(Divulgação)
COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH: Bodas de Ouro de Natalino Salgado e Bernardete Jorge

E mais: Primeiro samba do ano

PH

Natalino Salgado Filho e Bernardete Jorge Leal Salgado ladeados pelos dois sacerdotes que celebraram a Missa em Ação de Graças de suas Bodas de Ouro de Casamento
Natalino Salgado Filho e Bernardete Jorge Leal Salgado ladeados pelos dois sacerdotes que celebraram a Missa em Ação de Graças de suas Bodas de Ouro de Casamento

 Bodas de Ouro

O último dia do ano de 2023 teve um sabor especial para o médico Natalino Salgado Filho e Bernardete Jorge Leal Salgado.

O casal, juntamente com os filhos Christiana e João Victor e com os netos Theresa, Cecília e Bernardo, comemoram suas Bodas de Ouro de feliz união matrimonial.

As bodas foram celebradas com uma concorrida Missa em Ação de Graças, na manhã de domingo, dia 31 de dezembro, na Igreja de Nossa Senhora dos Remédios.

Natalino Salgado Filho e Bernardete Jorge Leal Salgado com os filhos João Victor e Christiana
Natalino Salgado Filho e Bernardete Jorge Leal Salgado com os filhos João Victor e Christiana

É preciso avaliar ideias e trajetórias

Como ocorre em todos os anos bissextos, eleitores dos 5.565 municípios brasileiros voltarão às urnas em 2024 para escolher os prefeitos e vereadores que administrarão a cidade no próximo quadriênio.

O pleito do dia 6 de outubro poderá servir tanto para reeleger aqueles que fizeram jus à confiança recebida em 2020 quanto para dar cartão vermelho aos que não corresponderam às expectativas criadas na última campanha.

Por estarem mais próximos do cotidiano dos eleitores, prefeitos e vereadores podem ser fiscalizados com mais afinco e até cobrados pessoalmente sobre os problemas do município.

Por isso, na hora de escolher um candidato, é fundamental averiguar se o discurso de campanha é compatível com a prática.

Se o concorrente já é político, é necessário verificar o que fez durante seus mandatos e se cumpriu os compromissos assumidos com a população. Se não é, cabe saber o que já fez para contribuir com a comunidade em que vive.

Discurso pasteurizado

Aos candidatos a prefeito, a principal tarefa é sair do discurso pasteurizado, muitas vezes moldado por marqueteiros para escapar da rejeição, e dizer concretamente o que pretendem fazer nos quatro anos de mandato. Explicar como vão contribuir para gerar empregos, melhorar o atendimento na saúde e oferecer uma educação às crianças e aos adolescentes calcada na realidade do século 21.

Isso deve ser feito a partir de propostas factíveis, e sobretudo, dizendo de onde sairão os recursos para implementá-las.

As prioridades de cada um dos municípios são diferentes, mas todas as mudanças necessárias dependem de alguma capacidade financeira para tirar as boas ideias do papel.

Presidente da ABAL

Ao apagar das luzes de 2023, Fernando Bicudo foi eleito Presidente da Associação Brasileira de Artistas Liricos (ABAL), fundada em 1932 por Bidu Sayão e cujo 1° Presidente foi Walter Mocchi.

A eleição ocorreu quatro anos após a Academia de Música do Brasil conferir a Bicudo o título de “Imortal da Música Erudita Brasileira” como seu Membro Efetivo e ocupante da Cadeira cujo Patrono é justamente Walter Mocchi, considerado o Maior Empresário das Artes Clássicas do Brasil e da América Latina do séc. XX, produtor das 20 primeiras Temporadas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, mentor da criação de seus Corpos Artísticos e fundador da ABAL.

Bicudo diz que se sente muito feliz de começar o ano com planos de democratizar a Cultura e capacitar jovens talentos em comunidades carentes.

Desigualdade e índices

O Relatório de Desenvolvimento Humano referente aos anos de 2021 e 2022, publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), apresentou os coeficientes de desigualdade dos países entre 2010 e 2021.

A África do Sul aparece como a nação com o maior índice de desigualdade social do planeta.

No continente africano, aliás, estão dez dos 15 países mais desiguais.

