(Divulgação)
COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Pergentino Holanda: Mota Machado na Mirante

E mais: Sobe a estrela de Ivo Rezende

PH

Atualizada em 27/10/2023 às 10h18
Fernando Sarney recebendo o empresário Assis Machado (president do Grupo Mota Machado) na sede do Grupo Mirante, no São Francisco
Fernando Sarney recebendo o empresário Assis Machado (president do Grupo Mota Machado) na sede do Grupo Mirante, no São Francisco

Mota Machado na Mirante

O alto comando do Grupo Mota Machado, que ontem entregou o empreendimento Al Mare São Marcos Design na quadra 9, número 9, da Avenida dos Holandeses, nesta Capital, visitou na tarde de ontem o Grupo Mirante, onde foi recebido por Teresa e Fernando Sarney com as filhas Ana Clara, Maria Adriana e Maria Fernanda e o diretor comercial Alan Neto.

Há 55 anos, proporcionando qualidade de vida com inovação, tecnologia e sofisticação, o grupo fundado e presidido pelo empresário Francisco Assis Machado Neto, mais conhecido como Assis Machado, que aos 78 anos diz que não pensa em parar ou se aposentar. E engana-se quem acha que ele visa uma sucessão.

Com governança, a ética e a transparência que sempre frisa cultivar em seu DNA, uniu forças com a amada companheira Maryanne, que está ao seu lado desde os 15 anos e lá se vão 56 anos de casamento, com três filhos e oito netos.

Mota Machado na Mirante…2

Embora a família tenha preferido deixar os filhos livres para seguir seu próprio caminho, o destino os entrelaçou também na vida profissional.

Primeiro foi Adalberto, depois Karina e, por último, a outra filha Rafaela que, com o tino empreendedor nas veias igual ao pai, tem se revelado uma grande executiva.

A Construtora Mota Machado foi fundada em 5 de março de 1968 e atua nas praças de Fortaleza (sede do Grupo), Teresina e São Luís, com empreendimentos de luxo e de alto padrão.

Grupo Mirante e Mota Machado
Grupo Mirante e Mota Machado

Sara Dantas (do Marketing da MM), Alan Neto, Assis Machado, Rafaela Machado (diretora do Grupo MM), Teresa e Fernando Sarney, Maria Adriana Sarney Caminha, Adalberto Machado (diretor da MM), Maria Fernanda Sarney Santos e Ana Clara Sarney

------------------------------------------------------------------------------------------

Sobe a estrela de Ivo Rezende

Durante cerimônia realizada ontem no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva instalou o Conselho da Federação e também deu posse aos membros da nova entidade, entre os quais Ivo Rezende, presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) e prefeito de São Mateus.

O colegiado terá a missão de estreitar as relações entre os governos federal, estaduais e municipais. O Conselho conta com 18 integrantes e composição paritária aos três níveis de governo.

Tem mais: liderado pelo presidente da República, o órgão também terá outros representantes do governo federal, além de governadores e representantes de entidades dos municípios.

Feijoada do Maranhão

O Rio Poty Hotel & Resort, na Ponta d’Areia, sedia, amanhã, mais uma edição da Feijoada do Maranhão, evento capitaneado pelo maranhense Valdez Maranhão, radicado em Belo Horizonte (MG).

O evento será embalado pelas bandas Kayambá e Bicicletinha do Samba, além da DJ Vanessa Serra.

Em BH, no mês de agosto, foi realizada a 32ª edição da iniciativa, no Dayrell Hotel, no centro da capital mineira. Valdez Maranhão também já promoveu uma edição em Portugal.

No cardápio, além da feijoada completa, serão servidas iguarias e guloseimas mineiras como doces e queijos do Mercado Central de BH.

DE RELANCE

Grande Gala de Fim de Ano

O assunto já tomou conta da cidade e nos salões elegantes não se fala em outra coisa. Tudo agora gira em torno do Grande Gala de Fim de Ano, a grande confraternização da sociedade maranhense promovida pela Coluna PH e pelo PH Revista para se despedir, em noite de glamour, charme e elegância, do ano da graça de 2023.

