PH: Uma vitória e uma derrota
E mais: Cantata de Natal na Lagoa
Uma vitória e uma derrota
Mal o governo comemorou a aprovação pelo Senado das indicações de Flávio Dino para ministro do STF e de Paulo Gonet para procurador-geral da República, Lula sofreu uma derrota na quinta-feira (14) no Congresso com a derrubada dos vetos presidenciais ao marco temporal dos indígenas e à desoneração da folha de pagamento.
Em derrota do Planalto, o Parlamento manteve a medida que permite redução de tributos pagos por empresas sobre salários até 2027. Esse benefício abrange 17 setores da economia intensivos em uso de mão de obra e impacta diretamente quase 9 milhões de postos de trabalho no país.
O placar entre os deputados foi de 321 votos a 137 pela rejeição do veto. No Senado, 53 senadores votaram pela derrubada e 19 a favor da manutenção.
Com a derrubada do veto, o texto vai à promulgação.
Da bancada maranhense, Ana Paula Lobato e Eliziane Gama votaram a favor da manutenção, enquanto Weverton Rocha votou contra.
Ministério Público
As comemorações do Dia Nacional do Ministério Público realizadas ontem (quinta-feira, 14), na Procuradoria-Geral de Justiça, em São Luís, foram iniciadas com o tradicional hasteamento da bandeira, acompanhado da execução do Hino Nacional.
As bandeiras do Brasil, do Maranhão e do Ministério Público do Maranhão foram hasteadas, em frente ao prédio da PGJ, com a presença de membros e servidores.
Participaram da cerimônia o procurador-geral de justiça em exercício, Danilo José de Castro Ferreira; a ouvidora em exercício, Mariléa Campos dos Santos Costa; e a subprocuradora-geral para Assuntos Administrativos, Regina Leite.
Também estiveram presentes o presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem), Gilberto Câmara França Júnior, e o presidente da Associação dos Funcionários do MPMA (Asfumpema), Gerson Rego Lima.
Em seguida, membros da administração superior e os presidentes da Ampem e da Asfumpema se pronunciaram a respeito da data comemorativa.
Uso de smarthphones
A quantidade de smartphone cresceu substancialmente na última década, sendo que mais da metade de toda população do planeta já possui um dispositivo. Nos países desenvolvidos, a taxa é ainda maior, mais de 80% da população já possui um smartphone.
Com a maior disponibilidade, cresce também um problema, o vício em smartphones. O uso indiscriminado do smartphone, tem sido associado a deficiências cognitivas, dificuldade no estudo, piora na qualidade do sono, e em alguns casos até na depressão.
O Brasil não escapa deste problema contemporâneo, e está em 4º no ranking dos países com mais viciados em smartphones. É o que revela um estudo divulgado por uma plataforma de descontos com dados da Universidade McGill.
O Brasil fica atrás somente de 3 países: Malásia, Arábia Saudita e China. Já os países com menos viciados, são a França e a Alemanha.
DE RELANCE
Cantata de Natal na Lagoa
A Clínica ONCONVIDA, o DOM Hospital e a CTR celebram o Natal com uma Cantata de Natal, nesta sexta-feira, às 19h.
Participarão da cantata, o Coral Vox Angelis e a Camerata Maranhense.
O evento que deverá atrair muita gente será na varanda da Clínica ONCONVIDA, na Lagoa da Jansen.
Parques nacionais
Um estudo realizado pelos especialistas em viagens da Bounce analisou os principais parques nacionais em todo o mundo por meio de suas postagens nas redes sociais, pesquisas no Google e dados de avaliações de clientes para revelar os mais bonitos do mundo.
Os parques nacionais mais bonitos do mundo são o Parque Nacional Kruger, na África do Sul, com uma pontuação de beleza de 8,29, e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, com pontuação de beleza de 7.90.
Defesa de cassação
A Procuradoria Regional Eleitoral do Paraná defendeu, nesta quinta-feira (14), a cassação do mandato do senador Sérgio Moro (União Brasil-PR) e de seus suplentes pela prática de abuso de poder econômico, na ação proposta pelo Partido Liberal (PL) e pela Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV), sobre as eleições de 2022.
A manifestação, assinada pelos procuradores regionais eleitorais Marcelo Godoy e Eloisa Helena Machado, diz que a “lisura e a legitimidade do pleito foram inegavelmente comprometidas pelo emprego excessivo de recursos financeiros no período que antecedeu o de campanha eleitoral”.
Plano de Carreiras
O prefeito Eduardo Braide sancionou no Teatro da Cidade, a lei que institui o Plano de Cargos e Carreiras para a categoria, vinculada à Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) da Prefeitura de São Luís.
Esta conquista é fruto de uma batalha que se estendeu por mais de 15 anos, marcando um momento significativo para os agentes de trânsito, que agora terão asseguradas as progressões e promoções em suas trajetórias profissionais.
Plano de Carreiras 2
A Lei Wiryland de Oliveira cria 50 novos cargos para a categoria, além de alterar, acrescentar e revogar dispositivos das Leis Municipais 4.615 e 4.616 de 19 de junho de 2006. Com a lei, três níveis hierárquicos também foram adicionados, definindo direitos referentes aos vencimentos e outras questões trabalhistas, como benefícios por tempo de carreira, benefícios na aposentadoria e gratificações.
O projeto de lei foi enviado pelo prefeito Eduardo Braide à Câmara de Vereadores na terça-feira (12), tendo sido aprovado por unanimidade pelos parlamentares na quarta-feira (13) e sancionado nesta quinta-feira (14).
--------------------------------------------------
Ano de projetos vitoriosos
A Faculdade de Negócios Faene, sob o comando do empresário Ricardo Carreira, termina o ano com saldo positivo e boas projeções para 2024.
Entre outras coisas, foi este o ano em que a instituição lançou o MBA ‘Negócios em Gastronomia, Bebidas, Eventos e Meios de Hospedagem’, em parceria com o Blue Tree Hotel.
A iniciativa tem chamado a atenção de pessoas ligadas a essas áreas, inclusive de proprietários de empreendimentos e gestores públicos. As aulas prosseguem a todo vapor e o curso terá duração de 20 meses. A Faene tem, ainda, outras novidades e projetos para o ano vindouro.
Para escrever na pedra:
“Liberdade significa responsabilidade. É por isso que tanta gente tem medo dela”. De George Bernard Shaw, escritor e dramaturgo irlandês.
TRIVIAL VARIADO
Direito: o STF dá 18 meses para o Congresso Nacional editar lei sobre licença-paternidade. Do contrário, ministros vão definir parâmetros.
Tome nota: novo calendário do “Enem dos concursos” prevê prova em 5 de maio. O Edital sai em 10 de janeiro e as inscrições irão até 9 de fevereiro.
Nesta data nasceu, em 1907, o icônico arquiteto carioca Oscar Niemeyer. E em 1969, a grande atriz carioca Adriana Esteves.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.