(Divulgação)

COLUNA

Sexo com Nexo
Sexo com Nexo por Mônica Moura, sexologia clínica e Educação sexual.
Sexo com Nexo

Vou te contar 10 erros sobre a sexualidade que você não pode seguir acreditando

(Vamos entender o porquê?)

Mônica Moura/Sexologia clínica e Educação sexual

Mônica Moura/Sexologia clínica e Educação sexual.
Mônica Moura/Sexologia clínica e Educação sexual. (Divulgação)

Erro 1: A masturbação é prejudicial à saúde.

A masturbação é uma parte normal e saudável da sexualidade. Na medida certa, ela vai aliviar o estresse, e melhorar o sono, além de ser um excelente exercício de autoconhecimento.

Erro 2: Fazer muito sexo leva à perda de vitalidade.

Pare com isso! Não há evidências científicas que comprovem que a atividade sexual regular prejudica a vitalidade. A verdade é que quanto mais prazerosa for a sua vida sexual, maior será o seu bem-estar emocional e físico. Consequentemente, você vai se sentir cada vez mais disposto.

Erro 3: As mulheres não gostam de sexo tanto quanto os homens.

Afirmação de 5 séculos atrás, né? Mulheres sempre puderam desfrutar do sexo tanto quanto os homens, e é importante reconhecer a diversidade nas experiências sexuais. Assim como nos homens, as suas preferências também variam amplamente.

Erro 4: Sexo durante a menstruação é prejudicial.

Prejudicial para os lençóis de cama, gente. Ter relações sexuais durante a menstruação é seguro para a maioria das pessoas e não é prejudicial à saúde. Algumas pessoas até experimentam alívio de cólicas menstruais após o orgasmo.

Erro 5: O tamanho do pênis determina a satisfação sexual do casal.

A satisfação sexual não está diretamente relacionada ao tamanho do pênis. Alguns pênis podem até machucar nas penetrações mais profundas. A comunicação, intimidade emocional e habilidades sexuais são mais importantes para a satisfação a dois.

Erro 6: Um clitóris maior está associado a uma maior capacidade de sentir prazer.

O tamanho do clitóris não determina a sensibilidade nem a satisfação da mulher. O foco deve estar na comunicação, estimulação adequada e respeito às preferências individuais, entende?

Erro 7: A camisinha tira o prazer.

Não tira não. O seu uso é vital para prevenir a transmissão de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e gravidez indesejada. Ela pode ser aliada inclusive no controle da ejaculação. Existem diferentes tipos e tamanhos de preservativos. Encontrar um que seja mais confortável pode ser a chave! 

Erro 8: As pessoas idosas não têm interesse ou capacidade para atividade sexual.

Cá. Cá. Cá. O sexo pode ser vivido e apreciado em qualquer idade. Muitas pessoas idosas continuam a ter uma vida sexual satisfatória, tá? A saúde e a satisfação sexual não são exclusivas da juventude.

Erro 9: Conversar sobre preferências sexuais é inadequado.

Falar sobre preferências, limites e consentimento é essencial para relações sexuais saudáveis. Conversar sobre desejos e necessidades mútuas fortalece a intimidade e dá um upgrade no serviço de quarto.

Erro 10: Educação Sexual estimula o sexo mais cedo.

Apesar da resistência em conversar sobre o tema, a educação sexual é crucial para promover relações saudáveis, prevenir doenças e gravidez indesejada, além de promover o respeito e consentimento. Falar sobre afetos, discriminação e estigmatização, também melhora as relações humanas. Somos diversos e todos merecem respeito, independentemente do gênero, identidade e/ou orientação sexual.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.