidatas que se mobilizarão contra o racismo estrutural.

Encontro de amizade em São Paulo: Daniella Braide com o casal Rose e Eli Medeiros. Ele tiveram um fim de semana movimentado e circularam pelos restaurantes da moda na maior cidade do Brasil
Encontro de amizade em São Paulo: Daniella Braide com o casal Rose e Eli Medeiros. Ele tiveram um fim de semana movimentado e circularam pelos restaurantes da moda na maior cidade do Brasil

Maranhenses e Cultura

Uma delegação formada por nada menos que 40 representantes do setor cultural do Maranhão esteve em Brasília na última semana, participando da quarta Conferência Nacional de Cultura (CNC).

No evento, o grupo teve a missão de colaborar na elaboração de políticas públicas para a cultura nacional nos próximos dez anos.

Durante a Conferência, a comitiva de delegados maranhenses pôde apresentar as necessidades específicas do estado no setor e também debater propostas com artistas, gestores públicos e produtores culturais de todo o país.

Maranhenses e Cultura…2

Promovida pelo Ministério da Cultura, a quarta CNC marcou a retomada da participação popular na definição das políticas públicas para a cultura nacional. O encontro não ocorria desde 2013.

Para o secretário de Cultura do Maranhão, Yuri Arruda, a presença de artistas e gestores maranhenses na conferência reforça o compromisso da gestão estadual em participar ativamente na definição das diretrizes que vão impulsionar o setor cultural em todo o país.

Os 40 delegados do Maranhão, com direito a voz e voto no encontro nacional, foram eleitos durante a quarta Conferência Estadual de Cultura, realizada em janeiro deste ano.

Maranhenses e Cultura…3

Na Conferência Nacional, 140 propostas foram acolhidas e discutidas em grupos de trabalho e plenárias e 30 foram aprovadas. Agora, o Ministério da Cultura tem até sessenta dias para divulgar o relatório com o texto final das propostas definidas ao longo da quarta CNC.

As propostas passarão por consulta pública e darão origem ao Plano Nacional de Cultura (PNC), que definirá as políticas públicas para o setor cultural na próxima década.

Para escrever na pedra:

“Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?”. Do poeta Fernando Pessoa.

TRIVIAL VARIADO

O escritor Daniel Blume está anunciando para o dia 2 de abril o lançamento de um novo livro, “Cartas ao neto – versos maquiavélicos”.

No capítulo: a noite de autógrafos terá sabores especiais. Será às 19h na Casa de Juja, no Brisammar Hotel, na Ponta d´Areia.

Vem aí, o Sarau das Mercês, às 19h do dia 27 de março, no Jardim dos Poetas, no Convento das Mercês. Os convidados são os poetas Bioque Mesito, Silvana Menezes, Wanda Cunha e Ana Luiza Ferro.

 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.