(Divulgação)
COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH Revista: Missa da Paz e da Esperança

E mais: Os primeiros voos de uma estrela

PH

Atualizada em 14/10/2023 às 10h42
Capa do PH Revista
Capa do PH Revista

A solidão de uma criança na janela é a melhor imagem para denunciar descasos dos governos cometidos contra a infância no Brasil. E é o destaque de capa do PH Revista deste fim de semana, exatamente na semana em que se comemorou o Dia da Criança

CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA

 -------------------------------------------------------

Missa da Paz e da Esperança

É neste sábado, às 11h, a Missa de Sétimo Dia da Paz e da Esperança em memória da alma do jornalista, escritor e membro da Academia Maranhense de Letras (AML) Antônio Carlos Gomes Lima.

O ato religioso será realizado na Igreja Jesus O Bom Pastor, localizada na Praça do Viva Renascença.

A família sugere que amigos e admiradores do querido e saudoso ‘Pipoca’ vistam branco para a cerimônia.

Veríssimo nas telas

Luis Fernando Verissimo - O Filme, de Luzimar Stricher, está começando a circular. Tive a chance de vê-lo esses dias e, por causa dele, repassar o tamanho e o alcance da obra do homenageado.

Por anos, a diretora veio acompanhando o mais que pôde a vida pública e a familiar, colhendo depoimentos de parceiros, colegas de ofício, comentaristas, uma penca de gente que comparece para ajudar a dimensionar a obra.

Ou as obras, no plural, para ser mais preciso. No campo do texto, tem milhares de crônicas (de costumes, sobre política, a respeito de futebol), centenas de contos, um punhado de romances, críticas e relatos de viagens, mais os incontáveis trabalhos de propaganda e os roteiros para televisão e para quadrinhos (do Analista de Bagé e do Ed Mort).

No campo do traço, tem charges e tiras. Na música, tem a participação do mesmo autor tocando seu sax. É coisa que não termina mais, e em quase tudo o toque do gênio modesto. Uma celebração merecida, que nos alerta para o tamanho desse artista.

Pneumonia

De acordo com uma edição especial da revista médica The Lancet, dedicada à mortalidade infantil, a pneumonia hoje é a doença que mais mata crianças no mundo, fazendo cerca de 2 milhões de vítimas anualmente.

A publicação afirma que a doença mata mais que a Aids, malária e sarampo juntos.

A vida medíocre

Saiu mais uma edição de Cartas a Um Jovem Romancista, do escritor peruano Mario Vargas Llosa. Neste livro, o Prémio Nobel da Literatura 2010 escreve na carta intitulada Parábola da Solitária: “ (…) o jogo da literatura não é inócuo. Produto de uma insatisfação íntima contra a vida tal como é, a ficção é também fonte de mal-estar e insatisfação.

Porque quem, por intermédio da leitura, vive uma grande ficção, regressa à vida real com uma sensibilidade muito mais desperta face às suas limitações e imperfeições, ficando a saber, por aquelas magníficas fantasias, que o mundo real, a vida vivida, é mais medíocre do que a vida inventada pelos romancistas.

Toda forma de amor

É curioso como, em pleno século 21, ainda tem gente querendo ser “fiscal do amor alheio. Com tanta desgraça varando no mundo e tanto assunto importante pendente no Brasil, ainda há quem se preocupe com a liberdade do outro de ser feliz.

Nos próximos dias, chega às comissões de Constituição e Justiça e de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados o projeto de lei que proíbe o casamento homoafetivo – “no civil”, que fique claro (o debate não envolve o rito religioso). Como se não houvesse temas mais urgentes para discutir no país, o assunto foi aprovado na primeira fase da análise e seguirá em pauta.

É um retrocesso e também uma perda de tempo. Ainda que a medida venha a ser sancionada, casais continuarão se formando. É, também, um desprestígio ao autor do texto original.

Toda forma de amor…2

Como muito do que acontece na política brasileira, o projeto inicial –  apresentado pelo então deputado Clodovil Hernandes, morto 2009 – era completamente diferente: pretendia alterar o Código Civil para reconhecer, e não para impedir, a união entre pessoas de mesmo sexo.

