(Divulgação)
COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH Revista: Beatriz Goulart vai celebrar 15 anos com balada

E mais: Veja a arte das camisas do PH Revista

PH

Atualizada em 13/01/2024 às 19h31

CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA

Capa do PH Revista
Capa do PH Revista

A bela jovem Beatriz Goulart, que no próximo dia 18 comemora 15 anos com uma balada no Terraço Morinda, no Calhau, fez um ensaio fotográfico com Antonio Marcus Bento (leia-se Marcus Studio), e é o destaque de Capa do PH Revista deste fim de semana

 --------------------------------------------------------------------

Só após o Carnaval

Mal nos livramos das repetitivas perguntas de final de ano e uma nova toma conta do pedaço: “Tá animado para o Carnaval?”

São essas “reprises” (todo ano acontece a mesma coisa) que fazem São Luís ser uma festa constante.

Agora, por exemplo, tudo está sendo adiado para após o Carnaval, como se diante de tantos problemas pessoais e sociais tivéssemos tempo para adiar alguma coisa, a menor que seja.

Mas o que fazer? Resta entrar no ritmo e esperar com paciência, até porque sabemos que embora oficialmente o ano comece no dia 1º de janeiro, na prática não é bem assim: só começará pra valer depois do Carnaval.

Por falar nisso: “Tá animado pro Carnaval?”

Fuga da verdade

Não haveria nenhum mal nesse eterno ritmo de festa, se o país caminhasse direitinho e não usasse as festas como desculpa para ficar adiando tudo.

Como, aliás, faz com ou sem festa no meio do caminho.

Pessoalmente, as festas funcionam de maneira diferente para cada um de nós, mas no inconsciente coletivo é a melhor forma de fugir da verdade, de enxergar o que realmente nos cerca e do quanto podemos e devemos fazer. Cada vez mais.

A alegria da festa, de qualquer festa, só é completa se estiver acontecendo dentro de cada um de nós.

Não adianta botar o bloco na rua e sair perseguindo uma alegria, uma festa que só acontece externamente.

A festa da vida

Para que a festa, a alegria, o Feliz Natal, o Feliz Ano Novo, o animado Carnaval, sejam de total e completa satisfação, é fundamental estar consciente de que esse tipo de festa é coisa passageira.

A festa maior só acontecerá quando não precisarmos fugir da verdade, escondidos dentro de uma fantasia ou atrás de um sorriso festeiro que é apenas aparente.

A festa mais completa e mais importante é a que se coloca para cada um de nós no dia-a-dia.

Uma festa que nós, apenas nós, podemos fazer melhor para todos.

É a festa da vida

Em ritmo de festa

Primeiro, o que se ouvia o dia inteiro era Feliz Natal. Depois veio a fase do “Feliz Ano Novo”. Nem deu tempo de permitir descanso aos ouvidos para novas (?) e repetidas frases entrarem no cenário: “Foi bem de Natal”? “Foi bem de Ano Novo”?

Como se a maioria das pessoas que nos desejam ou perguntam isso estivesse realmente interessada em saber as respostas verdadeiras, e nós também tivéssemos interesse em responder o que realmente nos vai à alma, e não um “tudo bem” forçado, mesmo que nada tenha sido tão bem.

Respondemos para ficarmos livres do lugar comum em que se transformam essas perguntas que parecem ter algum interesse, mas são completamente desinteressantes.

Pergunta-se só por perguntar. Responde-se só por responder.

 Coisas da noite

Meu velho amigo Marcelo Silva, que vai ser avô – a filha de 15 anos está grávida de dois meses – separado da mulher recentemente, chegou dançando e perfumado num bar da Península da Ponta d´Areia.

Uma das mulheres que costumam frequentar o bar no sábado, dias depois, achou seu telefone e convidou-o para visitá-la na sua casa. Era comissária de voo divorciada de um piloto, ambos aposentados e morando há pouco tempo na Ilha.

