PH Revista: Sarney na Feira do Livro
E mais: Eça vai para o Panteão
CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA
Destaque da Capa desta edição do PH Revista, o escritor e ex-presidente da República, José Sarney, foi conferir, pela primeira vez, a Feira do Livro de São Luís, que este ano homenageia o poeta bicentenário Gonçalves Dias
-----------------------------------------------------------------------
Sarney na Feira do Livro
O ex-presidente José Sarney fez uma visita surpresa à Feira do Livro de São Luís, na última terça-feira, e causou um alvoroço entre os visitantes.
Ao chegar à praça Maria Aragão, Sarney dirigiu-se inicialmente ao estande da Academia Maranhense de Letras, onde foi recebido pelos acadêmicos Benedito Buzar, Aureliano Neto, Alex Brasil e Félix Alberto Lima.
E logo passou a ser ciceroneado pelos secretários municipais de Cultura, Marco Duailibe, e da Educação, Carol Marques Salgado, e pela coordenadora da feira, Rita Oliveira.
Por onde passou, Sarney foi cumprimentado, recebeu livros de autores maranhenses e parou para fazer muitas fotos com amigos e admiradores.
Em pelo menos dois estandes o ex-Presidente passou um pouco mais de tempo: nas livrarias AMEI, do português José Viégas, e Saci Pererê, da bibliotecária Rosa Ferreira Lima.
Embora com 93 anos. Sarney demonstrou que ainda tem muita vitalidade e causou a melhor impressão a quantos dele se aproximaram.
Salgado na Academia
Tudo leva a crer que haverá uma eleição de consenso na Academia Maranhense de Letras, para a vaga que era ocupada pelo jornalista e escritor Antônio Carlos Lima.
O poeta Salgado Maranhão colocou o seu nome à disposição dos acadêmicos e vem recebendo algumas importantes manifestações de apoio.
Salgado circulou pela Feira do Livro no início da semana, fez contato com acadê-micos e se declarou em campanha para a Cadeira 7 da AML.
Eleição disputada
Ao que tudo indica, a eleição do próximo ano para a prefeitura de São Luís será uma das mais disputadas.
Não apenas pelo número de pré-candidatos anunciados até agora – há pelo menos seis nomes fortes interessados em sentar na cadeira do Palácio La Ravardiére.
Mas também pelo esforço que tem feito o prefeito Eduardo Braide – com pequenas obras de mobilidade urbana espalhadas por áreas de grande movimentação de veículos – para garantir a reeleição.
Eça vai para o Panteão
Depois de longa espera, o Supremo Tribunal português não dá razão a nenhum dos argumentos da minoria de bisnetos que estão contra a trasladação dos restos mortais do escritor Eça de Queiroz da aldeia de Santa Maria do Douro para o Panteão Nacio-nal, rejeitando uma providência cautelar posta por seis dos 22 bisnetos do autor de “Os Maias”.
“Esta decisão definitiva do Supremo Tribunal Administrativo confirma ca-balmente tudo o que sempre dissemos, o que nos deixa muito satisfeitos", disse o escritor Afonso Reis Cabral, trineto de Eça, presidente da Fundação Eça de Queiroz (FEQ) desde 2022 e quem teve a ideia da trasladação do cemitério da aldeia de Santa Maria do Douro para o Panteão Nacional.
“Eça de Queiroz pertence a todos os portugueses e esta cerimônia é uma expressão simbólica dessa pertença. Daqui para a frente, será possível marcar nova data com to-da a dignidade que o momento sempre mereceu” – pontuou.
A cerimónia esteve prevista, inicialmente, para 27 de outubro.
SENAI e novos Cursos Técnicos
Além dos 23 cursos técnicos que o SENAI já oferece no Maranhão, a partir de 2024 terá quatro novas ofertas formativas: Técnico em Química, Técnico em Cibersistemas para Automação, Técnico em Sistema de Energia Renovável e Técnico em Portos.
O SENAI também oferece cursos nas modalidades de Iniciação Profissional, Qualificação Profissional, Aperfeiçoamento Profissional e Especialização Técnica.
Atualmente o SENAI Maranhão oferece cursos técnicos de Programação de Jogos Digitais, Internet das Coisas (IOT), Automação Industrial, Redes de Computadores, Logística, Design de Móveis, Eletromecânica, Soldagem, Edificações, Segurança do Trabalho, Eletrônica e Eletrotécnica, entre outros.
Além das unidades fixas, o SENAI no Maranhão possui outras oito unidades móveis nas áreas de Automação, Confecção, Construção Civil, Informática, Manutenção de Motocicletas, Panificação, Refrigeração e Soldagem.
Ampliação de portfólio
Tome nota: em 2024, o SENAI também ampliará o portfólio dos cursos de Especialização Técnica, oferecendo Especialização Técnica em Administração de Banco de Dados, em Construção de Modelos Digitais (BIM) e em Eficiência Energética.
Os cursos de Especialização Técnica visam ampliar as competências de uma ocupação no nível tático, caracterizando uma nova função especializada.
Exige para ingresso que os candidatos tenham concluído o Curso Técnico de referência para a especialização.
Além dos novos cursos de Especialização Técnica, o SENAI já oferece nessa modalidade opções como Especialização Técnica em Siderurgia e em Manutenção Industrial.
Em 2023, o SENAI Maranhão completou 70 anos e alcançou a marca de quase 970 mil matrículas em educação profissional e tecnológica para formação de obra para a indústria local.
