(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Pergentino Holanda: História da Boa Lembrança

E mais: Arthur Diniz na Glam

PH

O jovem maranhense Rafael Guerra Libério, Chef do Ça-Va Gastrobar, lança nesta terça-feira o Prato da Boa Lembrança 2024
O jovem maranhense Rafael Guerra Libério, Chef do Ça-Va Gastrobar, lança nesta terça-feira o Prato da Boa Lembrança 2024

A história da Boa Lembrança

A cerâmica exclusiva usada como Prato da Boa Lembrança é mais do que um simples prato, é um símbolo que representa uma experiência gastronômica única! E a história por trás de cada receita é fascinante.

Tudo começou com o italiano Dânio Braga, fundador da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança. Enólogo, sommelier e chef, Danio Braga, ao longo de mais de quatro décadas, contribuiu e contribui para aprimorar a gastronomia carioca.  

Ele trouxe o conceito de levar uma lembrança depois de uma boa refeição do seu país de origem e decidiu estimular esse hábito no Brasil.

Assim, em 4 de março de 1994, nasceu a Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, em Petrópolis, cidade do Rio de Janeiro.

A história da Boa Lembrança...2

Em 2024, a Associação representa um grupo de 86 restaurantes que valorizam a excelência e qualidade nos serviços, promovendo a diversidade e riqueza gastronômica por meio das peculiaridades regionais e do associativismo.

Ao longo dos anos, mais de 2 milhões de cerâmicas foram produzidas e cada uma delas conta uma história única. Nessa experiência gastronômica, você aprecia uma refeição incrível, destaque do cardápio de um dos restaurantes associados, e leva para casa uma lembrança inesquecível: uma cerâmica pintada à mão, com um design personalizado alusivo a receita de cada prato.

Atualmente, a Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança é presidida pelo chef Pedro Hoffmann e tem sede na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, representando um grupo de restaurantes que primam pela boa mesa e pela linda lembrança que podem proporcionar aos seus clientes.

A história da Boa Lembrança...3

Essa cerâmica exclusiva é mais do que um simples prato, é um símbolo que representa uma experiência gastronômica única! E a história por trás de cada receita é fascinante.

Em São Luís, o Ça Va Gastrobar, no Calhau, do Chef Rafael Libério, promove nesta terça-feira, o lançamento do Prato da Boa Lembrança 2024.

A proposta é uma Lasanha de Cordeiro com queijo Boursin, de leite de cabra, da Laticínios Eldorado.

Neste sábado, dia 9, Arthur Diniz agita a ala jovem da cidade na Glam House
Neste sábado, dia 9, Arthur Diniz agita a ala jovem da cidade na Glam House

Arthur Diniz na Glam

Integrando o complexo de entretenimento do Rio Poty Hotel & Resort, na Ponta d’Areia, a boate Glam House recebe o cantor pernambucano Arthur Diniz neste sábado (9). A programação começa às 22h.

Arthur Diniz prepara repertório com muito piseiro para a balada especial ‘Rolê do Piloto’, festa em alusão à música ‘Piloto”, que ganhou várias versões nas redes sociais.

Desde o ano passado, o cantor vem realizando shows por cidades do Nordeste e São Luís também vai dançar e aplaudir o artista.

No palco, além dele, se apresentará o cantor Allyson Tavares. Já o DJ Razuk tocará nos intervalos das apresentações principais.

Arthur Diniz na Glam...2

No sábado passado, a nova boate de São Luís recebeu muitos elogios pela balada bastante prestigiada e que teve como atração principal o cantor e compositor Aldair Playboy. O paraibano agitou a galera com muito bregafunk nordestino.

A Glam House, segundo a direção da casa, vai investir em diferentes gêneros musicais para atrair públicos variados, mas o forró sempre terá um espaço especial na programação.

Algumas festas estão guardadas a sete chaves e somente serão anunciadas na semana dos eventos.

Vitrine Musical

O espetáculo Vitrine Musical’ será apresentado nos dias 8 e 9 de Março no Teatro Sesc Napoleão Ewerton , na Avenida dos Holandeses.

A proposta conta com uma seleção empolgante de números musicais de espetáculos renomados e com narrativas para todos os gostos: “Matilda”, “A Pequena Loja de Horrores”, “Moulin Rouge” e “Meninas Malvadas”

Contando com um elenco de crianças, jovens e adultos, “Vitrine Musical” oferece uma oportunidade única para o desenvolvimento criativo, proporcionando inspiração, desafios e espaço para a expressão artística em diversas formas .

Homenagem a Catharina Bacelar

A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão aprovou Projeto de Resolução Legislativa de autoria do deputado Roberto Costa conferindo o Título de Cidadã Maranhense a Catharina Nunes Bacelar. A cerimônia de entrega deve acontecer ainda neste mês de março, dedicado às mulheres.

Natural de Salvador (BA), Catharina Nunes Bacelar mora há quase quatro décadas no Maranhão e tem percorrido uma trajetória de brilhantismo na vida privada e na vida pública em prol da defesa dos direitos da mulher maranhense.

Em maio de 2009, ela assumiu a pasta da Secretaria de Estado da Mulher, atendendo a convite da então governadora Roseana Sarney.

Durante a sua gestão, contabilizou um aumento de mais de 1000% no número de organismos, elevando o Maranhão a uma posição de destaque no cenário nacional das políticas públicas para as mulheres.

Catharina Nunes Bacelar receberá o Título de Cidadã Maranhense
Catharina Nunes Bacelar receberá o Título de Cidadã Maranhense

Em julgamentos

A Câmara dos Deputados rejeitou emenda do Senado e aprovou projeto de lei que prevê a adoção da decisão mais favorável ao réu nos julgamentos de todas as matérias penal ou processual penal quando houver empate.

