Cultura e debate climático

Festival Cadê o Circo na Piracema promove programação cultural em São Luís

O evento será realizado nesta sexta-feira (29), a partir das 17h.

Na Mira

Atualizada em 25/09/2023 às 15h41
Tambor de Lua será uma das atrações do festival. (Foto: Divulgação)
Tambor de Lua será uma das atrações do festival. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - O Festival Cadê o Circo na Piracema vai unir cultura e debate climático através de música, circo, artes visuais e economia criativa. O evento será realizado nesta sexta-feira (29), a partir das 17h, no antigo Espaço Cultural, no Centro de São Luís.

Por meio de uma parceria entre o coletivo Cadê o Circo? e o projeto Na Piracema das Mudanças Climáticas, o festival vai promover inúmeras atividades, como Feirinha Criativa, Feirinha do MST, além da apresentação do Tambor da Lua e de artistas como Fauzy Beydoun, da Tribo de Jah, Josias Sobrinho, Paulão e Núbia. (Veja programação completa abaixo).

Josias Sobrinho será uma das atrações do festival. (Foto: Divulgação)
Josias Sobrinho será uma das atrações do festival. (Foto: Divulgação)

Um dos objetivos do evento é demandar a volta do Circo da Cidade, um espaço cultural que foi desativado há 10 anos, em São Luís. O local costumava promover espetáculos, shows, projetos de arte-educação, entre outros.

Um dos organizadores do festival e representante do coletivo Cadê o Circo?, Beto Ehong destaca a perda cultural que foi o fechamento do Circo da Cidade. "Uma cidade patrimônio cultural da humanidade, rica em diversidade artística que infelizmente é carente de espaços culturais, ainda mais públicos."

"O circo era um equipamento público, bem localizado, relativamente estruturado capaz de receber atrações tanto locais quantos nacionais. Envolvia os fazedores de cultura na sua grande variedade, profissionais do som, de estúdios de ensaios e de gravação, fotógrafos, artistas, produtores, assunto pra imprensa, descobertas de novos talentos, além de acolher os nomes reconhecidos, vendedores ambulantes", ressalta Beto Ehong.

Outro ponto que o festival pretende levantar o debate é sobre a emergência socioclimática e o racismo ambiental. Através de parcerias com artistas, comunidades tradicionais e movimentos sociais, o objetivo é debater e visibilizar as lutas e problemáticas locais ligadas às mudanças climáticas que as populações vivem em seus cotidianos na Amazônia, além de incentivar a produção artística nos territórios.

Veja as atrações e a programação completa: 

Atrações:

Luma Pietra 
Anastácia Lia 
Lucía Santalices 
Fauzy Beydoun (Tribo de Jah) 
Josias Sobrinho 
Walter Reis 
Paulão 
Núbia 
Marcos Magah
Beto Ehongue e Siô Groove
Criola Beat

Discotecagem:

Tarcísio Selektah 
Pedro Sobrinho

Cultura Popular:

Tambor da Lua


Outras atividades:

Gilson César 
Feira Criativa 
Feirinha MST
Tricomas
Rômulo Reis

Programação:

17h - Início feirinha criativa 
18h - Tambor da Lua
19h - Pedro Sobrinho
19:30h - Artistas + Banda Base (part. Gilson e Rômulo)
22h - Tarcísio Selektah
23h - Artistas Voz e Beat

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.