Psiquiatria em Salvador-BA
A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) encerra neste sábado, 21, a 40ª edição do Congresso Brasileiro de Psiquiatria na cidade de Salvador/BA. O evento ocorre no Centro de Convenções da cidade e aborda temas fundamentais para os estudos em Psiquiatria, como Forense, Psiquiatria da Infância e Adolescência, Dependências, Suicídio, Medicina do Sono, Emergências e Psicofobia.
XL Congresso Brasileiro de Psiquiatria acontece no Centro de Convenções de Salvador.
Vários psiquiatras maranhenses estão presentes no encontro, entre os quais a veterana Lisieux Carvalho Campos, que ontem foi homenageada pelo Congresso, do qual participam mais de 7 mil psiquiatras nacionais e internacionais.
DE RELANCE
Ser amante é temer as sombras
As crônicas do poeta gaúcho Fabricio Carpinejar são impagáveis. Numa das últimas, “A falta de manchete”, ele diz que a verdade é que ninguém aguenta ser amante por muito tempo. Não dá para viver escondido entre quatro paredes, como se no mundo só chovesse.
Os dias de sol são desdenhados. Os dias de passeio. Os dias de mãos dadas. Os dias de conversa no parque ou na praça, na praia ou no restaurante. Os dias de orgulho da harmonia. Os dias públicos de felicidade.
Ser amante é suportar uma mendicância sentimental: não poder telefonar quando se quer, não poder se ver quando se quer. Não existirá liberdade para ligar de madrugada por saudade ou para relatar um problema pessoal e pedir um conselho.
O contato se mostra restritivo, já que a relação se fundamenta na mentira.
Ser amante...2
O amante jura que está satisfeito com o que recebe, mas ele não enxerga o óbvio escancarado: atende encomendas. Tornou-se um serviço de telentrega. Precisa aguardar o chamado. Precisa estar disponível nos horários menos comerciais, mais improváveis. Precisa sair correndo, largar o que está fazendo, por breves minutos de prazer.
Ser amante é como torcer para seu time na torcida adversária. Não pode gritar “gol”. E, quando leva gol, ainda deve vibrar.
Não conheço natureza mais perversa e dissimulada na troca a dois.
Ser amante...3
Quem aceita esse purgatório tem consciência de que está errado, ou porque está enganando o seu parceiro ou parceira, ou porque alguém está sendo enganado do outro lado.
Amante é transição, é fechar rapidamente o portão da garagem do motel, é se acostumar com o proibido, a pressa, a confusão, o caos. É andar vigiado, com receio de ser visto, é abraçar a paranoia, é temer as sombras.
Ser amante está fadado ao fracasso porque carece do que há de mais bonito num romance: a amizade. Convenhamos, mais difícil do que encontrar uma paixão é desfrutar de um colo confiável.
Ser amante...4
Trata-se de uma adaga venenosa cravada no coração, de ser percebido como um constrangimento, um vexame, uma pessoa sem pré-requisitos, sem as virtudes necessárias para ser assumida, para ser exibida.
Com o tempo, virá o rebote da desvalia, de nunca se sentir bom o suficiente, de apenas ser valorizado pela aparência, pelo corpo, jamais pelas ideias e sentimentos.
Não somos treinados a suportar um amor sem alarde. O problema dos amantes não é a falta de amor, é a falta de manchete do amor, a impossibilidade de contar que se está amando aos amigos e familiares.
O silêncio cansa, aniquila, apodrece os sonhos.
Ser amante...5
Amarga-se a estabilidade de uma situação provisória, que talvez se arraste por anos a fio. Corresponde a um sacrifício para conquistar definitivamente uma pessoa.
Mesmo que a história seja formalizada, carregará o medo de trocar de papel e ser traído. Tal estagiário suportando todas as humilhações pela efetivação de um emprego que nem sabe se deseja.
O que vai volta. Casos são carmas.
Para escrever na pedra:
“Toda saudade é uma espécie de velhice”. De João Guimarães Rosa.
TRIVIAL VARIADO
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luís Roberto Barroso, classificou de ‘covarde’ o crime praticado contra o juiz pernambucano Paulo Torres da Silva Pereira, de 69 abos, em Recife, na noite de quinta-feira (19).
Na noite do Wine Celebration, na sexta-feira, o cantor Paulo Ricardo mostrou que ainda tem muita vitalidade e a voz não mudou quase nada. Ao contrário, está cada vez melhor.
O deputado federal Duarte Júnior tem conseguido avançar na articulação com setores governistas para a costura de um apoio oficial do Palácio dos Leões a sua candidatura a prefeito em 2024. O objetivo é tornar-se o candidato único da base do governador Carlos Brandão.
Uma empresa começou a realizar testes em Barreirinhas para explorar o serviço de sobrevoo de balões nos Lençóis Maranhenses. Ainda não há voos para turistas. A vista, claro, será deslumbrante.
A advogada Priscila Barbosa Carnaúba, de 30 anos, mulher do senador Randolfe Rodrigues, foi nomeada para cargo comissionado no Supremo Tribunal Federal (STF).
No assunto: ela tem atuado como assessora no gabinete da ministra Cármem Lúcia, com remunaração de cerca de R$ 13 mil mensais.
Domingo é dia de relembrar os grandes sucessos do pagode dos anos 90 no Casarão Colonial, espaço musical badalado no Centro Histórico de São Luís. Afinal, samba e pagode é uma unanimidade entre os brasileiros.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.