Para prestigiar

Exposições sobre a vida e legado de Gonçalves Dias estão abertas em São Luís

As mostras compõem um mosaico de memórias e retalhos jornalísticos.

Na Mira, com informações da assessoria

As mostras compõem um mosaico de memórias e retalhos jornalísticos.
As mostras compõem um mosaico de memórias e retalhos jornalísticos. (divulgação / FMRB)

MARANHÃO - Coroando a programação anual da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) em comemoração aos 200 anos do poeta maranhense Gonçalves Dias, o Governo do Maranhão, por meio da FMRB, foram abertas as exposições " O Tempo e o Poeta: Universalidade" e "Obras e Retalhos".

As mostras compõem um mosaico de memórias e retalhos jornalísticos, proporcionando uma imersão única no universo criativo do grande mestre das palavras e apresentam a histórica vida do poeta, desembocando em sua universalidade. Atravessam o tempo, do nascimento aos estudos na Europa, retratam suas paixões e temperamento, os grandes cargos por ele ocupados, a amizade com o Imperador e a morte precoce aos 41 anos. 

As exposições são acrescidas por aquarelas dos artistas plásticos, Regina Borba e Tarsis Santos, retratando desde o lugarejo de Jatobá, onde nasceu, até o momento de exaltação concretizado na construção da praça que recebe o nome do poeta, no Centro de São Luís.

Além disso, com o propósito de conectar o público à arte, as mostras traçam uma experiência multissensorial ao visitante.  “Hoje, as exposições têm um caráter sensorial. Então você tem que ser despertado pelo ouvir, pelo olhar, pelo intelecto. E nisso, nós tivemos a preocupação de trazer para essas exposições, exatamente a forma que desperte o interesse do visitante”, pontuou a coordenadora de Projetos Especiais da FMRB, Carminha Cabral. 

A abertura das mostras marca ainda a inauguração do Gabinete do Poeta, um espaço que será destinado para imersão e contemplação da poesia e que vai reunir nomes representativos da literatura maranhense, favorecendo também a formação de novos talentos na arte da tessitura das palavras e dos versos.

O legado de Gonçalves Dias não se limita às páginas de seus versos, ele se entrelaça com a identidade do Maranhão, influenciando gerações a explorarem os vastos horizontes da expressão artística. Mais do que uma exibição, a exposição é um convite à reflexão sobre a importância da preservação da história e da valorização da cultura local. 

O Gabinete do Poeta é mais uma iniciativa que favorece o compromisso da Fundação da Memória Republicana Brasileira em ser um grande celeiro para difusão da arte e do conhecimento. “Cultura é a fonte da vocação institucional da FMRB. E cultura e vida estão intrinsecamente interligadas. O espaço que estamos abrindo hoje ao público, é um local que vai garantir um acesso livre aos admiradores da arte, um espaço de imersão na arte e na literatura maranhense”, ressaltou Kécio Rabelo, presidente da FMRB. 

"O Tempo e o Poeta: Universalidade" e "Obras e Retalhos" estão disponíveis para visitação, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, aos sábados das 9h às 17h e aos domingos, das 9h às 13h, no Convento das Mercês, na Rua da Palma, 502, Centro Histórico de São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.