(Divulgação)

COLUNA

André Siqueira
Cineasta de Formação, estudou Psicologia e Marketing até fundar a startup Viu Review, criadora do "Indika".
Indika.TV

"Treta" na Netflix

Olá leitor, estou muito feliz em poder dividir com você que a partir de hoje, toda sexta-feira, trarei uma dica de filme ou de série especialmente separada para você aproveitar o seu final de semana.

André Siqueira

Atualizada em 16/02/2024 às 15h04

Olá leitor, estou muito feliz em poder dividir com você que a partir de hoje, toda sexta-feira, trarei uma dica de filme ou de série especialmente separada para você aproveitar o seu final de semana.

E para começar, vamos de uma minissérie da Netflix que simplesmente dominou nas três primeiras premiações desse ano: o Globo de Ouro, o Critics Choice e o Emmy Awards; mas atenção: se você assistir 2 episódios de "Treta", sua percepção será uma. Se você assistir 7, será outra e você assistir toda temporada você vai entender perfeitamente a razão pela qual ela levou mais de 36 prêmios enquanto escrevo essa análise.

Criada pelo sul-coreano Lee Sung Jin (um dos roteiristas do inesquecível "Silicon Valley"), "Treta" já pode ser considerada uma das melhores produções da Netflix de todos os tempos — mas te adiando: essa opinião não será uma unanimidade, pois a trama, para alguns, pode parecer esquisita demais, um pouco maçante em alguns episódios e com um final, digamos, fora do usual, ao ponto de exigir muita reflexão para embarcar na proposta do seu criador. 

Veja, acompanhar a história de dois estranhos que se envolvem em uma briga de trânsito, passam a se perseguir e provocar um ao outro, não é algo tão criativo assim, mas a maneira como isso tudo se transforma em uma verdadeira provocação, inteligente eu pontuaria, sobre "causa e consequência", isso sim, é! 

Além, obviamente, de ser um olhar dos mais interessantes sobre a raiva e suas implicações nas relações humanas no mundo moderno — algo que encontramos nas camadas mais profundas de "Parasita", lembram?

Na história, Danny Cho (Steven Yeun) é um empreiteiro frustrado com sérios problemas financeiros e de auto-estima. Amy Lau (Ali Wong) é uma empresária bem-sucedida, casada e com uma realidade muito diferente de Danny, mas nem por isso mais fácil. O caminho desses dois mundos acaba se cruzando inesperadamente após um desentendimento no trânsito. A raiva causada pelo incidente e o desejo de vingança que toma conta dos dois vão, pouco a pouco, consumindo suas mentes e trazendo consequências caóticas às suas vidas. Dá só uma olhada no trailer:

A partir de um olhar mais cuidadoso, é possível afirmar que a minissérie pode ser considerada imperdível por vários motivos, mas provavelmente o primeiro que vai te chamar atenção será o roteiro — original na “forma” e instigante no “conteúdo”, o roteiro do próprio Jin oferece uma visão diferente sobre um tema tão comum só que com um texto muito bem escrito, inteligente, e que sabe explorar com sensibilidade as nuances psicológicas dos personagens quando tomados pela raiva.

Aqui não se trata apenas dos atos, é importante ressaltar, mas também dos gatilhos que impulsionam um ser humano a agir de forma irracional, consumido pelo sentimento de vingança a qualquer custo, em pleno século XXI.

"Beef" (no original) é um excelente drama com toques de humor non-sense para dar o play e esquecer (ou lembrar demais) da vida! 

Vale muito o seu play!

Se você quiser uma análise ainda mais profunda, clique nesse link: https://indika.tv/serie/1327-treta

Ou ainda, se você preferir receber recomendações personalizadas, basta clicar em indika.tv, fazer seu cadastro e tudo que você vai gostar de assistir estará na sua tela sempre que precisar. Eu garanto!

Nos vemos na semana que vem!

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.