Religiosidade

Festejo Nossa Senhora Aparecida começa na próxima terça-feira (3), no Cohafuma

Comunidade católica se prepara mais um momento de celebração de fé e devoção

Na Mira, com informações da Assessoria

Pe. Trindade, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil.
Pe. Trindade, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil. (Divulgação)

SÃO LUÍS - Com o tema “Mãe Aparecida, Sacrário Vivo de Deus”, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil, no bairro do Cohafuma, se prepara para dar início ao tradicional festejo da padroeira do Brasil, que ocorre no dia 12 de outubro. A celebração começa na próxima terça-feira (3) e será aberta com a recepção das imagens peregrinas às 18h, seguida de recitação do terço, ladainha e missa solene celebrada pelo pároco da igreja, padre José Raimundo Trindade.

Nossa Senhora Aparecida é uma figura venerada em todo o país como símbolo de proteção e amparo. Seu culto ganha ainda mais destaque durante os nove dias de celebração na Paróquia da Foz do Rio Anil, onde a congregação se reúne para prestar homenagens à Santa. O festejo da Igreja do Cohafuma – como é popularmente conhecida – é o terceiro maior de São Luís, atrás apenas do Círio do Cohatrac e do festejo de Nossa Senhora da Conceição do Monte Castelo.

A programação do festejo é diversificada e inclui missas diárias, terços e ladainha, barraca da fé vendas de comidas e apresentação cultural. A igreja, decorada especialmente para a ocasião, torna-se o epicentro das celebrações, atraindo devotos de vários pontos da cidade e de todas as idades. No dia 12, ponto alto das celebrações, serão realizadas quatro missas, sendo que a de encerramento será celebrada pelo arcebispo de São Luís, D. Gilberto Pastana.

Destaca-se a tradicional procissão pelas ruas do bairro do Cohafuma, dia 12, a partir das 16h, proporcionando um espetáculo emocionante para os presentes e demonstrando a ligação da padroeira com a comunidade local.

“Este festejo, que já se tornou uma tradição anual, é uma manifestação vibrante de fé, cultura e solidariedade. Reafirma o papel especial de Nossa Senhora Aparecida na vida dos brasileiros e a importância de manter viva essa devoção pelas gerações futuras”, destacou o pároco da Igreja, Pe. Trindade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.