SÃO LUÍS - Nos últimos dias, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, chamando a atenção para as altas temperaturas que têm atingido a maior parte do Brasil. No entanto, essa onda de calor não afeta apenas os seres humanos, mas também representa um perigo para nossos queridos animais de estimação, podendo até mesmo levá-los a óbito.
A exposição prolongada ao calor pode causar uma série de problemas de saúde para os pets, incluindo desidratação, queimaduras e hipertermia, uma condição grave causada pelo aumento excessivo da temperatura corporal.
Os riscos são ainda maiores para animais idosos, aqueles com histórico de doenças respiratórias ou cardíacas, e cães braquicefálicos, como pugs e bulldogs, pois são raças que têm o focinho achatado, onde o processo de respiração é comprometido. Por isso, separamos algumas dicas para que os tutores estejam cientes de como proteger seus pets durante essa onda de calor.
Dicas para Proteger seu Pet do Calor:
1. Aumentar a Hidratação: A hidratação é fundamental durante os períodos de calor intenso em que estamos passando. Assim como nós, nossos pets precisam de água o suficiente para se manterem saudáveis. Certifique-se de manter o pote de água do seu pet sempre cheio com água fresca. Além disso, você deve investir em garrafas de água portáteis que podem ser levadas em passeios, garantindo que seu animal não fique desidratado durante um passeio ao ar livre. Aqui na Terra Zoo, você encontra uma variedade de garrafas.
2. Evitar Passeios em Horários Quentes: Evite passear com seu pet nos horários mais quentes do dia. Prefira os períodos da manhã ou da noite, quando as temperaturas estão mais baixas. Se possível, escolha locais que ofereçam sombra, boa ventilação e gramados para evitar que o calor do solo prejudique as patas do seu animal. O nosso Pet Park da Cohama é equipado com ar condicionado, assim você não abre mão de se divertir com seu pet em um ambiente fresco e confortável.
3. Usar Protetores nos Pelos e Patas: Assim como nós aplicamos protetor solar para nos proteger dos raios UV, existem produtos específicos para animais de estimação que ajudam a proteger suas peles sensíveis. Fale com um de nossos atendentes na Terra Zoo mais próxima de você; ele vai te apresentar nossos produtos disponíveis para te ajudar nesse problema. Você também deve consultar o seu veterinário para saber qual o produto mais adequado para o seu pet e lembre-se de aplicá-lo nas áreas expostas, como focinho e orelhas.
4. Evitar Roupas Pesadas: Se você costuma vestir seu animal de estimação, opte por roupas leves e respiráveis durante os dias quentes. Roupas pesadas podem fazer com que seu pet superaqueça rapidamente. Lembre-se de que os animais também transpiram, principalmente pelas patas e pela respiração, e roupas pesadas podem dificultar essa importante função.
Com as altas temperaturas se tornando cada vez mais comuns, é responsabilidade dos tutores adotar medidas para evitar que seus pets sofram com os perigos do calor extremo. Lembre-se sempre de consultar seu veterinário para obter orientações específicas para o seu pet, especialmente se ele apresentar alguma alteração no seu comportamento. Com cuidado e atenção, você pode garantir que seu amigo de quatro patas desfrute de um verão seguro e feliz.
Saiba Mais
- Como proteger seu pet dos fogos de artifício do Ano Novo
- Ceia segura: saiba o que seu pet pode e não pode comer neste Natal
- Luzes, enfeites e pets: saiba como ter um Natal inesquecível e sem sustos
- Seu gato coça demais as orelhas? Descubra como protegê-lo da sarna otodécica!
- Seu gato está se lambendo demais? Descubra por que esse comportamento pode ser prejudicial!
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.