(Divulgação)
COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Pergentino Holanda: Demi Moore já esteve aqui

E mais: SESI Casarão da Indústria

PH

Demi Moore
Demi Moore

Considerada um ícone de beleza em Hollywood nos anos 1990, quando estrelou seus principais filmes, Demi Moore, hoje com 60 anos, já esteve em São Luís e jantou na casa do PH juntamente com o então ministro da Cultura, Antonio Houaiss

Demi Moore já esteve aqui

Apesar de nos últimos anos não ter participado de muitos longas de sucesso, chamando mais atenção por suas declarações sobre como superou o vício em drogas ou o relacionamento com os ex-maridos, Ashton Kutcher e Bruce Willis, é possível relembrar que a atriz já esteve no Maranhão, no início da carreira, quando participou de um filme passado no Brasil, e estrelado por Michael Caine.

O personagem do ator, que vive no País, recebe um amigo que se divorciou recentemente e os dois planejam uma viagem ao Rio de Janeiro com suas filhas e a esposa restante, que de última hora desiste de ir para pensar melhor em seu matrimônio.

Demi aparece como filha do protagonista. À época, a atuação rendeu elogios da crítica Sheila Benson, do Los Angeles Times, que definiu o longa como "uma comédia sexual de muito brilho, risos e sem nenhuma classe": "Demi Moore faz o seu papel como a filha de Michael Caine ficar sombriamente interessante, provando que é perfeitamente possível tirar a roupa e manter o mistério".

Demi Moore deu um banho de sensualidade em Milão
Demi Moore deu um banho de sensualidade em Milão

Demi Moore em Milão

Agora, aos 60 anos, Demi Moore dispensa sutiã e sensualiza com vestido justo na Semana de Moda de Milão.

A atriz deu um banho de sensualidade ao usar um vestido vermelho justo e chamou a atenção ao dispensar o sutiã, mostrando que está com tudo em cima.

Segundo publicação na revista People, a estrela do filme Ghost (1990) usou o modelo assinado pelo estilista Brad Goreski. O look foi composto também por um casaco esvoaçante azul-cinza, óculos, pulseira e longos brincos.

Demi Moore ocupou lugar na primeira fila para acompanhar o desfile primavera-verão 2024 da grife de luxo Fendi.

A Semana de Moda de Milão, um dos eventos de moda mais importantes do mundo, começou na última terça-feira, 19, e segue até o próximo dia 25, segunda-feira.

Outro momento sensual de Demi Moore na Semana de Moda de Milão
Outro momento sensual de Demi Moore na Semana de Moda de Milão

SESI Casarão da Indústria

Mais novo cartão postal de São Luís, o SESI Casarão da Indústria reúne história, tecnologia e cultura, e seu Centro Cultural e Tecnológico será inaugurado nesta sexta-feira, e ficará aberto ao público com oito espaços de visitação

Localizado no coração da cidade, na Praça João Lisboa, 328, o Centro Cultural e Tecnológico reúne tecnologia, educação, gastronomia e apropriação cultural.

Pesquisar, fomentar e difundir o desenvolvimento tecnológico nas áreas de educação, cultura e gastronomia, em equilíbrio com a preservação do patrimônio, utilizando-se de soluções tecnológicas criativas e inovadoras é a missão do SESI Casarão da Indústria que possui uma área de 600 m².

O SESI Casarão da Indústria possui oito espaços: Trilha da Memória da Indústria, Espaço Versátil, Tempero SESI, SESI Cultura, Espaço Acolher, SESI Robótica, Espaço Criar e Casarão dos Sabores.

SESI Casarão da Indústria...2

O Espaço Trilha da Memória da Indústria possibilitará que a população conheça as contribuições da indústria maranhense para o desenvolvimento social, econômico e humano do estado.

O uso de tecnologias como realidade virtual e outros recursos interativos conduzirão o visitante pelo museu da indústria.

Já o Espaço Versátil é um espaço de exposição que estará aberto aos artistas, criadores e produtores de diferentes linguagens.

O Espaço Tempero SESI, por sua vez, é um espaço de formação gastronômica onde serão ofertados cursos que valorizam a cozinha maranhense. As aulas serão realizadas com o objetivo de geração de renda aos participantes. Espaço de gastronomia e educação para jovens, crianças e adultos, visando proporcionar aprendizado de técnicas culinárias, conhecimentos nutricionais e empreendedorismo.

O Espaço SESI Cultura é um teatro intimista destinado a espetáculos científicos, apresentações, amostras, festivais e eventos culturais em geral.