É bom lembrar que, desde 2011, em votação unânime, isso já é reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Ou seja, embora o casamento LGBT+ não esteja assegurado por lei, a decisão da Corte garante a todos os mesmos direitos – e deveres – que a legislação brasileira estabelece para os casais heterossexuais.

Amor é amor. E toda forma de amar, já dizia o poeta, é justa. Deixem que as pessoas sejam felizes, deputados.

Depois de marcar a edição de 2018 do The Voice Brasil, a ótima cantora brasileira Rê Adegas está de volta à competição, em outro país: Portugal, onde vive desde 2020
Depois de marcar a edição de 2018 do The Voice Brasil, a ótima cantora brasileira Rê Adegas está de volta à competição, em outro país: Portugal, onde vive desde 2020

Brilhando em Portugal

Depois de marcar a edição de 2018 do The Voice Brasil, quando chegou às quartas de final do programa, a cantora brasileira Rê Adegas está de volta à competição, em outro país: Portugal, onde vive desde 2020.

Com voz de querubim, ela encantou os quatro jurados nas audições às cegas e escolheu o excelente músico António Zambujo como técnico.

Agora, Rê aguarda o início da temida fase das batalhas ao vivo, que começa no proximo dia 29.

- Ainda não sei o que vou cantar, mas quero muito contar com a torcida dos brasileiros. Estou levando o Brasil comigo – diz a artista.

DE RELANCE

Os dois lados

Não é um pedaço de terra e muito menos o destino de Israel e da Palestina que estão em jogo. A explosão de violência no Oriente Médio é uma encruzilhada civilizatória. Compreender essa verdade é fundamental para que possamos escolher em qual lado queremos estar.

Não existe meio-termo. O Hamas é um movimento religioso radical, que não almeja a construção de um Estado palestino livre e democrático, mas sim a implantação de uma teocracia islâmica, a exemplo do que ocorre no Irã. Lá, mulheres são oprimidas e a homoafetividade é crime, entre outros absurdos.

Por mais amiga do Hamas que se considere, se você tem cabelos soltos e encaracolados, não conseguiria caminhar 30 segundos pelas ruas de Gaza sem ser xingada, apedrejada e depois presa. Em Israel, conseguiria. Essa é a linha divisória. O resto, é politicagem barata e oportunista.

Os dois lados…2

Até segunda-feira, não havia sequer um israelense em Gaza, apesar de muita gente colocar a culpa pelos problemas da região unicamente sobre Israel. Hoje, de fato, há uma centena de israelenses por lá, todos sequestrados.

Israel não é uma sociedade perfeita. Mas é uma democracia, onde as minorias têm direitos, há liberdade de expressão e eleições livres.

Exatamente por isso, Israel é demonizado e combatido. Aceitar esse modelo significaria, para vizinhos ditadores e fanáticos, uma queda imediata do poder. Eles temem Israel menos do que temem o seu próprio povo, que usam como massa de manobra.

Tenho certeza de que a maioria dos palestinos quer liberdade e democracia. O Hamas, não. São legítimas eventuais críticas ao governo de Israel. Mas o Hamas é o veneno, não o antídoto. O Hamas significa as trevas que jamais triunfarão.

Os dois lados…3

Ser a favor de Israel não é ser contra os palestinos. Ser a favor dos palestinos não é ser contra Israel. Essa falsa dicotomia só serve aos fundamentalistas que devemos combater.

O único futuro possível é o da convivência, a mesma que praticamos no Brasil, onde comunidades de origens distintas cultivam a paz.

Acreditar nisso não é ingenuidade nem utopia. É pragmatismo. Andei triste nos últimos dias. Aí pensei nos acordos de paz entre Israel e Egito, Jordânia, Emirados Árabes Unidos e em outros que pareciam impossíveis.

Lembrei-me de uma frase que li em um cartaz, há muito tempo, durante uma manifestação pacifista em Israel: “Você pode cortar todas as flores de um jardim, mas não pode impedir a chegada da primavera”.

Os primeiros voos de uma estrela

Cinebiografia ‘Meu Nome é Gal’ faz sua estreia neste fim de semana nos cinemas com Sophie Charlotte interpretando um dos ícones da MPB.

