Semana do gato

Mitos sobre gatos que todo dono de gato precisa evitar

Os felinos são frequentemente alvo de equívocos que afetam não só a percepção que temos deles, mas também a forma como cuidamos deles.

Publipost / Terra Zoo

Atualizada em 18/03/2024 às 11h50
(Divulgação / Terra Zoo)
(Divulgação / Terra Zoo)

Muitas vezes, mitos acabam sendo passados de geração em geração e se tornam cada vez mais aceitos como verdades absolutas. No caso dos gatos, isso não é diferente.

Os felinos são frequentemente alvo de equívocos que afetam não só a percepção que temos deles, mas também a forma como cuidamos deles.

Por isso, a Terra Zoo, loja especialista em cuidado animal, além de estar com descontos exclusivos em produtos para os felinos na Semana do Gato, trouxe alguns mitos que devemos evitar.

Gatos não gostam de tomar banho

Apesar de serem animais extremamente higiênicos, os gatos não precisam de banhos frequentes, pois se limpam constantemente com a língua, removendo sujeiras e impurezas. 

(Divulgação / Terra Zoo)
(Divulgação / Terra Zoo)

O banho só é necessário em casos específicos, como orientado por um veterinário ou quando o seu felino estiver com um excesso de sujeira acumulada. Consulte o seu médico veterinário e agende uma consulta no Banho e Tosa da Terra Zoo. Você pode fazer um agendamento através do contato e conferir o local e disponibilidade. 

Os serviços do Banho e Tosa Terra Zoo atendem todas as necessidades que os pais de felino precisam, garantindo o bem-estar do bichano durante o banho.

Gatos têm 7 vidas

Esse é um dos mitos mais conhecidos sobre os felinos. Embora sejam ágeis e tenham habilidades impressionantes, eles não são imortais. Quedas de grandes alturas, por exemplo, podem causar graves lesões e até mesmo a morte.

Gatos são completamente independentes

Embora os gatos sejam conhecidos por sua independência, eles ainda precisam de cuidados e atenção. Os tutores são responsáveis por garantir uma alimentação adequada, cuidados veterinários e um ambiente seguro para seu bem-estar. 

(Divulgação / Terra Zoo)
(Divulgação / Terra Zoo)

Fique atento aos primeiros cuidados ao adotar um felino, a médica veterinária da Terra Zoo, Dra. Débora Campos, reforça: “Para a melhor adaptação do gato no seu ambiente, o tutor deve estabelecer uma rotina gradual, oferecer um espaço seguro e confortável, ficar atento à alimentação do felino, oferecendo produtos de qualidade e benéficos para o animal e principalmente estimular atividades físicas e mentais, que vão ajudar no desenvolvimento desse gato.”

Sachê faz mal para os felinos

Os sachês são uma opção saudável de alimentação para gatos, pois são ricos em nutrientes e ajudam a manter a hidratação, prevenindo doenças renais e urinárias. 

(Divulgação / Terra Zoo)
(Divulgação / Terra Zoo)

Na Terra Zoo, você encontra várias opções de sachês para o seu bichano, inclusive o querido por todos gateiros, o Churu

(Divulgação / Terra Zoo)
(Divulgação / Terra Zoo)

Com diversos sabores disponíveis, o petisco cremoso Churu possui diversos benefícios, ele ajuda na hidratação, com a falta de apetite, diminuição do estresse, controle de peso, administração de medicamentos e até corte de unhas. Você encontra esse produto nas lojas e no site da Terra Zoo.

Gatos precisam de acesso à rua para serem felizes

Embora os gatos gostem de explorar e caçar, é possível proporcionar um ambiente estimulante e seguro dentro de casa. Investir em brinquedos, arranhadores e espaços verticais pode satisfazer seus instintos naturais. 

(Divulgação / Terra Zoo)
(Divulgação / Terra Zoo)

Na semana do gato, a Terra Zoo está com diversas promoções no site com descontos exclusivos, em diversos produtos para gatos, aproveite porque essas ofertas são até durar o estoque. Você encontra diversos produtos para estimular o espírito de caça dos bichanos.

Gatos tomam leite

Ao contrário do que muitos pensam, leite de vaca não é adequado para gatos adultos, pois muitos deles se tornam intolerantes à lactose com o tempo. O leite materno é importante apenas nos primeiros meses de vida. 

É importante reforçar que com a alimentação correta você pode prolongar o bem-estar e garantir anos de vida do seu felino. Consulte o seu veterinário, você também pode marcar uma consulta caso note algo peculiar no seu gato, a Terra Zoo tem os melhores profissionais que podem ajudar você no que precisa, marque um agendamento através do contato: 98 3248-9555

Agora uma verdade: Gatos são únicos

Desvendar esses mitos é fundamental para compreendermos melhor nossos amigos felinos e garantir que recebam os cuidados adequados. Afinal, um gato saudável e feliz é resultado de informações corretas e atenção dedicada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.