Brasil e desigualdade

Conforme o relatório da ONU, o Brasil é o 14º colocado no ranking da desigualdade, dividindo a posição com o Congo. Ambos registram índice de 48,9.

Levantamento feito em maio de 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que a parcela mais rica da população, que corresponde a 1% dos brasileiros, tem renda mensal 32,5 vezes maior ao rendimento da metade mais pobre da população.

Em 2022, segundo o IBGE, o Brasil obteve o menor resultado no coeficiente de Gini desde 2012.

DE RELANCE

 Carnaval mais cedo

Este ano, o Carnaval chegará mais cedo. Os entusiastas desse feriado já estão ansiosos, contando os dias para participar das charangas, bloquinhos de rua e outras manifestações, bem como apreciar os desfiles das escolas de samba, que já estão confirmados no Anel Viário.

Diferente dos outros anos, em 2024 o Carnaval cairá no meio do mês de fevereiro, marcado para os dias 10, 11, 12 e 13, contando sábado, domingo, segunda e terça.

A Quarta-Feira de Cinzas, que simboliza o fim da folia e o início da Quaresma para a Igreja Católica, cairá no dia 14 de fevereiro.

No entanto, em São Luís, o pré-Carnaval deverá ser bastante movimentado em algumas áreas da cidade, como é o caso da Beira-Mar, do Centro Histórico e da Madre Deus, pois o poder público já anunciou que haverá ziriguidum nessas áreas. Na Beira-Mar, a festa começa no dia 20.

Primeiro samba do ano

O evento “Primeiro Samba do Ano”, que deveria ter acontecido na segunda-feira, na Villa Reale da Avenida dos Holandeses, no primeiro dia do ano, foi adiado para o dia 7 de janeiro, mas no Casarão Colonial, na Rua Afonso Pena.

O motivo da mudança de data foi a falta de refrigeração na casa de eventos, que foi vítima de assalto na madrugada de domingo (31), tendo, na ação, sido furtados todos os cabos de cobre de suas máquinas de ar condicionado.

Primeiro samba do ano...2

Por uma questão de segurança e responsabilidade, as produtoras Pororoca Produção e Anderson Mello Produções decidiram adiar o evento para o próximo domingo, garantindo mais conforto a todos os clientes.

A produção informou que aqueles que desejarem estorno dos ingressos, basta entrar em contato com as respectivas empresas responsáveis, para serem providenciadas as devoluções no decorrer da semana.

Cida Valadão tendo a cidade de Murano como pano de fundo, passou o réveillon com o marido José Aparecido Valadão em Veneza, na Itália
Cida Valadão tendo a cidade de Murano como pano de fundo, passou o réveillon com o marido José Aparecido Valadão em Veneza, na Itália

Cinema nacional

Desde o último dia 28, os cinemas do Brasil iniciaram a última cine-semana de 2023, com uma programação repleta de filmes nacionais. Ao todo, 62% das salas de cinema do país estão ocupadas por filmes brasileiros, com longas de grande interesse do público, como “Mamonas Assassinas” e “Minha irmã e eu”.

“Mamonas Assassinas” e “Minha irmã e eu” estão em exibição em mais de mil salas do Brasil e a expectativa é de que a aceitação do público para ambas as produções seja muito grande, principalmente considerando o sucesso das últimas cinebiografias lançadas, como “Mussum: o filmis”, e o período do lançamento – o fim de ano, historicamente, é um momento de grandes comédias nacionais, como a série “Minha Mãe é uma Peça”.

Em 2023, 13% de todas as sessões exibidas nos cinemas do Brasil foram de filmes nacionais. Porém, o share nacional está perto de 2%.

Para Marcos Barros, presidente da Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex, é possível elevar o patamar do cinema nacional por meio de discussões técnicas sobre os temas que são de relevância para o segmento e envolvendo os três pilares da indústria: distribuidores, produtores e exibidores.

Doutorado em 2024

Mais um avanço inédito e momento histórico das Ciências Ambientais no Maranhão. Neste mês de dezembro de 2023, ocorreu a primeira reunião dos docentes do Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Maranhão.

Na reunião, foi realizada a eleição de coordenador e sub-coordenador local, na qual foram eleitos os professores Samara Aranha Eschrique e Arkley Marques Bandeira, respectivamente.

