Tradição

Festival Rei Buriti recebe Boi Barrica neste sábado

Evento acontece no município de Barreirinhas, porta de entrara para os Lençóis Maranhenses.

Evandro Júnior / Na Mira

Boi Barrica usa palha de buriti em sua indumentária
Boi Barrica usa palha de buriti em sua indumentária (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Em andamento, neste sábado (28), no município de Barreirinhas, o I Festival Rei Buriti,  no Centro de Artesanato de Barreirinhas. Uma das atrações culturais do evento será o Boi Barrica, cuja indumentária é fabricada com palha de buriti extraída daquela região.

O festival tem como objetivo principal fomentar o turismo e impulsionar a economia local, destacando a riqueza cultural e econômica que o buriti representa, além de ser um convite à reflexão dos convidados sobre a importância da preservação dos buritizais e sua biodiversidade e, principalmente, sobre as pessoas e comunidades que abrigam o fruto e tiram dele seu sustento. 

O buriti, um ícone do Maranhão, é uma matéria-prima versátil que serve de base para uma variedade de produtos, desde pratos tradicionais e doces deliciosos até a criação de peças de artesanato únicas, como bolsas, sandálias, colares, chapéus dentre outros. 

Durante o festival, há uma programação diversificada, incluindo música ao vivo, desfiles de modelos vestindo peças feitas à mão, exibição de documentários que exploram a importância do buriti, exposições artísticas, oficinas de gastronomia e artesanato, rodas de conversa com especialistas e a oportunidade de adquirir comidas típicas, doces tradicionais e artesanato local feitos das mãos talentosas das artesãs. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.