(Divulgação)

COLUNA

Curtas e Grossas
José Ewerton Neto é poeta, escritor e membro da Academia Maranhense de letras.
curtas e grossas

O prazo de validade do Reveillon

Tudo tem seu prazo de validade. Até o Universo que é infinito tem seu prazo de validade. E quem o determina é o tempo que você, humano, vive.

José Ewerton Neto

 
 

Tudo tem seu prazo de validade. Até o Universo que é infinito tem seu prazo de validade. E quem o determina é o tempo que você, humano, vive. 

Desconfio que o Prazo de Validade das coisas e das pessoas nunca foi levado a sério como deveria pelas autoridades tanto é assim que quando você vai adquirir qualquer produto  a coisa mais difícil é descobrir onde se esconde o prazo de validade do mesmo

Mas estamos no Natal. Será que alguém se lembra de perguntarqual é o Prazo de Validade do seu Natal atual ? Não, não estamos falando dos Perús, dos Panetones, das ameixas etc. etc. Estamos falando do Natal em si. Quanto tempo vão  durar seus sorrisos, suas promessas, e sua  vontade de confraternizar com o resto do mundo?

1.PRAZO DE VALIDADE DO NATAL 

Embora seu Natal tenha sido almejado para durar o ano inteiro, você sabe que este não perdurará tanto tempo assim. O problema é que o prazo de validade do seu Natal depende muito mais de você do que dele. 

Ora, se você sequer acredita em Deus e apenas faz de conta que acredita no espírito de Natal e na Ressurreição sem sequer se esforçar, no dia festejado do nascimento de Jesus Cristo, em conhecer o simbolismo de sua mensagem e mistério,  como esperar que seu Espírito Natalino possa durar? Fácil é chegar à conclusão de que adulterado pela propaganda e pelo consumismo o  Natal ,hoje em dia, está chegando com prazo de validade vencido. Infelizmente. 

2.PRAZO DE VALIDADE DO REVEILLON

E do Réveillon, o que dizer? Só consigo entender tanta  loucura  na festa do réveillon como a abrangência de promessas e perspectivas de um mundo melhor . Só isso explicaria tanta badalação pela mera passagem de um ponteiro na marcação de um tempo comum. O dia 31 de dezembro à meia noite, quer queiram quer não, não passa do registro cumprido mecanicamente pelos ponteiros dos relógios sem nada de especial. O tempo é relativo, dizia Einstein, mas não tem etiqueta. 

Porém, quando programas deletérios e chatos como o BBBrasil em sua centésima edição são anunciados antes mesmo da virada do ano, você é imediatamente assaltado pela premonição de que o Ano-Novo não trará nada de novo, e todas as demais desgraceiras como essa, vão continuar:  enchentes, roubos, politicagens, extremismos da direita , da esquerda, do céu, e dos infernos. 

Portanto, sabedor que o prazo de validade do réveillon 2023 será muito curto, caro leitor, apresse-se. Sua duração será o tempo de tomar 3 ou 4 cervejas, ou cinco doses de cachaça e acreditar que o seu Flamengo, desta vez,  vai ganhar um título. Pelo menos um. 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.