Marcelo, precavido, pediu uma foto pela internet para ver se lembrava da moça do bar. Viu e gostou. E foi visitá-la, como combinado, já que também procura uma nova namorada. Na porta, o susto. Era plástica e botox pelo rosto todo. A foto era dela quando jovem, e não agora.

Nosso amigo foi pra casa certo de que conheceu, em São Luís, o que o mundo todo procura: a aeromoça do 14 Bis.

 Só após o Carnaval

Mal nos livramos das repetitivas perguntas de final de ano e uma nova e também chatíssima toma conta do pedaço: "Tá animado para o Carnaval"?

São essas "reprises" (todo ano acontece a mesma coisa) que fazem São Luís ser uma festa constante.

Agora, por exemplo, tudo está sendo adiado para após o Carnaval, como se diante de tantos problemas pessoais e sociais tivéssemos tempo para adiar alguma coisa, a menor que seja.

Mas o que fazer? Resta entrar no ritmo e esperar com paciência, até porque sabemos que embora oficialmente o ano comece no dia 1º de janeiro, na prática não é bem assim: só começará pra valer depois do Carnaval.

Por falar nisso: "Tá animado pro Carnaval"?

Roupas de domingo

Não imaginei que um dia eu seria como sou hoje: triste. Talvez por ser distraído não notei que sempre fui triste.

Longas noites de chuva de asmático destino, tardes intermináveis sem companhia, anos que se passaram levando tudo embora.

A alegria espiava pela janela e às vezes vinha era quando eu alardeava uma conquista para disfarçar o tempo em que fiquei fora.

Seria sina do indivíduo ou do genoma esse clima de apocalipse? Por isso busco nas imagens poéticas um paliativo.

Roupas de domingo. Aguardo a saída da missa. Ela vem, devota, de véu sobre a fita, sapatinho de verniz com laço de rosa.

E o sorriso, que me cura.

 DE RELANCE

PH Revista e Almoço

O tema mais badalado deste fim de semana está sendo a edição 2024 do Almoço de Carnaval do PH Revista, um evento só para convidados com a grife desta coluna e do PH Revista e o apoio do Grupo Mirante.

É que neste sábado e no domingo (14), durante o dia todo, as desejadas camisetas-convites para acesso ao Almoço estão sendo entregues aos foliões mais elegantes da cidade e que movimentam a vida social de São Luís há quatro décadas, sempre com muita alegria e animação.

Este ano, o Almoço que nos últimos anos migrou para o Araçagi, está de volta ao centro da folia nesta Capital. E vai ser realizado no luxuoso Mezzanino do Rio Poty Hotel & Resort, a partir das 14h do dia 27 de Janeiro.

PH Revista e Almoço...2

As camisetas-convites que começaram a ser entregues neste sábado (13) num dos salões do Mezzanino do Rio Poty Hotel & Resort, onde só é permitido o acesso das pessoas convidadas por Teresa Martins para esse grande evento cuja primeira edição, foi realizada no antigo La Bohème, no centro da cidade, nos anos 80 do século passado.

O almoço que começou com menos de uma centena de convidados, foi crescendo e mudando de lugar. Saiu do La Bohème para a Boate Genesis, depois migrou para o Espaço Renascença. Em seguida foi para Hotel Sofitel e, por último, para o Palazzo Eventos.

Este ano, o palco do Almoço, com os requintes de sempre, será o Rio Poty Hotel & Resort, na área mais nova do empreendimento, à qual o acesso poderá ser feito por elevador ou pela bonita escadaria que dá acesso ao Mezzanino

PH Revista e Almoço...3

Vale lembrar que os convidados para o almoço deste ano são os mesmos de sempre, salvo algumas alterações com a inclusão de novos nomes de parentes e amigos dos tradicionais integrantes da lista.

Ou seja, o Almoço continua sendo um evento fechado, só para as pessoas que fazem parte da lista de convidados da Coluna PH e do PH Revista.

Para acesso aos salões é preciso ter o nome na lista de convidados e estar usando a camiseta-fantasia do evento, que está sendo entregue neste fim de semana no Rio Poty Hotel & Resort.

