Com contribuições de professores da USP, membros do Poder Judiciário e pesquisadores de Portugal, Canadá, França e Polônia, foi lançada a obra coletiva 'Inteligência Artificial - Visões Interdisciplinares e Internacionais".
São ensaios que ajudam a compreender o impacto e a abrangência da Inteligência Artificial (IA) nos diversos âmbitos da sociedade. Os capítulos trazem reflexões sobre como as máquinas estão transformando a realidade humana em diferentes frentes e de que maneiras o direito encara essas mudanças.
Além de oferecer uma análise aprofundada dos desafios e questões legais relacionados à IA no Brasil, o título conta com perspectivas internacionais, permitindo que os leitores brasileiros acessem visões internacionais sobre o tema. Essa troca permite compreender como outros países lidam com a questão, considerando, claro, a realidade socioeconômica de cada país.
O papel da IA no contexto da justiça e do sistema judiciário é avaliado por meio da análise de inovações como o projeto "Victor", do Supremo Tribunal Federal. A ferramenta foi idealizada para auxiliar na análise dos recursos extraordinários, especialmente na classificação em temas de repercussão geral de maior incidência, e visa garantir eficiência e celeridade processuais. O artigo que debate essa iniciativa conta com a contribuição do ministro Dias Toffoli.
Coordenada pela professora titular do Departamento de Direito Civil da Faculdade de Direito da USP, Silmara J. de A. Chinellato, esta obra coletiva representa um repositório valioso de conhecimento interdisciplinar e internacional.
Em um cenário no qual as vidas e comportamentos passaram a ser moldados de forma crescente pela inteligência artificial, o livro oferece uma perspectiva única e essencial para todos os interessados em compreender os impactos e desafios da IA no mundo contemporâneo.
Saiba Mais
- Escritor maranhense Fábio Kerouac lança novo livro
- Exorcista da Igreja Católica revela bastidores de possessões demoníacas em livro
- Brasileira chega às livrarias da Espanha com livro infantil
- Feira do Livro SP: 40 anos da redemocratização é tema deste ano
- Autora desafia conceito de "felizes para sempre" em romance
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.