O Palazzo Eventos é o palco escolhido para a realização, no próximo dia 25 de novembro, a partir das 21h, do Grande Gala de Fim de Ano, evento que promove a volta aos salões elegantes de São Luís de uma tradição da vida social maranhense interrompida durante o período amargo da pandemia da Covid-19.

O Grande Gala de Fim de Ano é uma oportunidade única para o que há de mais elegante e charmoso da sociedade local se confraternizar, em noite de gala, como nos velhos bons tempos, sob as luzes do Natal que se aproxima.

Grande Gala de Fim de Ano…2

A designer Cintia Klamt Motta está mergulhada na criação de um ambiente que remeta os convidados à “viagem” que marcou a minha geração no início dos Anos 1970, quando o grupo musical Eagles despontou com um dos maiores sucessos musicais de todos os tempos: o “Hotel Califórnia”.

Inspirada nessa música icônica será toda a programação festiva da noite, que fará um passeio pelos famosos musicais da Broadway, a explosão do tango argentino recriado por Astor Piazzola e o surgimento na França de um grupo de músicos ciganos que conquistou o mundo – o Gipsy Kings.

Os convites estão sendo feitos por Teresa Martins que deverá concluir  essa tarefa até o o começo da próxima semana.

Os convidados, alias, já começaram a fazer a confirmação de presença, o que deverá ocorrer o mais breve possível para que possamos garantir todas as atrações programadas para essa noite de beleza, charme e encantamento.

Banco pode tomar imóvel de devedor

O STF confirma: banco pode tomar imóvel de devedor sem passar pela Justiça.

A decisão envolve inadimplência em casos de empréstimo imobiliário em que bens foram dados como garantia.

Oito ministros votaram a favor da execução extrajudicial do contrato, em uma vitória para os bancos.

A regra está prevista em lei desde 1997 e estava sendo questionada na Corte.

Na modalidade alienação fiduciária, a garantia vale até o pagamento integral das parcelas

 Mais um escritor na família

Como diz o ditado, a fruta não cai longe do pé. No caso da família Carpi Nejar, não cai mesmo. Filho dos escritores Carlos Nejar e Maria Carpi e irmão do poeta Fabrício Carpinejar, Rodrigo Carpi Nejar estreia no mundo da literatura.

No próximo dia 31, ele lança seu primeiro livro, navegando nas águas profundas da poesia: Insana Lucidez (Editora Bestiário, 160 páginas).

O lançamento será na Livraria Santos do Barra Shopping Sul, em Porto Alegre e, claro, terá a presença da turma toda – os Carpi, os Nejar e o Carpinejar.

No dia 12 de novembro, o autor também fará uma sessão de autógrafos da Feira do Livro de Porto Alegre.

Formado em Direito, Rodrigo é promotor de Justiça na Capital e escreve poemas desde menino. O livro é feito de versos compostos nos últimos 30 anos, maturados ao longo da jornada, “como vinho, sem pressa”, como diz o escritor.

Relíquia milenar sob a terra

Uma escavação arqueológica no norte do Iraque, no Oriente Médio, descobriu uma escultura de mais de 2,7 mil anos. A relíquia histórica, que seria de uma divindade assíria alada, foi encontrada com o corpo intacto, embora a cabeça tenha sido roubada décadas antes por saqueadores.

O topo do artefato foi roubado por contrabandistas na década de 1990 e encontrado em pedaços, mas foi reconstruído pelo Museu Nacional do Iraque.

A estátua mede 3,8 metros por 3,9 metros, pesa 18 toneladas e é feita de alabastro de gesso. Representa divindade conhecida como lamassu, que tem cabeça humana e corpo de um touro com asas.

Relíquia milenar sob a terra...2

– Nunca desenterrei algo tão grande – relatou o arqueólogo francês Pascal Butterlin, que coordenou missão com europeus e iraquianos.

Segundo ele, peças desse tamanho costumam ser encontradas apenas no Camboja e no Egito.

A escultura foi erguida durante o mandato do rei assírio Sargão II, que governou entre os anos 722 e 705 a.C., para proteger uma cidade.

– A atenção aos detalhes é incrível – destacou Butterlin.

Na mitologia, a divindade “era um dos monstros que foram dominados e domesticados” e era colocada na entrada das cidades para protegê-las, completou.