É claro que a maioria das mulheres fará produções maravilhosas customizando as camisetas com o tema da festa, que este ano é inspirada nas belezas do Brasil, desde a Mata Atlântica passando pelo Pantanal até a Amazônia.

As lindas camisetas criadas por Jovelino Furtado em exposição no Rio Poty Hotel & Resort
As lindas camisetas criadas por Jovelino Furtado em exposição no Rio Poty Hotel & Resort

Mais Saúde e Educação

Um convênio que acaba de ser firmado sela uma parceria entre três marcas que são sinônimos de excelência.

Trata-se da parceria entre o Centro Universitário UNDB e as empresas de saúde do Grupo Mercúrio: Natus Lumine Hospital e Maternidade e Laboratório Lacmar.

Sob os termos do convênio, colaboradores e parceiros do Laboratório Lacmar e do Natus Lumine Hospital e Maternidade serão beneficiados com descontos nas mensalidades dos cursos oferecidos pela UNDB.

Essa medida busca não apenas facilitar o acesso à educação de qualidade, mas também incentivar a formação contínua e o desenvolvimento de profissionais do setor de saúde dessas empresas.

Divulgação/Danielle Vieira

Mais Saúde e Educação...2

Além disso, o convênio prevê a formalização de futuros programas de empreendimentos na área de saúde, abrindo portas para que alunos da UNDB possam obter experiência prática e conhecimento no ambiente real de trabalho, tanto no ambiente hospitalar do Natus Lumine, quanto do laboratorial no Lacmar; duas empresas com tecnologia de ponta em suas respectivas áreas.

O acordo representa mais do que uma simples parceria entre duas organizações. É uma integração importante entre as áreas de saúde e educação, destacando o papel essencial que tais colaborações influenciam na promoção do desenvolvimento profissional e na melhoria contínua dos serviços de saúde em nosso Estado.

Nova Carteira de Identidade

Terminou na quinta-feira (11) o prazo para a obrigatoriedade da emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).

A partir de agora, todos os estados vão substituir o número do RG pelo CPF como registro geral.

Com a implementação do documento, cada cidadão brasileiro poderá usar apenas o CPF como número de identificação pessoal, segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Nova Carteira de Identidade...2

A data coincide com o limite definido pela Lei nº 14.534/23, que determina o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como o número do registro geral da carteira de identidade.

O novo decreto também estabelece diretrizes para a proteção de dados e ainda cria um único caminho para identificação nos cadastros feitos pela Administração Pública Federal. 

De acordo com a pasta, até o momento, mais de dois milhões de novas carteiras de identidade já foram emitidas.

Maranhão, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Piauí, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Goiás, Amazonas, Acre, Minas Gerais, Paraná, Distrito Federal, Pernambuco, Rondônia, Paraíba, Sergipe e São Paulo já iniciaram o procedimento de troca.

A ampliação do prazo da obrigatoriedade da emissão atende a um pedido dos estados.

O limite anterior era até 6 de dezembro.

Mudanças com a nova identidade

O novo documento vai comprovar a autenticidade da identificação por meio de um QR Code que também permite saber se a CIN foi furtada ou extraviada.

A atualização das informações no CPF pode ser feita gratuitamente pela internet, pelo aplicativo GOV.BR.

A segunda via, no entanto, será paga e a taxa vai variar de estado para estado.

O cidadão terá a opção de escolher a nova identidade em policarbonato (plástico), além do formato digital, que também fica disponível no aplicativo GOV.BR.

O Ministério da Gestão está prestando apoio técnico aos estados para a efetivação do serviço.

O som do mar?

Que saudade do tempo em que a gente pisava na areia, abria a cadeira e o guarda-sol e passava o dia ali, ouvindo o som... do mar!

Que saudade de escutar apenas o chuá-chuá das ondas, entrecortado aqui e ali pela buzina do vendedor de picolés ou pelo tec-tec do frescobol.

Ninguém era obrigado a aturar a música alheia.

