PH: Vice-governador no Chile
E mais: O Baile de Gala do dia 25
Camarão no Chile
A convite do Programa Nações Unidas para o Desenvolvimento, o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, está em Santiago (Chile) representando o Governo do Maranhão em uma “Imersão Educacional” com o objetivo de conhecer e refletir sobre um conjunto de políticas públicas chilenas dos últimos 20 anos, com foco principal no combate à evasão escolar e no abandono de estudantes no ambiente escolar, em especial no Ensino Médio.
A missão, que tem custos e despesas totalmente financiados pelo PNUD, iniciou na quarta-feira (15) e segue até hoje (17).
Para tanto, Camarão participa de encontros e palestras na Faculdade de Educação, da Universidade Diego Portales (UDP), que é reconhecida por sua excelência acadêmica e compromissos com a qualidade do ensino e contribuição para o debate público educacional, tanto no Chile como internacionalmente.
Escolas de tempo integral
O deputado Eric Costa anunciou que o Governo do Estado ampliará a rede de ensino com a construção de escolas de tempo integral em três áreas indígenas do Maranhão.
Segundo ele, o governo estadual indicou para o Conselho Estadual de Educação o nome de três escolas: uma na cidade de Grajaú, outra em Jenipapo dos Vieiras e outra em Barra do Corda.
Ele informou que, na terça-feira (14), participou de uma reunião com representantes do Conselho de Educação Indígena e da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) para discutir a expansão do programa de ensino em tempo integral na rede estadual de ensino e a inclusão do método na educação escolar indígena.
Profissão de sanitarista
Relatado pela senadora Ana Paula Lobato (PSB/MA) no Senado Federal, o Projeto de Lei 1821/2021, que regulamenta a profissão de sanitarista no Brasil, foi sancionado pelo presidente Lula, no Palácio do Planalto, em Brasília.
A nova lei determina a formação necessária para o registro profissional na área, bem como define as atribuições dos sanitaristas (atuação no planejamento, gestão, avaliação e monitoramento de políticas públicas, riscos sanitários e vigilância em saúde).
Doutor Honoris Causa
O saudoso Prof. José Maria Cabral Marques foi homenageado esta semana pelo CONSUN da Universidade Federal do Maranhão, com o título “in memoriam” de Doutor Honóris Causa daquela universidade.
Na mesma noite, foi lançado um trabalho feito por sua filha Carminha Cabral Marques, com a participação de Nelson Almada Lima, Benedito Buzar e Sebastião Moreira Duarte – um livro auto-biográfico feito pela Profa. Regina Faria, e o segundo livro, com alguns depoimentos feitos sobre o Prof Cabral Marques após a partida dele, inclusive um deste Repórter PH.
DE RELANCE
O Baile de Gala do dia 25
Estamos cada vez mais próximos da data do Baile de Gala do Fim de Ano. E quem ainda não confirmou presença precisa fazê-lo o mais breve possível para garantir seu lugar no último grande evento do ano com a grife desta coluna e do PH Revista.
Afinal, a grande noite de gala de 25 de novembro, no Palazzo Eventos, será o maior, mais bonito e mais elegante acontecimento social desta temporada em São Luís.
Nas últimas horas tem sido grande a corrida dos convidados para garantir o seu lugar nessa grandiosa confraternização da sociedade maranhense para se despedir, em noite de glamour, charme e elegância, do ano da graça de 2023.
Tudo num ambiente com requinte e bom gosto, assinado, com muita criatividade, pela designer Cintia Klamt Motta.
O traje pedido é Passeio Completo. Ou seja, os homens de terno escuro e as mulheres preferencialmente de vestido longo.
Live Black Potiguar
Em uma ação moderna e de muita conveniência para os clientes, o Grupo Potiguar promove a Live Black Potiguar, evento online que acontece na próxima Segunda-feira (dia 20) e será transmitido ao vivo no perfil oficial da empresa no Instagram (@potiguarhomecenter, marcando o início da aguardada campanha anual de super ofertas Black Week.
A Live Black Potiguar combina a interatividade das redes sociais com ofertas exclusivas. Esse movimento é um reflexo das tendências do mercado, onde a integração entre o digital e o varejo físico se torna cada vez mais essencial.
Será uma experiência imersiva para o público, reforçando o compromisso da empresa com a inovação no atendimento ao cliente.
Live Black Potiguar…2
Os clientes da Potiguar terão uma oportunidade única de garantir produtos com preços super especiais, somente no dia 20.
As ofertas estarão disponíveis apenas no site da Potiguar (www.apotiguar.com.br) e por tempo limitado.
Os produtos selecionados das diversas categorias da empresa permanecerão com preços exclusivos das 20h às 23h59 do dia 20.
São ofertas únicas e não voltarão durante a Black Week.
O site ainda permite ao cliente escolher entre retirar na loja ou receber os produtos no conforto da sua casa.
Máquina de contar histórias
Finalista do Prêmio Jabuti com o livro “Surpreendente!”, roteirista de cinema e autor de oito obras publicadas em seis países. Esse é o escritor Maurício Gomyde, que lança pela Qualis Editora o livro “Vida Becker e a máquina de contar histórias”.
Com um toque de fantasia, neste romance, Gomyde revive grandes personalidades da história: Albert Einstein, Bruce Lee, Isaac Newton e Leonardo Da Vinci são alguns dos nomes que vão ajudar a protagonista Vida Becker a lutar contra o lado mais cruel da humanidade.
Inspirado nas incertezas e angústias da filha de 14 anos, o escritor apresenta uma personagem forte que supera as próprias inseguranças e aprende com as mentes mais geniais que já existiram como transformar o mundo em um lugar melhor.
