(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH: NBA Basketball School

E mais: Palestra sobre dengue

PH

Registro da visita a São Luís do CEO da NBA Basketball School, Arthur Borelli
Registro da visita a São Luís do CEO da NBA Basketball School, Arthur Borelli

NBA Basketball School

Neste fim de semana, São Luís recebeu o CEO da NBA Basketball School, Arthur Borelli, e o gestor das unidades NBA em Teresina (PI), Pedro Lombarde, que estiveram na Sports Village, no Quintas do Calhau, dando detalhes do projeto que avança com mais de 200 unidades no Brasil e que acaba de chegar em São Luís.

Da palestra participaram pais, alunos do programa e técnicos já formados na metodologia NBA, como Luciano e Ronnie, além do co-fundador do projeto, o atleta empreendedor Alberto Goulart, e do sócio Ricardo Carreira.

Anúncio de viaduto

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), anunciou, no fim de semana, que a Prefeitura construirá o primeiro viaduto da cidade com recursos próprios do município.

Em publicação nas redes, o gestor apresentou uma maquete eletrônica da obra, mas não revelou onde ela será.

De qualquer maneira, a notícia agradou em cheio, uma vez que obras desse tipo e envergadura contribuem sobremaneira para melhorar o fluxo do trânsito e para modernizar a cidade.

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial é um dos assuntos mais comentados dos últimos anos e o impacto dela nas eleições municipais de 2024 no Brasil será inevitável.

A estimativa é de mais de 150 milhões de eleitores espalhados pelos 5,5 mil municípios do país em que serão disputados os cargos – e assim, deverão ser influenciadas pelas campanhas capitaneadas pelos recursos tecnológicos que reproduzem padrões de comportamento semelhantes aos humanos.

Inteligência Artificial...2

Pensando nos reflexos da IA diante de mais um processo eleitoral, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou uma resolução para regulamentar o uso dessa tecnologia durante as eleições a serem realizadas em outubro.

A resolução do TSE estabelece marcos regulatórios significativos. Entre os pontos mais impactantes está a proibição explícita de manipulação de conteúdo falso para criar ou substituir imagem ou voz de candidato, o que diretamente impede o uso de deepfakes com intenções maliciosas.

Municípios Mineradores

A segunda edição do Prêmio Municípios Mineradores será no dia 20 de março, no Auditório da Associação Brasileira dos Municípios (ABM), em Brasília (DF), para reconhecer o desempenho da gestão pública e boas práticas de governança em municípios com atividades de mineração.

O conjunto dos indicadores avaliados evidenciam a performance dos serviços públicos e quais os resultados para toda a população local. Destes, 24 municípios se destacaram, com três finalistas em cada categoria. Ainda, cinco municípios serão anunciados como destaques pelo desempenho médio regional, um de cada macrorregião do país.

Minas Gerais, Goiás e Pará concentram os 14 municípios finalistas em oito categorias.

Entre os destaques regionais há 27 classificados de 12 estados.

Palestra sobre dengue

No combate ao surto de dengue que assola o país, profissionais de saúde do Hospital do Servidor Estadual foram atualizados e reciclados em uma palestra proferida pelo médico infectologista Daniel Wagner Santos.

A palestra “Dengue: Perfil epidemiológico, diagnóstico e manejo da dengue” teve como objetivo alinhar e alertar os profissionais para os riscos, sintomas e tratamento da doença em diferentes perfis de pacientes.

Durante a apresentação, o médico infectologista abordou diversos aspectos cruciais relacionados à dengue, destacando o perfil epidemiológico atual da doença, seus sintomas característicos e as estratégias de manejo mais eficazes.

Sobre a dengue, doença viral transmitida principalmente pela picada do mosquito Aedes aegypti, tem sempre maior transmissão nos meses mais chuvosos do ano, apresentando maior risco de evolução desfavorável entre pacientes idosos e portadores de doenças crônicas (asma, bronquite, anemia falciforme, etc).

Rebeca Cutrim, coordenadora do Núcleo de Ed. Permanente HSE-HSLZ com os médicos Aminadabe Sousa, o palestrante Daniel Santos e Sílvia Mochel, diretora clínica da unidade de saúde
Rebeca Cutrim, coordenadora do Núcleo de Ed. Permanente HSE-HSLZ com os médicos Aminadabe Sousa, o palestrante Daniel Santos e Sílvia Mochel, diretora clínica da unidade de saúde

DE RELANCE

O avesso do avesso

Fazemos coro com Juliana Bublitz quando alerta que deveríamos estar preocupados em formar leitores com pensamento crítico, não em tirar de circulação livros que causam “incômodo”.

O escritor Jeferson Tenório, está certo quando diz que O Avesso da Pele, obra premiada e vendida para mais de 10 países, merece respeito.

O texto aborda um tema que deve, sim, ser tratado em aula: o racismo estrutural, aquele que vive em nós, mesmo que a gente não se dê conta.

No Rio Grande do Sul, a diretora de uma das principais escolas estaduais ficou revoltada ao encontrar no livro de Tenório – que integra o Programa Nacional do Livro e do Material Didático desde 2021 – trechos sobre sexo e palavras chulas.

A professora gravou um vídeo expondo a indignação, e as 200 edições da obra (que ela própria havia mandado comprar) acabaram sendo retiradas de circulação por alguns dias – a decisão foi revertida pela Secretaria Estadual de Educação, em um ato de lucidez.