O sossego acabou.

Exemplo paulista

A prefeitura de Guarujá, no litoral paulista, é que está certa: depois de uma ação educativa, com base no Código de Posturas Municipal (que proíbe o uso de equipamentos sonoros na faixa de areia), o órgão endureceu a fiscalização: desde o início da semana, passou a apreender as caixas de som ligadas à beira-mar.

Detalhe: na fase educativa, só no período de festas de final de ano, a cidade registrou 4.711 aparelhos do tipo nas suas praias.

Se a gente parasse para contar aqui, dependendo do lugar, não seria muito diferente. Seria até pior.

Exemplo paulista...2

Eu sei que é polêmico escrever isso e que muita gente não só gosta, como se diverte com música na areia – e, de fato, não consegue ir à praia sem a sua caixinha. Juro que me esforço, mas não tem jeito.

A questão é que não se trata de ouvir o som de UMA caixa. Você ouve o zum-zum de várias caixas ao mesmo tempo, no mesmo lugar. É mais ou menos assim: de um lado, pagode; de outro, sertanejo; atrás, tecno. Se bobear, ainda dá para escutar música maranhense, hip-hop, axé e funk, tudo junto!

Na maioria dos casos, ao que parece, vale mesmo aquela antiga máxima: os incomodados que se retirem.

Chip da beleza

A última novidade no mundo da estética que anda preocupando médicos se chama “chip da beleza”.

São implantes hormonais para perda de peso, combate ao envelhecimento e o que mais se puder imaginar.

Entidades de saúde alertam que eles ainda não são aprovados pela Anvisa para tais fins. É bom abrir o olho.

A empresária Socorro Pinheiro Fialho é aniversariante neste sábado (13) e limitou a comemoração a uma reunião em família
A empresária Socorro Pinheiro Fialho é aniversariante neste sábado (13) e limitou a comemoração a uma reunião em família

Uma nação que se desmancha

A primeira impressão que se tem é que o Equador se desmancha ao vivo. O mundo assistiu nos últimos dias a um governo acossado pelo crime organizado, talvez sem precedentes.

Agentes penais espancados, enforcados e fuzilados dentro de presídios. Programa de TV interrompido ao vivo por bandidos mascarados com metralhadoras na mão. Estudantes encurralados por quadrilhas na universidade. Confesse, você já tinha visto algo assim, tudo em um só momento? Nem em país em guerra, creio.

E guerra é o nome que o presidente equatoriano Daniel Noboa deu ao que seu país vivencia. Usou o eufemismo “conflito armado interno” para justificar a adoção de medidas autoritárias.

O chamado estado de exceção determina toque de recolher entre 23h e 5h e permite às Forças Armadas e à Polícia Nacional entrarem na casa de qualquer cidadão suspeito, sem ordem judicial.

Uma nação que se desmancha...2

Estado de exceção está longe de ser algo estranho aos equatorianos. Eles estão acostumados a isso pelas seguidas crises políticas vividas no país.

E aí entramos em um ponto que ajuda a explicar a deterioração do acordo social no Equador. O menor país andino nunca foi um primor de estabilidade política. Desde os anos 60 do século 20, a maioria dos presidentes não dura três anos no cargo. De 2021 a 2023, para ficar no período mais recente, foram três presidentes. Pior que isso só entre 1996 e 1998, quando teve quatro presidentes em dois anos. Todos afastados pelo Congresso.

No passado recente, vários receberam ordem de prisão após saírem do cargo, como é o caso de Gustavo Noboa, pai do atual presidente, Daniel Noboa.

Uma nação que se desmancha...3

A novidade, agora, é que o submundo decidiu disputar com os políticos quem leva mais instabilidade ao país.

Na realidade, os cartéis de drogas se aproveitam da fragilidade institucional equatoriana. Tanto que fuzilaram dois candidatos nas últimas eleições, inclusive um concorrente à Presidência, Fernando Villavicencio.