Doutorado em 2024...2

Ao mesmo tempo, foram definidos os ajustes finais para o lançamento do Edital de seletivo discente para formação da primeira turma do Doutorado.

A expectativa é que esse edital seja lançado na primeira quinzena de janeiro de 2024.

O programa ficará sediado no Departamento de Oceanografia e Limnologia da Universidade Federal do Maranhão e contará com 11 docentes que apresentam profunda visão interdisciplinar.

Dois anos de conflito

No dia 4 de fevereiro, o conflito armado entre Ucrânia e Rússia completará dois anos. Em uma guerra que ganhou diversas facetas ao longo do tempo, a perspectiva continua tão nebulosa quanto o real motivo pela perduração do confronto até os dias atuais.

Além dos países protagonistas, a guerra ganhou apoio e atenção de outros países, como Estados Unidos e França. Somados, Estados Unidos da América e União Europeia já desembolsaram mais de US$ 200 bilhões para financiar o aparato necessário para que a Ucrânia impedisse o avanço russo em seu território.

Dois anos de conflito...2

O investimento pode ser um dos fatores que expliquem o porquê de o conflito ainda existir. Ainda não há indícios de que qualquer uma das partes esteja preparada para aceitar um cessar-fogo.

Como em um jogo de tabuleiro, qualquer movimento diferente pode gerar grandes consequências para ambos os lados.

De um lado, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, ainda tem que lidar com tropas russas ocupando várias regiões do leste e sul do país.

Nesse momento, um acordo para interromper as hostilidades seria visto como uma disposição do governo ucraniano em aceitar um status em que milhões de ucranianos e diversos territórios do país seguem sob ocupação estrangeira. Do outro lado, o presidente Vladmir Putin comprometeu muitos recursos e vidas de soldados russos para consolidar sua posição atual.

Dois anos de conflito...3

Em uma perspectiva econômica, até o momento, a guerra prejudicou inúmeras nações que dependiam da distribuição de grãos dos dois países protagonistas do conflito.

O conflito entre ambas, especialmente em áreas próximas do Mar Negro – rota de exportação do produto – fez com que a oferta desses produtos diminuísse e os preços aumentassem por todo o mundo.

Alguns países da África e Oriente Médio, como o Egito e Turquia, que importavam esses grãos das zonas de conflito, foram afetados de forma mais direta.

Em 2022, a Rússia aceitou um acordo que permitiu o escoamento da produção de grãos da Ucrânia por um corredor humanitário, no entanto, o acordo terminou em julho deste ano, diminuindo novamente a oferta.

Dois anos de conflito...4

Apesar de não ter ficado imune aos efeitos da guerra, o Brasil conseguiu tomar uma posição mais confortável no conflito.

A posição brasileira de grande exportador de produtos agrícolas fez com que o país fosse capaz de assumir a demanda global por grãos, duplicando a exportação de trigo.

Mesmo assim, a população ainda foi capaz de sentir o impacto, não só por conta da inflação que permitiu o aumento dos preços, mas pela elevação dos preços globais do petróleo.

Dois anos de conflito...5

A atual posição de manterem a guerra parece ser a melhor, tanto para a Rússia quanto para a Ucrânia. Isso porque os ucranianos estão saindo de uma contraofensiva com sucesso limitado, mas que retomou diversos territórios do controle russo.

Para os russos, um cessar-fogo nesse momento pode ser interpretado como um recuo de Putin, especialmente se o mandatário pretende manter a sua popularidade alta para as eleições presidenciais, em setembro de 2024.

Portanto, o impasse desta guerra deve se manter ao longo do próximo ano.

A exemplo de muitas famílias conhecidas, Marcella e Thallissonn Vilhena romperam o Ano Novo com os filhos Benício e Leonardo em Barreirinhas, cujas festividades de Réveillon foram das mais animadas do Estado
A exemplo de muitas famílias conhecidas, Marcella e Thallissonn Vilhena romperam o Ano Novo com os filhos Benício e Leonardo em Barreirinhas, cujas festividades de Réveillon foram das mais animadas do Estado

Ano positivo

A Faculdade de Negócios Faene encerrou 2023 com muitas ações positivas, principalmente porque foi o ano comemorativo às suas duas décadas de história. Foi um grande salto, saindo de uma empresa de consultoria e treinamento para uma faculdade consolidada, sempre formando, principalmente, gestores e executivos.