Quando chegou ao Rio de Janeiro, em meados dos anos 1960, Maria da Graça era um tanto retraída. Apesar de sua doce voz já ser notória, a jovem baiana ainda era acanhada artisticamente. Ao longo de 120 minutos, Meu Nome é Gal apresenta revoluções estéticas e contextos políticos que a transformam naquela entidade artística por quem o mundo se acostumou a suspirar. É o desabrochar de Gracinha, como era chamada pela mãe.

A cinebiografia que chega aos cinemas traz um recorte da vida de Gal Costa: de 1966, quando desembarca no Rio, a 1971, quando realiza o emblemático show intitulado Gal a Todo Vapor.

Os primeiros voos de uma estrela…2

Sob a direção de Dandara Ferreira (responsável pela série documental O Nome Dela é Gal) e Lô Politi (de produções como Jonas e Alvorada), a atriz Sophie Charlotte encarna a cantora soltando sua voz nas cenas musicais – embora também haja dublagem de gravações de estúdio em alguns momentos.

As diretoras alertam que é um filme de ficção, mas construído em cima da história da Gal. Na trama, a cantora parte de Salvador (BA) para se juntar aos seus amigos Caetano Veloso (Rodrigo Lelis), Gilberto Gil (Dan Ferreira) e Dedé Gadelha (Camila Márdila). Também está por lá Maria Bethânia, interpretada por Dandara, que os visita ocasionalmente. Ela chega como Maria da Graça, mas logo seu empresário, Guilherme Araújo (Luis Lobianco), a convence a mudar seu nome artístico.

Em meio à efervescência criativa, forma-se a Tropicália, em que Gal se consolida como uma das principais vozes. A artista começa a se encorpar.

Os primeiros voos de uma estrela…3

Apesar de todas as ideias desafiadoras, a ditadura estava em vigência no Brasil. A cantora vê seus amigos, Caetano e Gil, serem presos e depois se exilarem na Inglaterra. E sente medo. Para Lô, a ditadura é a principal antagonista de Gal.

– É o que a move. Algo que ela tem que enfrentar, que é difícil, que a faz sofrer muito – diz Lô.

Além do drama, o filme também tem um musical, contando com performances de Sophie para clássicos do repertório da cantora – como Baby, Eu Vim da Bahia, Coração Vagabundo e a histórica apresentação de Divino Maravilhoso, no 4º Festival da MPB, na TV Record, em 1968.

Os primeiros voos de uma estrela…4

Toda a construção de Meu Nome É Gal toma como base a pesquisa de O Nome Dela é Gal (2017). Dandara lembra que conversou com a cantora um mês após o lançamento do documentário. Segundo a cineasta, partiu de Gal o desejo inicial para o filme – ela nunca participou da construção, mas ficou contente com a seleção de Sophie.

Gal falava da voz, do cantar da Sophie, que tinha um timbre muito próximo dela. Isso foi um aval gigante – relata Dandara.

Sophie ressalta que há uma distância imensa de sua voz para a da Gal, mas que sempre amou cantar. Conforme a atriz, o papel foi um desafio imenso, mas, ao mesmo tempo, um processo bonito e profundo de aproximação e entendimento:

– Acredito muito que é um filme belo, que não foge das fragilidades de seus personagens. Estão todas ali e compõem a humanidade (de cada um).

Sobre a opção pelo recorte de tempo para a cinebiografia, Dandara destaca que o filme se concentra justamente no momento de transformação de Gal, tanto pessoal como artista. Lô corrobora. Ela realça que as duas focaram no “ouro da história” que tinham em mãos. No caso, a borboleta saindo do casulo.