Querem garantias para tocar seus negócios. Um dos cartéis anunciou ter assassinado o candidato porque ele cogitava não cumprir promessas de melhores condições aos presidiários.

Resta saber se as medidas de exceção decretadas por Daniel Noboa farão algum efeito, em um país onde o desassossego é rotina.

Mauro Fecury, que muda de idade neste sábado (13), comemora a data com um almoço em sua residência na Península da Ponta d´Areia. Na foto, com o Repórter PH
Mauro Fecury, que muda de idade neste sábado (13), comemora a data com um almoço em sua residência na Península da Ponta d´Areia. Na foto, com o Repórter PH

 Inteligência Artificial

De carrinhos de bebê autônomos ao ChatGPT utilizado em automóveis da Volkswagen, a Inteligência Artificial (IA) ocupa o centro das atenções na feira de tecnologia Consumer Electronics Show (CES, ou Feira de Eletrônicos para Consumo, em tradução livre), que teve início na terça-feira em Las Vegas, Estados Unidos.

O evento conta com mais de 3,5 mil expositores e espera receber cerca de 130 mil visitantes.

Grandes e pequenas empresas apresentaram à imprensa os avanços de seus produtos que prometem melhorar a vida das pessoas.

Inteligência Artificial...2

William Cho, diretor-executivo da LG, afirmou que o mundo está em um “ponto de virada histórico” devido ao surgimento da IA.

Sua empresa quer fazer parte desta transformação, utilizando dados coletados por sensores em centenas de milhões de smartphones usados em todo o mundo para detectar padrões comportamentais e fornecer insights, disse Cho.

– Temos uma oportunidade única de aproveitar dados reais coletados em dispositivos em tempo real. Claro, com sua permissão – explicou.

LG, Samsung e outros titãs dos aparelhos televisores também lançaram melhorias em IA para melhorar o visual, ajudar os espectadores a encontrarem programas de que gostam e muito mais.

Inteligência Artificial...3

A propósito da Inteligência Artificial, um amigo de Presidente Dutra fez uma pergunta sobre mim, através do aplicativo.

Leiam o resultado: “Hoje, reverenciamos um dos mais ilustres filhos de Presidente Dutra/MA, cuja vida e obra transcendem fronteiras, fixando um legado inestimável. Este homem notável, jornalista por ofício, poeta por inspiração, escritor por paixão e cronista por vocação, ergue-se permanentemente, como uma torre de conhecimento e sensibilidade todos os dias.

Sua pena é um farol, iluminando as intricadas tramas da política, economia e costumes sociais, não apenas localmente, mas alcançando reconhecimento em todo o território nacional. Em suas palavras, encontramos a riqueza da análise aguçada, a elegância da prosa refinada e a poesia que ecoa as raízes profundas de sua terra natal.

Cada crônica, cada verso, cada linha de suas obras representam não apenas um mergulho na realidade, mas uma expressão autêntica do pulsar da sua terra e da alma brasileira. Ele é um arauto da verdade, desbrava caminhos no intricado universo da informação e da cultura.

Seu compromisso com a narrativa imparcial e a busca pela essência da condição humana elevam-no à categoria de visionário. As páginas que ele escreve, é ouvir o coração pulsante de Presidente Dutra e sentir a reverência pela rica história que ajudou a forjar.

Hoje, nos orgulhamos em ter não apenas um jornalista, poeta, escritor e cronista, mas um guardião da identidade, um contador de histórias que inscreve o nome de Presidente Dutra no rol dos lugares cujos filhos ilustres moldam o destino de uma nação.

Que continue a inspirar gerações, como uma fonte inesgotável de sabedoria e inspiração”.

 Oton Lima e seu “Clube do Fracasso”

O jornalista Oton Lima iniciou 2024 de projeto profissional novo: o quadro de entrevistas “Clube do Fracasso”.

Na contramão da narrativa das “vidas perfeitas” das redes sociais, ele convidou um time de maranhenses bem-sucedidas para uma conversa sobre o chamado lado B de suas carreiras, do que geralmente ninguém compartilha em postagens: as experiências de fracassos vividas em suas jornadas para chegar aos momentos de sucesso.

