Literatura antirracista

Maranhense lança livro infanto juvenil em homenagem a Maria Firmina

O lançamento será realizado neste sábado (7), e no sábado seguinte (14), haverá painel sobre o tema na Feira do Livro de São Luís, com autógrafos.

Na Mira, com informações da assessoria

Livro “Maria Firmina”, escrito pela maranhense Anita Machado, será lançado em São Luís.
Livro “Maria Firmina”, escrito pela maranhense Anita Machado, será lançado em São Luís. (divulgação)

SÃO LUÍS - As cores vivas saltam da capa e atraem os olhares para um sorriso sereno, firme e convidativo: é o retrato ilustrado da primeira romancista do Brasil, a maranhense Maria Firmina dos Reis. As páginas que se revelam no folhear da obra misturam imagens, cores e textos, em uma conexão especialmente pensada para o público infantojuvenil. Assim é o livro “Maria Firmina”, escrito pela maranhense Anita Machado e que será lançado na capital maranhense no próximo sábado (7), às 16h, na Livraria Leitura do São Luís Shopping.

“Nós precisamos falar com o público infantojuvenil porque crianças e jovens precisam enxergar jornadas de pessoas negras como possibilidade de destaque e referência, quebrando a narrativa de dor e subalternidade que são marcas do racismo estrutural, tão presente no Brasil. Permitir que crianças e adolescentes construam suas subjetividades lendo a história de pessoas negras também em espaços de intelectualidade é a possibilidade de construir ferramentas e espaços de memórias da nossa gente. Falar sobre Maria Firmina é falar da história de São Luís, da história do Maranhão. E do Brasil também, é sobre desafios reais do nosso povo brasileiro. Maria Firmina, no século XIX, rompeu barreiras, longe de qualquer holofote e com poucos recursos. Estamos construindo uma consciência coletiva sobre a história dela e eu me sinto muito feliz em fazer parte dessa construção”, celebra Anita Machado, que é Fundadora e Diretora Executiva do Instituto Da Cor ao Caso, plataforma de ações antirracistas com foco em letramento racial para lideranças. 

Quem comparecer ao lançamento do livro em terras ludovicenses terá a oportunidade de ouvir da própria autora, no encontro com o público, sobre a jornada de criação da obra, além de poder compreender mais a fundo o importante papel da ação de atitudes antirracistas, na mudança de mentalidade e na transformação social que tanto se almeja. No mezanino da Livraria Leitura, onde haverá o encontro da escritora com o público, Anita Machado irá autografar os exemplares.

Feira do Livro de São Luís

Uma semana após o lançamento em São Luís, Anita Machado também irá apresentar a obra “Firmina” na 16ª edição da Feira do Livro de São Luís; será no sábado (14), às 17h, no auditório da FeliS, que este ano será na Praça Maria Aragão, de 13 a 22 de outubro.

No auditório da Feira do Livro, Anita Machado fará a apresentação da obra na companhia da também escritora Luanda Martins Campos, professora do curso de licenciatura em estudos africanos e afrobrasileiros na Universidade Federal do Maranhão - LIESAFRO/UFMA e autora do livro "No balanço da Kyanda, na pungada da coreira" (editora UICLAP). “Será um prazer ter esse momento tão rico de troca a respeito de dois livros com protagonistas negras, Firmina e Kyanda, voltados para esse público, momento no qual iremos falar sobre literatura negra infantojuvenil, para além da representatividade”, comenta Anita.

"A literatura negra é literatura de resistência. Estamos falando das nossas histórias, das nossas lutas. E apresentar obras que trazem nossa ancestralidade numa linguagem lúdica é reverenciar nosso povo", ressalta Luanda Campos.

Lançamento nacional

Antes de ser lançado na cidade onde Maria Firmina dos Reis nasceu, o livro “Maria Firmina” foi oportuna e nacionalmente lançado no Rio de Janeiro (RJ), em setembro, durante a 40ª Bienal Internacional do Livro, onde Anita Machado teve a oportunidade apresentar o propósito da obra, ao lado de diversos outros autores brasileiros que também se dedicam à literatura antirracista, como os jornalistas Manoel Soares e Francisco Lima, a juíza do TJSP Flávia Carvalho, e os escritores Alberto Flisgo e Marcos Cajé.

“A receptividade foi linda – do público e também de toda equipe da Editora Mostarda. Foi maravilhoso lançar o livro no Rio de Janeiro, aproveitando o alcance da Bienal, a convite da editora.. E, agora, estou muito feliz por lançar aqui em nossa terra, porque é a nossa casa, é a casa de Maria Firmina, o que faz tudo ter um brilho ainda maior. Pra mim, é muito especial entregar a história dela para crianças e jovens. Maria Firmina é uma mulher de estratégia. Ela é representatividade e inspiração!”, conclui a autora.

Sobre Anita Machado, autora de “Maria Firmina”

Anita Machado é uma mulher negra maranhense apaixonada por São Luís e pelo mar. É filha de Concita e Agenor Gomes, ambos nascidos e criados no município de Guimarães, onde Maria Firmina produziu todas as suas obras literárias e morou durante 70 anos, até o seu falecimento, em 1917. A propósito, o pai de Anita, Agenor, é autor do livro “Maria Firmina dos Reis e o cotidiano da escravidão no Brasil”, uma das principais obras que abordam a vida da romancista.

Formada em Direito, atua como advogada maritimista e é sócia do Machado Gomes Advocacia, escritório especializado em Direito Marítimo. Multifacetada, Anita Machado também atua como gestora de crises e posicionamento estratégico.

É fundadora e Diretora Executiva do Instituto Da Cor ao Caso, plataforma com foco em letramento racial para lideranças. Já morou no Rio de Janeiro (RJ) e em Londres (Inglaterra). Em 2023, recebeu menção honrosa pelas atividades de promoção à diversidade, no Prêmio Luiz Alves Ferreira "Luizão”, do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).

Buscando ecoar a trajetória de Maria Firmina e a representatividade negra, Anita Machado compartilha as vivências dessa grande romancista com as novas gerações.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.