Lista de autores malditos
Faço coro com Claudia Laitano quando diz que foi como ver uma carroça e um carro autônomo cruzando um pelo outro na esquina imaginária dos tempos. Sobre duas rodas e quatro patas, uma praga mais antiga que a dos gafanhotos, a censura, voltou a dar as caras no Brasil.
No mesmo dia, um problema novinho em folha desfilava na avenida: o embate entre a criação humana e a inteligência artificial.
Na manhã de quinta, veio a notícia de que a Secretaria de Educação de Santa Catarina, do governador Jorginho Mello, determinou o recolhimento de nove livros das bibliotecas estaduais.
À tarde, com a divulgação dos finalistas do Jabuti, ficamos sabendo que um livro ilustrado com ferramentas de inteligência artificial havia sido indicado ao prêmio na categoria Ilustração.
Lista de autores malditos...2
A nova edição de Frankenstein chegou a ser anunciada, com orgulho, como "o primeiro livro da história do universo" todo ilustrado por IA, mas os jurados não sabiam ou não se importaram.
Na sexta-feira, constrangida com o episódio, a Câmara Brasileira do Livro decidiu retirar da competição o romance que conta a história de um monstro criado em laboratório – e que livro se prestaria melhor a esse tipo de polêmica?
Enquanto alguns quebravam a cabeça tentando prever como a IA vai afetar artistas e o setor da economia criativa em geral, Santa Catarina acendia fogueiras e caçava bruxas.
O comunicado da Secretaria de Educação não dá qualquer explicação a respeito dos critérios que guiaram a seleção dos nove livros banidos. Boa sorte para quem conseguir encontrar algum nexo entre Laranja Mecânica, A Química entre Nós e It: a Coisa. Os títulos foram enviados para local “não acessível à comunidade escolar”.
Lista de autores malditos...3
Não é a primeira vez na história do universo que a aplicação da estupidez artificial é testada na área de educação.
Estupidez não apenas pelo gesto obtuso e autoritário, mas porque todo mundo sabe que adolescentes leem o que querem, na hora em que querem, quando ninguém está olhando.
Artificial porque a ideia de demonizar livros evidentemente não nasceu no país que tem um dos índices de leitura mais baixos do planeta.
Ao criar listas de autores malditos, o governo de Santa Catarina apenas macaqueia uma estratégia que a extrema direita americana vem usando para atiçar sua base: a exploração da paranoia de pais que, sem saber como se comunicar com os filhos, alimentam a ilusão de que vão conseguir controlar o que eles leem, o que pensam e como se comportam.
Um grande maestro em São Paulo
Fundador do Bach Collegium Japan, o maestro Masaaki Suzuki foi o convidado da Osesp para os programas de outubro da Sala São Paulo.
Filho de músicos amadores, também cravista e organista, Masaaki Suzuki explica que Bach estava “em todo lugar” em sua infância. Depois de estudar na Alemanha, voltou ao Japão no início da década de 1980 como professor universitário. Pouco tempo depois de fundar o Bach Collegium, surgiu a oportunidade de gravar as cantatas completas de Bach. O projeto foi crescendo e Suzuki liderou a gravação da obra vocal do compositor, bem como registrou todas as peças para cravo e uma parte das de órgão, além das Paixões segundo São João e São Mateus.
Tudo isso faz com que seja reconhecido, na atualidade, como uma das autoridades na obra do compositor.
Na sua recente apresentação em São Paulo, estavam dois nomes de destaque da sociedade maranhense: Genoveva Maria e Luiz Raimundo Carneiro Azevedo que encontraram na plateia o Cardeal Odilo Scherer, cujo nome esteve cotado para ser Papa no Concílio que consagrou o Papa Francisco, que eu conheci em Buenos Aires quando ele ainda era o Cardeal Jorge Mario Bergoglio, então Arcebispo da capital portenha.
Para escrever na pedra:
“Nós conhecemos as pessoas por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem em nossa vida”. De autor desconhecido.
TRIVIAL VARIADO
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para manter o pagamento de pensão vitalícia a ex-governadores e seus dependentes.
A maioria dos ministros votou para rejeitar uma ação movida pela Procuradoria-Geral da República (PGR) que pede a derrubada do benefício no Acre, Amazonas, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e Sergipe.
Embora tenham derrubado leis de diversos Estados que garantiam o benefício, os ministros agora decidiram que as pensões já concedidas não podem ser revistas, ou seja, daqui para frente os governadores não terão mais direito ao pagamento, mas aqueles que já ganham a pensão devem continuar recebendo o subsídio.
A maioria seguiu o voto do ministro Gilmar Mendes, decano do tribunal, que defendeu que as pensões aos ex-governadores foram autorizadas quando as leis ainda eram consideradas válidas.
Ele foi acompanhado por Dias Toffoli, Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Nunes Marques.
“É preciso preservar a estabilidade das situações jurídicas que se constituíram sob o manto de aparente legitimidade, gerando nos indivíduos a justa expectativa de que estão em conformidade com a lei – e, por conseguinte, de que são aptos a gerar os respectivos efeitos jurídicos – os atos praticados pelo Estado", escreveu Toffoli.
A ministra Cármen Lúcia, relatora do processo, ficou vencida ao defender que os governadores não podem “receber do povo pagamento por trabalho que já não prestam”.
Precariedade: estudo produzido pelo Instituto Trata Brasil mostra que 46% das casas no Brasil ainda têm problemas de saneamento.
Troca de carro on-line: a Amazon anunciou na quinta-feira que começará a vender veículos em seu site, nos Estados Unidos, a partir do próximo ano.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.