No ano que ficou para trás, a instituição retomou seu processo de expansão, participando, também, de grandes eventos, como foi o caso da Feira de Transporte Intermodal e Logística do Centroeste, realizada em Goiás, bem como o lançamento de novos cursos de MBA, a exemplo de Logística e Supply Chain, também em Goiás, além de ter realizado vários eventos, como foi o caso do workshop sobre atendimento e vendas.

A Faene também lançou curso voltado para formação de tutores para autismo, TDAH e outras síndromes. O ponto alto, no entanto, foi o lançamento de dois grandes cursos, tais sejam, o Curso de Gestão do Novo Fundeb, voltado para gestores públicos, cuja segunda turma será aberta este ano, e o MBA Negócios em Gastronomia, Bebidas, Eventos e Meios de Hospedagem, que já é um sucesso absoluto, com muita gente da área buscando aperfeiçoamento.

Nelson Sargento na avenida

O saudoso Nelson Mattos, cantor, compositor, músico, pintor e escritor carioca imortalizado como Nelson Sargento, viveu quase 97 anos.

Ele não teve tempo de chegar a um século de vida, mas 2024 entra em cena com promessa de festa pelos 100 anos desse artista, que se tornou alta patente do samba e da Mangueira.

Nelson Sargento está eternizado como entidade na constelação do céu verde e rosa. Um símbolo de elegância e de resistência, proclamada no título do samba mais famoso da obra autoral do compositor, “Agoniza, mas não morre” (1978), apresentado há 46 anos na voz de Beth Carvalho (1941 – 2019), outra eterna estrela do céu verde-e-rosa.

Nelson Sargento na avenida...2

Também autor de “Falso amor sincero” (1979), samba celebrado pelos versos “O nosso amor é tão bonito / Ela finge que me ama / E eu finjo que acredito”, Nelson Sargento carregou na voz grave e rouca bem mais do que um século de lutas do povo negro pela conquista da liberdade plena e da igualdade social.

Guerra enfrentada na cadência do samba, gênero “duramente perseguido” – como Sargento sentenciou em verso da obra-prima do artista – nas esquinas, nos botequins e nos terreiros ainda hoje alvos de intolerância racial e religiosa.

Para escrever na pedra:

“Todas as minhas sensações podem estar me enganando, como me engano quando sonho e acredito que o sonho é realidade”. De René Descartes

TRIVIAL VARIADO

Óbitos por dengue: o Brasil bateu o recorde de mortes causadas pela dengue em 2023. Segundo o Ministério da Saúde, foram 1.079 óbitos.

Roubo de celular: o app “Celular Seguro” vem gerando críticas por não permitir o desbloqueio dos aparelhos recuperados.

Amaro Santana Leite tem um bom motivo para iniciar o ano festejando a vida: seu filho primogênito Alan Leite completa hoje 38 anos e ainda este mês lhe dará mais um neto.

Outro aniversariante do segundo dia do ano é o arquiteto Fernando Motta, que está festejando com a esposa Cintia e a filha Bianca, 76 anos.

Vanuza e Benjamin Franklin Alves passaram o réveillon com os filhos em Fortaleza. Mas dia 5 regressam a São Luís.

Sejam em festivais ou shows solo, diversos artistas internacionais já têm presença confirmada no Brasil em 2024. A banda Blink-182, o grupo Jonas Brothers e o cantor Ed Sheeran são alguns dos artistas com shows agendados em terras brasileiras.

Invasões de terras: o Brasil fechou 2023 com 72 registros. Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária, houve um aumento de 215%.

Retomada: o Exército volta a autorizar novos registros para CACs (Caçadores, Atiradores esportivos e Colecionadores de armas).

A Agência Nacional de Saúde Suplementar contabilizou, no final de 2023, 50,9 milhões de brasileiros com planos de assistência médica, 900 mil a mais que no ano anterior.

Tem mais: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro foram os Estados com maior taxa de crescimento.

O aumento dos casos de covid-19 nos últimos dias de 2023 provocou uma corrida aos pontos de vacinação. Houve filas nos shopping centers. 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.