Liana Gomes Pereira
Liana Gomes Pereira

Liana Gomes Pereira gosta de viajar e procura sempre roteiros inusitados, como Balcãs, a região sudeste da Europa que engloba a Albânia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Grécia, Macedônia do Norte, Montenegro, Sérvia, o autoproclamado independente Kosovo, a porção da Turquia no continente europeu (a Trácia Oriental), bem como partes da Croácia, da Romênia e da Eslovênia. O passeio paradisíaco está em destaque no PH Revista deste fim de semana

------------------------------------------------------------------

A arca e as serpentes

Faço coro com o experiente jornalista e escritor Nilson Souza quando diz que não é desses que vivem pensando na Roma Antiga, como revelam os vídeos do TikTok, mas confessa que nas últimas semanas tem sido assombrado pela história bíblica de Noé. Ele acha que a culpa é do gaiato anônimo que publicou um meme imbatível naqueles dias de fecha-e-abre de comportas no Muro da Mauá. O sujeito colocou uma imagem da célebre Arca ancorada na Rodoviária de Porto Alegre, com o anúncio do horário de partida.

Se partiu, ninguém sabe, ninguém viu, mas o certo é que desapareceu no dia seguinte, como tudo o que navega pelos mares revoltos da internet. Só que ele não parou mais de pensar no assunto. Noé é um dos personagens mais impressionantes da literatura, seja ela sagrada ou profana.

A arca e as serpentes...2

Nilson confessa ainda que viu aquele filme com Russell Crowe que provocou intermináveis controvérsias religiosas devido às licenças poéticas do diretor ao adaptar o Gênesis à imagem e semelhança de seu ateísmo. Faz tempo, mas ele ainda se lembra bem de uma cena emblemática em que a mulher de Noé acompanha a entrada dos animais no barco e se espanta com o casal de cobras que desliza na direção da rampa.

– Elas também? – pergunta ao marido.

Essa bronca é atávica. Não convidem mulheres e cobras para sentar à mesma mesa. 

A arca e as serpentes...3

Mas voltando à companheira de Noé, a objeção velada foi sua única manifestação de contrariedade até aquele momento, embora o marido tenha feito coisas que nenhuma mulher aturaria.

Imagine em tempos de seca o sujeito chegar em casa e avisar a esposa que vai construir um barco enorme, por ordem divina. No mínimo, ela mandaria interná-lo.

Mas dona Noé (que, segundo alguns historiadores, se chamava Noema) aceitou a situação, ajudou no trabalho de marcenaria e, depois, ainda passou 190 dias enfurnada na arca, alimentando animais e limpando seus excrementos.

E o pior: na companhia das serpentes.

“Inovação & Tecnologia”

A digitalização e a transformação tecnológica do setor industrial estão entre as temáticas da feira que ocorrerá de 9 a 12 de novembro, no Multicenter Negócios e Eventos.

Com a expectativa de mobilizar os empresários do setor maranhense, o Sistema FIEMA (SESI, SENAI, IEL e Federação) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizarão a 5ª edição da Expo Indústria Maranhão

Com o tema “Indústria – o futuro passa por aqui”, a maior feira multissetorial do Norte e Nordeste enfocará, além de Inovação & Tecnologia, os pilares ESG (Ambiental, Social e Governança) e Capital Humano.

Para saber mais sobre a programação e se inscrever, acesse o site www.expoindustriama.com.br

Mercado de imóveis

Minha Casa Minha Vida dá novo fôlego ao mercado de imóveis no Maranhão.

A busca por financiamento com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) subiu de R$ 2,3 bilhões para R$ 4,3 bilhões no intervalo de janeiro a agosto de 2023 ante igual período de 2022.

Entre os motivos desse movimento estão o estímulo a linhas do programa federal de habitação popular e a própria retomada do setor após anos de estagnação.

Exame de sangue para Alzheimer

Já é possível fazer exame de sangue para diagnosticar Alzheimer no Brasil.

Chamado PrecivityAD2, o teste começou a ser oferecido na rede de laboratórios Weinmann, do Grupo Fleury, em parceria com a C2N Diagnostics.

As amostras são preparadas na central técnica do grupo e encaminhadas para análise nos Estados Unidos, com resultado em cerca de 20 dias.

A nova tecnologia permite a detecção precoce da doença sem métodos invasivos ou radioativos.

Ensino à distância

No ensino à distância (EaD) é preciso separar o joio do trigo: há os que cumprem as regras, oferecem material de qualidade, turmas reduzidas e atenção do professor a cada um dos alunos.

A maioria, porém, está se tornando uma fábrica de diplomas a baixo custo e o reflexo é a formação de profissionais menos preparados do que os que fazem a graduação em regime presencial.

