Até o dia 19 de março

Última semana para inscrições de filmes no 47° Festival Guarnicê de Cinema

A previsão de divulgação das obras selecionadas é o dia 20 de abril.

Na Mira, com informações da assessoria

Última semana para inscrições de filmes no 47° Festival Guarnicê de Cinema.
Última semana para inscrições de filmes no 47° Festival Guarnicê de Cinema. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - O período de inscrições para o Festival Guarnicê de Cinema 2024 - Edição 47 está chegando ao fim. As submissões ocorrem até o dia 19 de março por meio do site guarnice.ufma.br nas categorias: longas e curtas-metragens nacionais e maranhenses e videoclipes maranhenses. Também podem participar produtores ibero-americanos e de países de língua portuguesa, desde que os filmes sejam falados, dublados ou legendados em português. 

A previsão de divulgação das obras selecionadas é o dia 20 de abril. A expectativa, segundo a coordenação do Guarnicê, é de que a programação do festival seja composta por ao menos 150 filmes, entre documentários e ficções, distribuídos em mostras competitivas e paralelas.

O Guarnicê será realizado de 07 a 14 de junho, novamente em formato híbrido, com programação presencial em São Luís e virtual no site guarnice.ufma.br e aplicativo Cine Guarnicê.

Novidades

Uma das novidades do Guarnicê é a Mostra Universitária, composta por filmes produzidos por estudantes do ensino superior do Maranhão, tanto de instituições de ensino públicas quanto particulares. As inscrições para essa mostra estão abertas até o dia 23 de março, também no endereço guarnice.ufma.br, nas categorias curta-metragem e videoclipe.

Além disso, o festival confirmou mais uma edição da mostra de jogos digitais, realizada em parceria com a Associação Maranhense de Desenvolvedores de Jogos (AMAGAMES). Neste ano, a programação abrangerá jogos produzidos em todo o Nordeste. 

Sobre o Festival Guarnicê de Cinema

O Festival Guarnicê de Cinema, realizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), é o mais longevo festival de cinema do Norte e Nordeste e o quarto mais antigo do Brasil. Desde a sua criação, em 1977, o festival tem sido uma importante ferramenta de difusão do cinema brasileiro. Composto por mostras competitivas, mostras paralelas e especiais, oficinas, debates, homenagens e o seminário Ciência Cine Guarnicê, o Festival Guarnicê se consolidou como o mais importante evento do audiovisual maranhense, tendo mobilizado cerca de 60.000 pessoas em sua última edição com sua programação presencial e on-line.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.