(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH: Confraria no Restaurante do Senac

Leia também: Adriana Bosaipo no ‘Degustasom’

PH

Confraria no Restaurante do Senac
Confraria no Restaurante do Senac

NASCIDO em 29 de fevereiro, o escritor José Jorge Leite Soares só comemora a data de quatro em quatro anos. Hoje, ele celebra a data com os amigos da Confraria liderada por José Walter Maciel, no Restaurante do Senac. Na foto, ele é visto entre Carlos Gaspar e Celso Gonçalo de Sousa

 -----------------------------------------------------------------------------------------------

Feminicídio em queda

O Maranhão registrou a terceira maior queda no índice de feminicídio entre os demais estados brasileiros, alcançando uma redução de cerca de 32% no ano de 2023, quando estabelecida comparação com o ano anterior, conforme dados do Ministério da Justiça.

A queda reflete a efetividade das ações executadas pelo Sistema de Segurança Pública.

Nas redes sociais, o governador Carlos Brandão celebrou o resultado, revelando que também houve protagonismo entre os estados nordestinos. O resultado evidencia que o Maranhão está na contramão de 14 estados brasileiros.

Além disso, a redução observada em 2023 destacou mais dois pontos significativos: o estado teve a maior queda em cinco anos e está muito à frente do país, cujo índice de redução de crimes de feminicídio é inferior a 1%, especificamente 0,55%.

Mundial de robótica

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Nordman Wall, e a diretora do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), Cricielle Muniz, reuniram-se para tratar de ações conjuntas com foco no mundial de robótica – Fira Roboworld Cup na Summit 202.

O evento será realizado de 3 a 10 de agosto, em São Luís. Entre as ações está o lançamento do edital para seleção de intérpretes, nos idiomas inglês e espanhol, além de apoio técnico para arbitragem em robótica, que irão atuar no campeonato mundial.

O edital tem como foco atrair professores e estudantes interessados em atuar no evento. A ideia é oferecer suporte linguístico e técnico, garantindo uma participação mais qualificada e eficiente das equipes na competição.

Doação de sangue

A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), campanha de doação de sangue na sede do Parlamento Estadual.

Com o tema “Doar sangue é um ato de amor”, a iniciativa teve como objetivo reforçar o estoque de bolsas do hemocentro.

Uma unidade móvel do Hemomar foi instalada no hall do Palácio Manuel Beckman e permaneceu por todo o dia à disposição daqueles que se dispuseram a doar.

A diretora de Saúde e Medicina Ocupacional da Alema, Ana Lúcia Ferreira Rocha, disse que a campanha de doação de sangue é uma das mais importantes, uma vez que um simples ato pode salvar muitas vidas.

Banheiros e vestiários

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou proposta que proíbe o uso de banheiros e vestiários, em escolas públicas e privadas, por pessoas “cujo sexo de nascimento seja diferente do sexo da destinação do banheiro ou vestiário”.

O PL do senador Magno Malta recebeu parecer favorável do senador Zequinha Marinho e segue agora para a Comissão de Educação (CE).

Na avaliação do relator, o projeto reafirma consensos sociais estabelecidos sobre a separação de sexos no uso de sanitários, além de proteger meninas de situações vexatórias.

Para ele, permitir o convívio de meninos e meninas nos mesmos vestiários ofende a dignidade e integridade psíquica e moral das crianças, que são protegidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

------------------------------------------------------------------------------------------

Nova clínica

A capital maranhense ganha, nesta sexta-feira (1), um novo espaço voltado para a beleza.

Trata-se da Polyana Dominici Clínica de Estética Avançada, que abrirá as portas no Edifício Millenium, na Avenida dos Holandeses, na Ponta do Farol, com coquetel de inauguração confirmado para as 19h.

A clínica não é apenas mais um espaço do gênero a ser inaugurado em São Luís. Ao contrário, é um cuidadoso e amplo projeto de excelência que englobará a expertise de diversos profissionais gabaritados, incluindo dentistas especializados em harmonização, médicos, biomédicos e psicólogos.

Nova clínica...2

A Clínica vai oferecer ampla gama de tratamentos estéticos, desde cuidados faciais e corporais até procedimentos avançados de rejuvenescimento, todos realizados por especialistas de alta qualificação que utilizam somente tecnologias de ponta.

Os aparelhos mais eficientes estarão naquele espaço como um diferencial em benefício da cidade.

Polyana Dominici é administradora e estudante de Medicina. Ela empregou toda a sua garra e determinação para inaugurar uma nova era no campo da estética no Maranhão.

Por onde passou, aliás, imprimiu sua marca de ousadia e eficácia, a exemplo de seu trabalho como gerente de concessionárias como Mercedes-Benz, Audi e BMW, às quais associou seu nome por mais de uma década.

Polyana Dominici está à frente do projeto, associada a diversos profissionais gabaritados
Polyana Dominici está à frente do projeto, associada a diversos profissionais gabaritados

 ------------------------------------------------------------------------------------------

DE RELANCE

Bosaipo no ‘Degustasom’

Adriana Bosaipo é quem fará a abertura do show que o cantor Rick, da dupla com Renner, fará na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), durante o ‘Degustasom: uma Noite de Harmonia”, evento confirmado para o dia 7 de março, às 21h, véspera do Dia Internacional da Mulher.

O show da também compositora será em formato intimista, com piano, bateria e voz.