Foi preocupada com os reflexos dessa explosão de cursos à distância na formação de professores que a presidente executiva do Todos pela Educação, Priscila Cruz, lançou um alerta pelas redes sociais: o Ministério da Educação precisa fazer alguma coisa imediatamente.

Ensino à distância...2

O ministro Camilo Santana já expressou sua preocupação com o avanço do EaD e criou um grupo de trabalho no MEC para repensar essa modalidade de ensino, mas ainda não se chegou a lugar algum.

O foco de Priscila, assim como do grupo do Sesi no Rio Grande do Sul que produziu um trabalho sobre o risco de um “apagão” de professores a partir de 2035, é com as licenciaturas feitas à distância.

Licenciatura é sinônimo de formação de futuros professores. Pelo menor custo e pela praticidade, descoberta na pandemia, a oferta de vagas na modalidade cresce em proporção geométrica, enquanto os cursos presenciais minguam.

Ensino à distância...3

No vídeo que publicou na quarta-feira e que seguiu complementando com dados ao longo do feriado, Priscila alertou que 65% dos que estão cursando licenciaturas hoje (incluindo Pedagogia) o fazem no modelo EaD. E 81% dos ingressantes optaram pelo ensino à distância, que ela considera uma ameaça à qualidade da educação.

Priscila mostra números que sustentam sua preocupação: no Enade, que mede a aprendizagem nos cursos superiores, as notas médias dos cursos EaD são piores que os presenciais em todos os cursos avaliados.

Ensino à distância...4

No Enade de 2021, tomando-se apenas as licenciaturas, a nota nos cursos presenciais foi melhor. Obtiveram nota máxima (5) 2,38% dos alunos EaD e 9,64% do presencial. Com 4, foram 16,67% no EaD e 35,36% no presencial. Com 1, 2 e 3, o EaD superou o presencial. Apenas 0,36% dos alunos obtiveram nota 1 no presencial. No EaD foram 2,38%.

– Alguns poucos estão ganhando muito para que toda a educação brasileira tenha prejuízos gigantescos – alerta Priscila, lembrando que todas as outras políticas da área de educação dependem da existência de professores qualificados.

 

Na última quarta-feira foi realizada a cerimônia civil de casamento do empresário Fausto Costa com a recém formada em Direito, Gabrielle Pianco Costa
Na última quarta-feira foi realizada a cerimônia civil de casamento do empresário Fausto Costa com a recém formada em Direito, Gabrielle Pianco Costa

Vulneráveis

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que o Brasil tem hoje 33 milhões de pessoas idosas.

Cerca de 70% desse total vivem com renda mensal de até dois salários mínimos e boa parte está em situação vulnerável.

Para propor medidas relacionadas ao bem-estar dessa população foi aprovado na Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado o projeto que cria a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Pessoa Idosa.

A Frente será composta por senadores e deputados federais.

Para escrever na pedra:

“Nada é pequeno no amor. Quem espera as grandes ocasiões para provar a sua ternura não sabe amar". De Laure Conan. 

TRIVIAL VARIADO

O desembargador Vicente de Paula Gomes de Castro foi empossado esta semana como membro da 3ª Câmara de Direito Criminal Isolada, removido da 2ª de Direito Criminal.

Na mesma ocasião, o juiz Ricardo Augusto Figueiredo Moyses, tomou posse na 2ª Vara da Comarca de Santa Luzia, de entrância intermediária, e a juíza Denise Pedrosa Torres, na 2ª Vara Criminal da Comarca de Imperatriz, de entrância final.

A Vice-Diretora Geral da Faculdade CEST, Dra. Conceição Lima Melo Rolim, acaba de publicar o livro “Responsabilidade Empresarial no Tratamento de Dados do Consumidor – Privacidade de Dados – Privacy by Design” com selo da Editora Juruá.

No assunto: o livro tem apresentação do Prof. Dr. Sandro Mansur Gilbran e foi prefaciado pelo Ministro Sérgio Luiz Kukina.

Melina e Luiz Carlos Cantanhede Fernandes abrem sua casa neste sábado para homenagear com almoço, Elvira Bona e Murilo Albuquerque.

 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.