Programação cultural

Territórios de Memória e Patrimônio: Sesc realiza programação gratuita no Desterro

O projeto promove uma vasta programação cultural nos dias 13 e 14 de novembro

Na Mira

Sesc realiza programação gratuita no Desterro.
Sesc realiza programação gratuita no Desterro. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - O projeto Territórios de Memória e Patrimônio, promovido pelo Sesc, ocorre nos dias 13 e 14 de novembro com uma vasta programação cultural, além de debate e entrega de certificado de formação na área. Este ano, as ações acontecem em parceria com o Instituto de Estudos Sociais e Terapias Integrativas – IEST e o bairro Desterro, um dos bairros mais antigos da cidade, foi escolhido como território de pesquisa, mediação e desenvolvimento de ações de educação patrimonial.

As ações de Memória e Patrimônio buscam promover um olhar crítico e reflexivo sobre a nossa sociedade e fomentar o exercício da cidadania a partir do conhecimento dos processos de formação e apropriação da memória e do patrimônio cultural, por meio do diálogo e protagonismo das comunidades. 

Na segunda (13), às 15h, na sede do IEST, acontece o debate “Lugares de memória e a construção de narrativas” com Cadu Marques, artista e autor dos livros “A Memória como tradição” e a “Invenção de uma vida”, e mediação de Louyse Silva, produtora audiovisual e graduanda em História pela UFMA. A ação é exclusiva para público escolar previamente agendado.

Já na terça (14), no Convento das Mercês, a partir das 18h, acontece uma vasta programação cultural gratuita que inclui discotecagem com Dj Pedro Dreadlock, feira, economia criativa e programa “Mais Renda”, intervenção artística com Gilson César e a Cia. Pé de Palhaço, apresentação “Tambor dos Onça” com a Associação Cultural “Os Cara dos Onça” e show musical “Saudade de nós” com Vicente Melo e banda. Acontece ainda a entrega de certificados aos participantes da ação “Patrimônio em Rede e os Guardiões da Memória”. Desenvolvida em parceria com o IEST, esta busca mapear, envolver, formar e fomentar redes de sujeitos e instituições por meio da educação patrimonial, economia criativa e turismo de base comunitária no Centro Histórico.

Além do IEST, a iniciativa também conta com apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal de Turismo, Prefeitura Municipal de São Luís, SEBRAE, UEMA, Museus, atores locais e muitos amantes do Centro Histórico de São Luís: Patrimônio da Humanidade.

Territórios de Memória e Patrimônio

Realizado pelo Sesc, o projeto caracteriza-se por ações na área de Memória Social e Patrimônio Cultural, constituída a partir dos eixos metodológicos do Marco Referencial da área. Partindo do conceito de Patrimônio Cultural que abrange o conjunto de bens materiais, imateriais, crenças, fazeres e saberes, considerados significativos à memória, à história e à identidade cultural de um grupo social. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.