“No repertório, nós teremos os clássicos da música brasileira. Será um show para proporcionar um momento de total harmonia entre o melhor da música, da gastronomia e dos vinhos”, frisa a artista, que em 2022 participou do programa The Voice Brasil, da Rede Globo.

Bosaipo no ‘Degustasom’...2

O ‘Degustasom’ é uma iniciativa das empresas AmoVinho Bistrô & Adega e Ilha Eventos e os ingressos estão disponíveis na Bilheteria Digital, AmoVinho (Parque Shalon) e AABB.

O evento será com tudo incluido a noite toda e contará com o suporte de sommeliers convidados. O buffet será assinado por Rossetti, sob o comando de Sarah e Célia Rossetti.

O cantor Rick, que está em turnê nos Estados Unidos apresentando shows com essa mesma temática, desembarcará em São Luís exclusivamente para o evento.

Mudanças no secretariado

Eduardo Braide, prefeito de São Luís, comunicou, ontem, uma reforma no seu secretariado.

E as mudanças começaram pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SEMAPA). Alessandra Pontes assume o cargo, sucedendo Liviomar Macatrão.

Pelo que se comenta, há indícios de que o prefeito planeja antecipar ajustes em secretarias cujos titulares manifestam interesse em concorrer nas eleições de 2024.

Alexandre Pires na Ilha

Uma das maiores bandas de pagode do Brasil, ‘Só Pra Contrariar’ chega com a turnê “O Último Encontro”, que marcará a despedida de Alexandre Pires do grupo, e a emoção paira no ar.

Esse grande espetáculo será realizado no dia 6 de julho.

Dia de Mobilização

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, participou da reunião conduzida pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e pela Ministra Nísia Trindade, em Brasília.

Os gestores estaduais conheceram mais detalhes da operacionalização do Dia D de Mobilização Nacional Contra a Dengue.

A ação será realizada neste sábado (2) em todo o país.

O Dia D de Mobilização Nacional Contra a Dengue prevê ações de reforço de prevenção e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti nos estados e municípios. A ação contribuirá tanto para evitar novos focos do mosquito quanto para reduzir o risco de adoecimento da população.

NBA Basketball School no MA

Arthur Borelli, CEO da Think Sports é responsável por gerenciar as atividades do programa NBA Basketball School no Brasil, estará em São Luís no dia 2 de março para uma palestra, às 9h30, na Sports Village, no bairro Quintas do Calhau.

Ele vem a convite dos empresários Ricardo Carreira e Alberto Goulart, que passam a representar a franquia da NBA Basketball School no Maranhão, um dos programas da marca NBA com atuação global e que tem como propósito compartilhar o método de ensino do basquete de maior sucesso no mundo com crianças e jovens de todo o país.

NBA Basketball School no MA...2

O programa visa à aplicação do método em clubes sociais e em escolas que tenham interesse em oferecer a modalidade para seus alunos como uma atividade extracurricular.

Em São Luís, as atividades serão realizadas na Sports Village, agora unidade licenciada NBA Basketball School.

Reabertura do Casarão

Um dos endereços musicais mais movimentados do Centro Histórico de São Luís aos domingos está de volta à agenda cultural.

Após um período de recesso para o Carnaval, o Casarão Colonial reabre suas portas neste domingo (3), às 16h, com programação especial incluindo o show do cantor Álvaro Neto, direto de Teresina (PI).

Além de Álvaro Neto, o espaço vai receber os grupos Samba de Reis e Argumento, bem como os DJs Arsênio Filho e Dyogennes.

Cantor, músico e compositor, Álvaro Neto, que começou a carreira profissionalmente aos 15 anos de idade, é o convidado especial do domingo.

Ele vai para a Rua Afonso Pena com o mesmo pique com o qual agitou os municípios maranhenses no Carnaval, a exemplo de Caxias, Coroatá, Timbiras, Codó, Alto Alegre, Brejo e Coelho Neto.

Negação de provimento

A Procuradoria Geral Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reafirmou a posição do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão em relação às cotas de gênero, ao emitir parecer ontem.

O Ministério Público Eleitoral (MPE) negou provimento a um recurso que buscava reverter a decisão do TRE contra o partido União Brasil, encabeçado pelo deputado Neto Evangelista.

O parecer do MPE reitera o entendimento do TRE, que considerou, por maioria, improcedente a ação contra o União Brasil, não reconhecendo suposta fraude na cota de gênero nas eleições de 2022.

 ------------------------------------------------------------------------------------------------------

Alexandre Brandão e Mariana, casal de grande charme nos salões movimentados de São Luís
Alexandre Brandão e Mariana, casal de grande charme nos salões movimentados de São Luís

Para escrever na pedra:

“Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome”. De Clarice Lispector.

TRIVIAL VARIADO

Nesta quinta-feira, a Indústria Naval do Maranhão dá mais um importante passo! As empresas maranhenses Internacional Marítima e Bate Vento, apresentam o primeiro Catamarã-Ferry, de tecnologia totalmente avançada, já construído no Maranhão.

Tome nota: o evento acontecerá a partir das 8 horas, na Marina AVEN - Pier Massari, na Ponta d´Areia.

Deputados articulam uma reação às recentes investigações da Polícia Federal contra integrantes da Câmara. Líderes defendem a tramitação de propostas que mudem a Constituição para exigir que o início das investigações contra parlamentares seja submetido ao Congresso e tirar os inquéritos da alçada do Supremo Tribunal Federal.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.