SESI Casarão da Indústria...3

O Espaço Acolher é um laboratório onde profissionais da educação poderão se apropriar de estratégias para uma educação inclusiva, a partir de tecnologias e metodologias.

O Espaço SESI Criar é um ambiente maker destinado a crianças, jovens, adultos e idosos, que serão desafiados a criar soluções, programar, desenvolver ideias de forma dinâmica e colaborativa.

O Espaço Robótica é um espaço de usinagem e oficinas de Robótica a partir de maletas Lego, onde serão desenvolvidos vários projetos tecnológicos que o SESI-MA já desenvolve em suas escolas e agora estarão à disposição de escolas públicas e privadas para compartilhamento de ideias e de tecnologias, inclusive para treino de equipes em competição de robótica.

SESI Casarão da Indústria...4

No Espaço Casarão dos Sabores, o visitante poderá saborear cafés em um lounge que remete a uma volta no tempo, focado na culinária regional em que vários chefs de cozinha da terra irão se revezar na composição de cardápios e pratos que valorizam a gastronomia local.

Trata-se de um lugar de história e aroma, que abre suas portas para um café e acompanhamentos surpreendentes das receitas maranhenses e brasileiras com uma nova apresentação, assinados por chefs de cozinha local.

O SESI Casarão da Indústria funcionará no próximo mês de outubro com visitas para públicos específicos do setor público e privado, além de multiplicadores focados e correlacionados aos espaços disponíveis no novo equipamento do SESI para consulta e montagem coletiva da agenda dos próximos seis meses do espaço.

A iniciativa faz parte do programa Nosso Centro, do Governo do Maranhão que contempla uma série de ações para a revitalização da região central da capital maranhense.

Vale lembrar que no prédio também já funcionou a Câmara Municipal de São Luís e a Junta Comercial do Maranhão.  

DE RELANCE

O melhor discurso de Lula

É voz geral na chamada “grande imprensa”: no conteúdo e no tom, o presidente Lula acertou em cheio em seu discurso na abertura da assembleia geral da ONU. Não disse nada de inédito, mas quem redigiu o texto costurou de tal forma que, até quando tratou de assuntos domésticos, como a enchente que arrasou o Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, o presidente falou para o mundo.

Porque não há como dissociar das mudanças climáticas os fenômenos extremos que se verificam neste ano no Brasil, nos Estados Unidos, no Canadá, na Europa ou na Líbia.

Falou de energias renováveis e da Amazônia, que é o tema brasileiro que mais interessa aos olhos do mundo e que tem sido assunto obrigatório nos foros internacionais.

E pediu ajuda dos países ricos para manter a floresta em pé, como garantia de equilíbrio para o planeta.

O melhor discurso de Lula...2

Lula tocou na ferida que os líderes dos países desenvolvidos muitas vezes querem evitar quando lembrou que os 10% mais ricos da população mundial são responsáveis por quase metade de todo carbono lançado na atmosfera.

É fato, como atestou a checagem feita pelo jornal O Globo quando o discurso terminou.

Como fizera em sua estreia na ONU, em 2003, Lula voltou a falar de fome. Vinte anos depois, o problema se agravou e, segundo o presidente, afeta 735 milhões de pessoas no mundo.

O melhor discurso de Lula...3

Os dados são da própria ONU, que não tem conseguido avançar em seus programas de combate à fome e a miséria. No Brasil mesmo, a situação hoje não é muito diferente da de 2003, mas já não existe um programa Fome Zero.

A despeito da adoção de políticas sociais que mitigam o problema, a distribuição da riqueza no mundo (e no Brasil não é diferente) segue concentrada em poucas mãos.

– O mundo está cada vez mais desigual. Os 10 maiores bilionários possuem mais riqueza que os 40% mais pobres da humanidade – disse Lula na ONU.

Não está se falando dos 10% mais ricos, conceito que incluiria pessoas de classe média, mas em 10 pessoas físicas mesmo.

Pedro Filho na ABRAN

Promovido pela ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia – o XXVII Congresso Brasileiro de Nutrologia – CBN – tem início nesta quinta-feira, dia 21, e prossegue até sábado, 23 de setembro. O evento está sendo 100% presencial, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

O CBN é o maior congresso do setor na América Latina, de caráter técnico-científico, responsável por difundir os avanços na área entre os médicos nutrólogos. Nesta edição, contará com uma grade de palestrantes internacionais, como o Prof. Dr. Lisandro Alberto Garcia (Argentina); Dra. Any Ferreira Heyn (Presidente da FELANPE – Federacion Latinoamericana de Terapia Nutricional, Nutrición clínica y metabolismo); Dr. Rafael Figueredo Grijalba (Paraguai); Dra. Eloisa Garcia Velasquez (Equador); Dr. Marcelo Yaffé (Uruguai); Dr. Eugenio Cersosimo; Dr. Kenneth Christopher e Dra. Leah D. Whigham (EUA), entre outros.