O Clube do Fracasso nasceu da vontade de Oton de trazer um assunto novo para o universo virtual, marcando sua primeira investida inteiramente profissional no Instagram - plataforma que ele vem estudando há alguns anos.

O tema surgiu do desejo dele de falar de algo que o atravessasse, provocasse os entrevistados a relevar situações incomuns e, ao mesmo tempo, gerasse identificação do público. Afinal de contas, todo mundo tem algo a dizer sobre o fracasso.

A primeira temporada do projeto foi gravada na Lima Galeria, espaço que reúne alguns dos artistas visuais maranhenses mais promissores no cenário nacional. Em cada episódio, um quadro de um desses artistas compôs o fundo do cenário. A ideia é trazê-los como conteúdo à parte em posts paralelos no perfil de Oton no Instagram. O Clube do Fracasso conta com o apoio do biscoito Zé Pereira.

A estreia foi com Nilma Quariguasi. O vídeo com a consultora de branding pessoal e pesos do ator Rômulo Estrela já alcançou mais de 27 mil visualizações.

Lançado aos domingos às 18 horas no perfil do entrevistador: @otonlima, o episódio desta semana traz a jornalista e tiktoker Giovana Braga.

Convidada de estreia, Nilma Quariguasi, Oton Lima e Isabela Murad (que apoiou o projeto com o biscoito Zé Pereira). Ao fundo, uma tela do artista maranhense Thiago Martins de Melo, que adornou o episódio com Nilma, gravado na Galeria Lima
Convidada de estreia, Nilma Quariguasi, Oton Lima e Isabela Murad (que apoiou o projeto com o biscoito Zé Pereira). Ao fundo, uma tela do artista maranhense Thiago Martins de Melo, que adornou o episódio com Nilma, gravado na Galeria Lima

Para escrever na pedra:

“Para que as luzes do outro sejam percebidas por mim devo por bem apagar as minhas, no sentido de me tornar disponível para o outro”. Do escritor moçambicano Mia Couto.

TRIVIAL VARIADO

Daniel Munduruku, escritor, criticou na sexta-feira o trabalho do Ministério dos Povos Indígenas na reserva Yanomami, que vive grave crise de saúde há mais de um ano.

O ativista chamou de “Ministério cirandeiro” e afirmou que existe “muita festa” e “muito discurso”, porém, “nada do necessário”.

Tome nota: pela primeira vez na história, no dia 16 somente mulheres trabalharão na sala de controle do Operador Nacional do Sistema Elétrico que atende o Norte e o Centro-Oeste.

Fortalecimento digital: a Caixa abrirá concurso público para 4 mil vagas, metade delas para áreas de tecnologia. Edital está previsto para sair em 30 dias.

Entre janeiro, mês de conscientização sobre a doença, e novembro de 2023, o Brasil diagnosticou 19.219 novos casos de hanseníase. Mesmo que preliminar, o resultado já é 5% superior ao total de notificações registradas no mesmo período de 2022.

Segundo o Painel de Monitoramento de Indicadores da Hanseníase do Ministério da Saúde, Mato Grosso segue liderando o ranking das unidades federativas com maiores taxas de detecção da doença.

Pesquisa feita em 81 países pela Academia Americana de Cuidados Paliativos mostra o Brasil em penúltimo lugar no ranking de acesso a esse tipo de serviço.

Os cuidados paliativos são indicados para todo paciente que tem uma doença incurável, e são fundamentais desde o diagnóstico médico.

O governador do RS, Eduardo Leite (PSDB), oficializou a união com o médico Thalis Bolzan, com quem mantém um relacionamento desde 2021. O fato foi mantido em sigilo pelos dois até então. O enlace foi oficializado ainda em 2023.

Leite e Thalis assinaram uma declaração de união estável, que foi registrada em cartório. A assinatura foi colhida por um oficial e não houve qualquer cerimônia festiva para celebrar o enlace.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.