(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Pergentino Holanda: Seminário no Rio Poty

E mais: ‘Degustasom’ é amanhã

PH

Atualizada em 07/03/2024 às 07h45
Flávia Cardoso, diretora executiva da Elo Consultoria, e Antonio Holanda Sobrinho, parceiro comercial
Flávia Cardoso, diretora executiva da Elo Consultoria, e Antonio Holanda Sobrinho, parceiro comercial

 Seminário no Rio Poty

O Rio Poty Hotel & Resort, na Ponta d’Areia, será palco do III Seminário Elo Consultoria de Licitações e Contratos – da Teoria à Prática. O maior evento com essa temática das regiões Norte e Nordeste está confirmado para os dias 10, 11 e 12 de abril, das 8h30 às 18h.

A iniciativa, sob a coordenação científica do professor Jamil Manasfi, reunirá três renomados especialistas na área, com vivência prática, que abordarão todas as fases da Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos: Ronny Charles, Jamil Manasfi e Lara Brainer.

A coordenação local do evento tem à frente, como diretora executiva, Flávia Cardoso, e como parceiro comercial, o empresário Antonio Holanda Sobrinho.

Seminário no Rio Poty...2

A Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei 14.133/2021) já está em pleno vigor e traz importantes alterações para o mundo das contratações públicas.

A nova legislação substitui as revogadas leis 8.666/93 (Antiga Lei Geral de Licitações) e 10.520/2002 (Lei do pregão), bem como o Regime Diferenciado de Contratações (RDC), tornando-se obrigatória e de aplicação imediata para todos os agentes públicos e privados que atuam na área de licitações e contratos.

Seminário no Rio Poty...3

Com diversas inovações, a nova lei permite certa margem de discricionariedade na modelagem da licitação e introduz novos institutos, ferramentas e direitos para os fornecedores, além de estabelecer novas competências para os agentes públicos.

Essas mudanças representam avanços significativos em relação ao regime geral de licitações e contratações públicas, atendendo a demandas há muito tempo presentes no ambiente licitatório.

-------------------------------------------

Nesta quinta-feira, o desembargador Ricardo Duailibe será um dos debatedores do webinar Segurança do Magistrado – Curso Internacional de Proteção
Nesta quinta-feira, o desembargador Ricardo Duailibe será um dos debatedores do webinar Segurança do Magistrado – Curso Internacional de Proteção

Segurança do Magistrado

O desembargador Ricardo Tadeu Bugarin Duailibe, vice-presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), será um dos debatedores do webinar Segurança do Magistrado – Curso Internacional de Proteção, que acontece nesta quinta-feira (7), às 17 horas, com transmissão pela plataforma Zoom do Instituto dos Magistrados do Brasil (IMB), responsável pelo evento virtual.

Duailibe integrará uma ampla mesa de discussões sobre a política de segurança institucional e o aprimoramento das condutas dos magistrados e magistradas para uma melhor segurança pessoal e funcional.

A formação com essa temática vem sendo realizada por vários tribunais do país. No Maranhão, o treinamento é organizado pela Diretoria de Segurança Institucional do TJMA, em parceria com a Escola Superior da Magistratura (ESMAM), sendo referência para as demais escolas judiciais do país.

Segurança do Magistrado...2

No assunto: também participam do evento como palestrantes, os desembargadores Antônio José Ferreira Carvalho (Corregedoria Geral Unificada da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro), José Fernandes Filho, e o Juiz Willys Vilas Boas (TJMG).

Na mediação estará o presidente do Grupo de Estudos sobre História do Direito do IMB, desembargador Antônio Carlos Esteves Torres.

Haverá emissão de certificado digital para os interessados, mediante inscrição exclusivamente pelo site do IMB.

O IMB informa que o ingresso ao webinar pela plataforma Zoom é limitado, sendo bloqueado automaticamente o acesso quando atingida a capacidade máxima da sala virtual. Quem não conseguir acessar, poderá assistir ao evento no canal do IMB no YouTube, posteriormente.

‘Degustasom’ é nesta quinta

É nesta quinta-feira (7) o “Degustasom: uma noite de harmonia”. O evento vai ocorrer na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), no Calhau, às 21h, com show especial do famoso cantor Rick, da dupla com Renner, já em homenagem ao Dia Internacional da Mulher - 8 de Março.

Além dele, participará a cantora Adriana Bosaipo, que fará o show de abertura, numa apresentação intimista com piano, bateria e voz. No repertório, clássicos da música brasileira.

O Degustasom, que será all inclusive a noite toda, é uma iniciativa das empresas AmoVinho Bistrô & Adega e Ilha Eventos. Os ingressos estão disponíveis na Bilheteria Digital, AmoVinho (Parque Shalon) e na AABB.

Homenagens às mulheres

Semana de homenagens especiais às mulheres nas repartições públicas, empresas privadas e instituições. Aliás, a Faculdade de Negócios Faene vai participar da quarta edição Café ACM Mulher, que acontece nesta sexta-feira (8), às 17h, no Villa Reale Buffet, no Calhau.

O evento, que é organizado pelo Conselho da Mulher Empresária (ACM Mulher), terá como tema “Construindo relações duradouras com os clientes: o que aprendi com Juja”, homenageando Ana Lula (Juja), uma das mais famosas culinaristas do Maranhão e que morreu em 2021.