A proposta será enviada à sanção presidencial.

Segundo o Projeto de Lei 3453/21, do deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA), é assegurada também a expedição de habeas corpus, de ofício, por juiz ou tribunal ainda que sem o conhecimento da ação ou recurso contra coação ilegal.

Especialistas em Direito Penal explicam como funcionará a lei se aprovada pelo presidente e quais suas consequências legais.

Jogos de Memória

A exposição Jogos de Memória, do artista plástico maranhense Fernando Mendonça, residente no Rio de Janeiro, chega a Sala Sesc de Exposições, na Avenida dos Holandeses, nesta terça-feira. Ele também realizará um bate-papo com o público a partir das 17h30.

A mostra celebra os 40 anos da trajetória do grande artista maranhense. E serão apresentadas 22 obras revelando aspectos do cotidiano que frequentemente passam despercebidos.

Nesse mergulho nostálgico pelas décadas de arte e cultura, a exposição não apenas celebra o passado, mas também lança um olhar brilhante para o futuro.

Gisela Diniz
Gisela Diniz

A cerimonialista Gisela Diniz esteve em São Paulo para prestigiar a solenidade de posse da Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo. Na ocasião, foram empossados, também, os membros da diretoria do Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo. Na foto, ela com o presidente do CNCP Brasil, Francismar Petini

 ------------------------------------------------------------------------

DE RELANCE

Janela partidária

Começa na próxima quinta-feira (7) e vai até 5 de abril a chamada janela partidária, período em que políticos que ocupam vagas nas Câmaras de Vereadores poderão trocar de partido para concorrer às eleições deste ano, sem risco de perderem os mandatos.

E, já a partir de 15 de maio, os pré-candidatos poderão iniciar a campanha de arrecadação prévia de recursos na modalidade de financiamento coletivo, ou seja, as famosas vaquinhas virtuais.

Vale lembrar que desde 1º de janeiro as pesquisas de intenção de voto só podem ser divulgadas se estiverem devidamente registradas na Justiça Eleitoral. 

Pré-Campanha

A legislação eleitoral em vigor oficializou o período de pré-campanha. Na prática, significa que é possível se lançar ao pleito, antes mesmo do registro formal da candidatura.

Mas é preciso tomar alguns cuidados para não ter o registro indeferido por conduta vedada.

Segundo a Justiça Eleitoral, na pré-campanha, o pré-candidato pode conceder entrevistas, participar de programas, encontros ou debates no rádio, na TV e na Internet, expondo suas pretensões eleitorais, podendo até falar de projetos políticos, “desde que não haja pedido de votos”.

Também estão liberados encontros, seminários e congressos para organização dos processos eleitorais, planos de governos e alianças partidárias para as eleições.

Suspensão de processo

O Supremo Tribunal Federal (STF), sob relatoria do ministro Flávio Dino, determinou a suspensão do processo de eleição de um novo membro para o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA).

A decisão atende parcialmente a uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) movida pelo partido Solidariedade.

A ADI contesta dispositivos da Constituição Estadual e do Decreto Legislativo da Assembleia Legislativa do Maranhão, apontando possíveis irregularidades no procedimento de nomeação dos conselheiros do TCE-MA.

Suspensão de processo...2

Entre as irregularidades citadas estão a votação nominal e a indicação de candidatos com base em critérios considerados questionáveis, o que, segundo o partido, viola o princípio da simetria com o modelo federal e gera insegurança jurídica.

Os advogados Daniel Soares Alvarenga de Macedo e Rodrigo Molina Resende Silva, que assinam a ação, requerem a suspensão de certos critérios como a faixa etária de 35 a 70 anos para candidatos ao TCE-MA, a votação por voto secreto e a própria continuidade do processo eleitoral.

Carreira de Magistério

O deputado Rodrigo Lago apresentou indicação ao governo estadual propondo a criação da carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema).

O Iema tem desempenhado um papel fundamental na oferta de educação profissional e tecnológica de nível médio e superior em todas as modalidades no Estado. No entanto, desde sua criação, tem-se observado a necessidade de estabelecer uma carreira específica para os professores do IEMA, pontuou o deputado no texto da proposição.

A proposta do deputado visa garantir a qualidade do ensino oferecido pelo Iema, assegurando um quadro efetivo de professores especializados, especialmente em áreas não abrangidas pela carreira de Magistério da Educação Básica do Estado do Maranhão.

Além disso, a indicação busca aprimorar a contratação de professores temporários para atender demandas específicas dos campi e polos do instituto.

--------------------------------------------

Pão com Ovo
Pão com Ovo

O Golden Shopping Calhau tem programação especial para esta sexta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher. É que lá será apresentada a comédia Pão com Ovo, com a sátira das amigas Clarisse Milhomem e Dijé (foto). Elas estarão na Praça de Alimentação a partir das 19h30 e prometem um divertido espetáculo no evento gratuito

 ----------------------------------------------------------

Para escrever na pedra:

“A estupidez é infinitamente mais fascinante que a inteligência; a inteligência tem seus limites, a estupidez não!”. De Claude Chabrol.

TRIVIAL VARIADO

Novos emplacamentos: as vendas de carros, caminhões e ônibus cresceram quase 20% no primeiro bimestre deste ano, informou a Fenabrave.

Tome nota: a Mega-Sena 2696 sorteia hoje prêmio estimado em R$ 205 milhões, o maior do ano. As apostas podem ser feitas até as 19h.

Não será surpresa para esta coluna se Galvão Bueno desembarcar na festa dos 50 anos do empresário Alexander Carvalho, dia 16, no Condomínio Golden Green.

O jornalista José Salim Rosas está comemorando nesta terça-feira, 78 anos bem vividos.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.