(Divulgação)

COLUNA

Sexo com Nexo
Sexo com Nexo por Mônica Moura, sexologia clínica e Educação sexual.
Sexo com Nexo

Suas relações afetivas são saudáveis?

(Desenvolvendo o crescimento pessoal do casal)

Mônica Moura/Sexologia clínica e Educação sexual

Atualizada em 05/01/2024 às 14h42
Mônica Moura/Sexologia clínica e Educação sexual.
Mônica Moura/Sexologia clínica e Educação sexual. (Divulgação)

Desenvolver uma relação harmoniosa e de apoio mútuo com o nosso par é fundamental para o nosso crescimento pessoal, concorda? Mas por que será que, na prática, é tão difícil perceber a diferença entre avançar para uma relação saudável e nadar em um eterno mercúrio retrógrado? Dentre tantas possibilidades (que até cabem em um novo artigo, inclusive), o apego emocional chega a ser o principal culpado pela cegueira interpretativa, pois nos rouba aquele olhar objetivo sobre a situação em que estamos mergulhados.

Considerando qualquer falta eventual de clareza, listei algumas dicas objetivas sobre como você pode ajudar o seu par a se tornar uma pessoa melhor, assim como o que ele pode fazer por você. Se vocês estiverem de acordo, essa relação pode ter saúde pra dar e vender. Vamos lá?

Comunicação aberta e honesta

Tenham coragem para expressar pensamentos e sentimentos, pois isso nos faz entender por que agimos de maneiras tão diferentes. Pensamentos geram emoções, que levam a ações. Ouçam o que o outro quer dizer (sem se defender) e entendam essas palavras como uma oportunidade de crescimento pessoal. O feedback construtivo é importante, mas é preciso focar nos comportamentos e não na pessoa. Percebam que vai ser bem mais fácil encontrar soluções.

Apoio emocional

Sejam ouvintes atentos quando seu par precisar desabafar. Mostrem empatia e demonstrem interesse genuíno em suas preocupações. Ofereçam apoio durante os desafios e celebrem as vitórias juntos. É pra ser uma via de mão dupla!

Metas em conjunto

Ouçam as metas individuais e comuniquem claramente os seus sonhos. Compartilhem planos e compreendam o que cada um quer para o futuro. Abram espaço para discutir e apoiar mutuamente esses objetivos e aspirações.

Desenvolvimento pessoal

Incentivem um ao outro a perseguir seus interesses e paixões. Ofereçam estímulo para buscar aprendizado contínuo e autodesenvolvimento. Fazer terapia sempre é bom! Que tal participar de atividades que promovam crescimento mútuo? Aprender algo novo juntos (jogos, esporte, música) também é uma maneira gostosa de crescer como casal.

Respeito à individualidade

Aceitem as diferenças e permitam que cada um tenha espaço para ser quem é. A autonomia de vocês é inestimável. Permitam que o outro seja daquele jeitinho singular, com suas qualidades e "defeitos". É fundamental que vocês se sintam valorizados.

Ao construir uma relação saudável, podemos nos tornar pessoas melhores individualmente e, consequentemente, como casal. Se essa configuração ideal de relacionamento parecer demorada, caro leitor, basta lembrar de que o crescimento pessoal é um processo contínuo e que cada um tem seu próprio ritmo e caminho. Pra reforçar: vocês podem contar com ajuda profissional, tá? A terapia é sempre uma boa pedida!


 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.