Cantora Malu se apresenta em São Luís nesta sexta-feira
Cantora Malu se apresenta em São Luís nesta sexta-feira

Show de Malu em São Luís

Após 10 anos no samba e a participação no The Voice Brasil 2019, a cantora Maria Luiza lança seu novo trabalho, o Pagode da Malu, tornando-se a primeira pagodeira do Rio Grande do Sul.

E ela vai estar em São Luís nesta sexta-feira em evento que contará com a participação das bandas CDC e Feijoada Completa.

Em menos de um ano do novo trabalho, Maria Luiza já dividiu o palco com vários artistas de renome nacional, como Mumuzinho, grupos Menos é Mais, Di Propósito, Pique Novo, além de Arlindinho, e grupos em ascensão como Kamisa 10, Entre Elas e Caju pra Baixo.

Além disso, abriu o show dos cantores Thiaguinho (estádio Arena do Grêmio) e Diogo Nogueira (Teatro Araújo Vianna) e viralizou uma série de vídeos nas redes sociais, reunindo mais de 250 mil seguidores em seus canais de mídia.

DE RELANCE

Sesi Itinerante

O mais novo destino da equipe do Sesi Itinerante é o município de Buriti Bravo. Os profissionais recebem a população de hoje até o dia 8 de março, das 8h às 17h, na Praça de Eventos, no Centro.

Distante mais de 500 km da capital, Buriti Bravo possui aproximadamente 22.500 habitantes. Estarão disponíveis à população serviços de saúde gratuitos ofertados pelo Serviço Social da Indústria.

Entre os serviços estão exames laboratoriais, testes rápidos, eletrocardiograma, vacinação, consultas médicas, odontológicas e oftalmológicas, além de oficinas de alimentação saudável e recreação infantil.

Sesi Itinerante...2

A ação faz parte das ações desenvolvidas pelo SESI, entidade integrante do Sistema Fema, com o objetivo de levar serviços de saúde e qualidade de vida para comunidades mais necessitadas do estado.

O projeto já percorreu dezenas de municípios do Maranhão em 2023 e este ano o SESI pretende ampliar ainda mais estes números. A ação conta com o apoio da prefeitura de Buriti Bravo.

Vendas de Páscoa

Com mercado de trabalho estável e inflação controlada, o varejo estima bom ambiente para as vendas de Páscoa neste ano no Maranhão.

A menos de um mês da data, parte do comércio de São Luís já conta com espaços específicos para os produtos de Páscoa. Ovos e gôndolas reunindo diversas opções de chocolate ganham áreas especiais nos principais supermercados da Capital.

Avaliação recente da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado (Fecomércio-MA) aponta para cenário “relativamente favorável” para as vendas neste ano, com expectativa para números melhores do que os observados no ano passado.

Vendas de Páscoa...2

Os juros caíram, mesmo que lentamente, e o nível de emprego aumentou, o que cria mais possibilidade de consumo.

Visitamos, ontem, dois supermercados da Capital que contavam com áreas especiais para produtos de Páscoa.

Os locais estavam abastecidos, com diversas opções de ovos de chocolate. Mas o movimento nesses espaços era pequeno, sem clientes analisando itens e preços no meio da tarde.

Integrantes do setor estimam que a procura deve aumentar mais na proximidade da Páscoa, que é comemorada no dia 31 de março neste ano.

Para escrever na pedra:

“O tempo é um tecido invisível em que se pode bordar tudo”. De Machado de Assis

TRIVIAL VARIADO

Antecipação de crédito - os 33 milhões de aposentados e pensionistas do INSS devem receber o repasse do 13º salário nos meses de abril e maio.

Por causa do Dia da Mulher, o Procon está realizando fiscalização nos shoppings de São Luís e no centro comercial.

No assunto: o órgão chama atenção para detalhes importantes na hora da compra, como verificar a boa visibilidade das etiquetas de preço dos produtos exibidos, a emissão de nota fiscal e a disponibilidade do Código de Defesa do Consumidor.

Uma grande caravana da sociedade maranhense está se organizando para marcar presença na festa dos 50 anos de Augusto Diniz (leia-se Operadora Maxx), no dia 3 de maio, em Atins.

Assistência médica - o total de brasileiros com planos de saúde cresceu 1,8% em janeiro. Número representa um aumento de 903.357 beneficiários.

Sob risco de derrota, o governo federal decidiu recuar da decisão de extinguir o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse).

O anúncio foi feito ontem pelo ministro da Fazenda Fernando Haddad, que afirmou que nova versão do programa será enviada ao Congresso Nacional por meio de projeto de lei.

Em tempo: é o segundo recuo do governo em relação à medida provisória (MP) editada no final do ano passado, que também previa a reoneração da folha de pagamentos para 17 setores da economia.

Em reação ao avanço do julgamento no STF, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado pode votar a proposta de emenda à Constituição (PEC) que criminaliza o porte de qualquer quantidade de drogas.

O entendimento dos parlamentares é de que cabe ao Congresso, e não ao Judiciário, a palavra final sobre o assunto.

– A competência para legislar sobre o tema é do Poder Legislativo e, por diversas oportunidades nos últimos anos, o parlamento votou a favor de manter a atual legislação – afirmou o relator da PEC.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.