O avesso do avesso...2

O livro faz parte da lista de obras que podem ser trabalhadas por professores com alunos do Ensino Médio. Não se trata de um texto sobre sexualidade, mas, ainda que fosse, em que ambiente você gostaria que seu filho adolescente conversasse sobre o assunto? Na rua? Ou na escola, sob o olhar cuidadoso do mestre?

Querer proteger os jovens de conteúdos considerados “inadequados” a partir de opiniões pessoais é um equívoco.

A diretora argumenta, com razão, que pais poderiam reclamar. Não duvido. O tema não é fácil de ser digerido. Ainda assim, ler O Avesso da Pele é uma oportunidade para discutir racismo e violência.

Termos “de baixo calão” não estão na história de forma gratuita. Eles são parte de uma realidade sobre a qual não devemos nos “escandalizar”, mas tentar compreender para mudar.

Indústria e pressão

A indústria de aço brasileira elevou a pressão contra o governo federal no que chama de “guerra assimétrica” da China.

Empresários e associações cobram taxações extras para a avalanche do aço chinês que entra no país e põe em xeque a siderurgia brasileira.

O setor estuda medidas e alguns segmentos já pediram apoio a parlamentares da região na interlocução com o governo federal, diretamente com as pastas mais ligadas a Lula.

O que o setor quer evitar, mas não descarta, é a possibilidade de demissões em massa e férias coletivas como enfrentamento da crise iminente.

Em vigor novo sistema de gestão do FGTS

O FGTS Digital, nova ferramenta de gestão do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, entrou em vigor na última sexta-feira. O sistema substituirá o Conectividade Social/Caixa, usado pelas empresas para enviar informações do FGTS dos empregados. Além de simplificar operações, o sistema permite que o empregador utilize o Pix para recolher o FGTS.

A nova plataforma aproveitará as informações de remuneração declaradas no eSocial, onde os débitos já são individualizados desde sua origem. Assim, os empregadores, ao fornecerem os dados contratuais e de folha de pagamento via eSocial, terão acesso a um sistema que permitirá mais rapidez na geração de guias, no cálculo de indenizações compensatórias e na obtenção de extratos detalhados por trabalhador, além da possibilidade de solicitar estornos e parcelamentos.

Ao todo, 4,5 milhões de empregadores vão usar a plataforma para gerir os dados de mais de 50 milhões de trabalhadores.

Ao apresentar a plataforma, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, disse que o novo sistema resultará em economia e em transparência tanto para patrões quanto para empregados.

Nova diretoria, pelos próximos dois anos, do Sindicato das Indústrias de Produtores de Cana, Açúcar e Álcool do Maranhão
Nova diretoria, pelos próximos dois anos, do Sindicato das Indústrias de Produtores de Cana, Açúcar e Álcool do Maranhão

Um novo ciclo

No dia 2 de março, em Campestre, foi realizada a assembleia geral do Sindicato das Indústrias de Produtores de Cana, Açúcar e Álcool do Maranhão e Pará (Sindicanalcool), marcando o início de um novo ciclo para a entidade.

Na ocasião, foi eleita nova diretoria que assumirá o comando do sindicato filiado à Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) pelos próximos dois anos.

Com um amplo apoio dos membros, a chapa encabeçada por Milton Campelo e o vice-presidente, Fernão Zancaner, foi eleita para liderar o Sindicanalcool de 2024 a 2026. Campelo, figura de grande destaque e reconhecimento no setor, assume a presidência do sindicato, trazendo consigo uma vasta experiência e um compromisso com o desenvolvimento e fortalecimento da indústria canavieira na região.

Um novo ciclo...2

Acompanhando Campelo e Zancaner, a diretoria conta com industriais do setor comprometidos com o avanço do sindicato.

Antônio Francisco assume o papel de diretor Financeiro, enquanto Cintia Ticianeli o de diretora de Representação Institucional.

O sindicato também comemora a inclusão da diretoria de Assuntos Jurídicos e Internacionais, agora liderada por Yasmine Izar, um marco significativo para a representação dos interesses do setor em âmbitos nacional e internacional.

Outro motivo de celebração para o sindicato foi a adesão da Inpasa, uma promissora indústria de etanol, proteína e óleo de milho, que atualmente está em fase avançada de obras em Balsas.

A Inpasa, ao se associar ao Sindicanalcool, reforça o compromisso mútuo com o desenvolvimento sustentável do setor e contribui para uma maior integração entre os diversos agentes envolvidos na cadeia produtiva.

Para escrever na pedra:

“O pensamento positivo pode vir naturalmente para alguns, mas também pode ser aprendido e cultivado. Mude seus pensamentos e você mudará seu mundo”. De Norman Vincent Peale.

TRIVIAL VARIADO

Veto a paródias: chegou ao fim o tempo da mutilação de músicas conhecidas para a conversão em jingles eleitorais sem consentimento dos autores.

O Tribunal Superior Eleitoral aprovou norma que dá aos artistas o direito de vetar o uso de suas obras por candidatos.

Tendência: a produção de energia solar no País cresceu 52,4% em janeiro, mostram dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica.

Tributação zero: o Senado analisa a isenção de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores para carros com mais de 20 anos.

Ano de eleição: o número de eleitores com 16 e 17 anos cresceu 14,22% em relação ao último pleito municipal, realizado em 2020.

Quem está mudando de idade nesta segunda-feira é Itaquê Mendes Camara. Apesar da cobrança dos amigos ele adiou a comemoração para outra data ainda a ser marcada.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.