Lula, o centrão e as mulheres sem poder

Quem não tem perda de memória recente como a Dory de Procurando Nemo há de lembrar do discurso do presidente Lula na posse de Rita Serrano na presidência da Caixa. Para quem sofre desse mal, a coluna resgata um pequeno e simbólico trecho:

– Você foi escolhida porque tem uma história, porque muita gente deu referência de você. Eu só espero que você dedique à Caixa aquilo que você dedicou como funcionária, como militante sindical, política e social.

Na montagem do governo, Lula gabava-se de ter o maior número de mulheres no primeiro escalão. Eram 11 de 37. Eram. Não são mais.

Lula, o centrão e...2

Menos de um ano depois, Lula demitiu Rita Serrano para entregar a Caixa ao centrão e, assim, reforçar a base no Congresso.

Nada consta de desabonador na ficha de Rita, nem que ela tenha pecado por falta de dedicação. Nada disso. Caiu porque há três meses o centrão, na pessoa do presidente da Câmara, Arthur Lira, bate pé e quer a Caixa Econômica Federal de porteira fechada, o que significa com todas as suas diretorias.

É verdade que antes o centrão tentou derrubar outra mulher, a ministra da Saúde, Nísia Trindade. Lula fez chegar ao grupo que tudo tem limite e que de Nísia não abriria mão. O centrão, então, mirou em outra mulher: Ana Moser, ministra dos Esportes.

O presidente entregou a cabeça da ex-jogadora de vôlei na bandeja. Não porque fosse incompetente, mas porque deu azar de cair no ministério que iria para a bacia das almas, lá onde o troca-troca é sacramentado.

Lula, o centrão e...3

Outra mulher que caiu foi a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, conhecida como Daniela do Waguinho, porque ali estava representando a força eleitoral do marido.

Caiu porque foi nomeada pelo União Brasil, brigou com o partido e ficou sem padrinho. E, reza o dito popular, quem não tem padrinho, morre pagão. Rita Serrano não tinha padrinho no Congresso (o movimento sindical, que lhe deu respaldo, não tem votos).

Por uma dessas ironias de que só a política é capaz quando não se combinam as agendas, uma hora depois de trocar Rita Serrano por Carlos Fernandes, afilhado de Lira, Lula lançou um programa chamado Brasil Sem Misoginia, com o objetivo de “apoiar mulheres em espaços de poder e de decisão”.

Segundo a analista Rosane de Oliveira, Lula também já deixou claro que não pensa em indicar uma mulher para a cadeira de Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal. Não que faltem mulheres competentes. O que falta é uma com o perfil dos homens brancos que concorrem ao cargo: a confiança irrestrita do presidente.

Diógenes Nascimento e Carla marcaram presença em grande estilo no Wine Celebration realizado na semana passada nesta Capital
Diógenes Nascimento e Carla marcaram presença em grande estilo no Wine Celebration realizado na semana passada nesta Capital

Para escrever na pedra:

“Uma relação nem sempre termina porque não é feliz. Às vezes termina para preservar a felicidade da memória”. DeFabrício Carpinejar, poeta gaúcho.

TRIVIAL VARIADO

Para quem ainda acha que a crise climática na amazônia é algo distante, até os descontos da black friday podem ser comprometidos pela seca. é que a baixa dos rios dificulta o transporte de produtos da Zona Franca de Manaus.

Nesta data, em 1892, nasceu o escritor alagoano Graciliano Ramos, autor de Vidas Secas. Também nesta data, em 2019, morreu, aos 64 anos, o ator e diretor de televisão carioca Jorge Fernando, meu saudoso amigo.

Presidente do STF declarou que as pesquisas de opinião pública não são confiáveis para medir a importância do Judiciário e não afetam o prestígio da Corte. “Estamos lá para desagradar mesmo”, diz Luís Roberto Barroso.

Pagamentos: Pix leva a explosão em transações bancárias. Número pulou para 340 milhões em 2021, e para 453 milhões no ano passado.

Petróleo: produção de óleo e gás da Petrobras sobe 8,8% no terceiro trimestre, com produção média de 2,877 milhões de barris diários.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.