Durante os três dias de Congresso estão sendo debatidos temas relacionados à Obesidade, Farmacoterapia, Nutrologia Esportiva, Nutropediatria, Nutrogeriatria, Nutrodermatologia, Transtornos Alimentares, Jejum Intermitente, Longevidade, com a apresentação de análises, pesquisas e estudos.

De acordo com o Prof. Dr. Durval Ribas Filho, presidente da ABRAN, a expectativa para este ano é reforçar o perfil internacional do evento, com maior participação de congressistas da América Latina. “Há mais de duas décadas, o CBN é responsável pela atualização do conhecimento e compartilhamento de experiências e é considerado o maior congresso latino-americano de nutrição médica, por abordar assuntos de interesse para médicos, outros profissionais de saúde e estudantes, que irão colocar em prática e multiplicar este aprendizado em seu futuro”, destaca.

Pedro Filho Brito com o Prof. Dr. Durval Ribas
Pedro Filho Brito com o Prof. Dr. Durval Ribas

Considerado um dos maiores nutrólogos do Maranhão, o médico Pedro Filho Brito com o Prof. Dr. Durval Ribas Filho, presidente da ABRAN, que o convidou para participar da parte internacional do XXVII Congresso Brasileiro de Nutrologia

Autógrafos 21 anos depois

Será relançado hoje, às 18h, vinte e um anos depois do lançamento da primeira edição, a segunda edição de “Sentença Penal”, do juiz de Direito Eulálio Figueiredo, no Rio Poty Hotel & Resort.

Vale destacar que mais de duas décadas depois, foram feitas muitas mudanças no processo penal brasileiro, razão da necessidade de sua atualização, revisão e ampliação para se adequar às inovações que a legislação e a jurisprudência nacionais apresentaram no decorrer desse longo período.

A prática forense diária, como magistrado, assim como o exercício, por trinta e sete anos, do magistério superior, como professor da disciplina Direito Processual Penal, da Universidade Federal do Maranhão, o inclinou a revisar a obra por inteiro e a fazer uma nova edição, consentânea com o atual momento legislativo, jurídico e forense que vivenciamos.

Novos capítulos foram acrescentados e novos institutos foram abordados para explicar as mudanças ocorridas, bem como o gerenciamento do processo, o acesso à justiça e à defesa da ordem jurídica justa, posto que é dever de quem se dedica ao ensino emprestar a fonte do conhecimento às gerações passantes, a fim de que elas se encarreguem de transmiti-las aos pósteros.

Projeto “Simplificar é Legal”

A Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão realizará o Seminário “Linguagem Simples e Direito Visual no Poder Judiciário do Maranhão”, de lançamento do Projeto “Simplificar é Legal”, destinado à simplificação de comunicações, atos administrativos e judiciais da Justiça estadual.

O lançamento do Projeto aconteceu nesta sexta-feira, às 8h30, no auditório do Fórum “Des. Sarney Costa”, em São Luís.

 

Kaline Barbosa é uma das palestrantes do I Encontro pela Justiça Multiportas, na modalidade presencial
Kaline Barbosa é uma das palestrantes do I Encontro pela Justiça Multiportas, na modalidade presencial

 Evento jurídico em São Luís

A advogada e conciliadora judicial, Kaline Barbosa, é uma das palestrantes do I Encontro pela Justiça Multiportas, na modalidade presencial, que acontece na próxima quarta-feira (27), em São Luís.

Ela vai falar sobre “O poder transformador da Mediação de Conflitos”. Participam do evento, as advogadas Laryssa Queiroz, que falará sobre “O Sistema de Justiça Multiportas” e da presidente da Comissão de Conciliação, Mediação e Arbitragem da OAB/MA, Cassia Helena Gonçalves.

O Encontro é gratuito e voltado para os estudantes e profissionais do Direito.

Para escrever na pedra:

“Se amor não é, qual é este sentimento?/ Mas se é amor, por Deus, que cousa é a tal?/ Se boa, por que tem ação mortal?/ Se má por que tão doce o seu tormento?”. De Petrarca, o poeta italiano que se consagrou como o cantor de Laura.

 TRIVIAL VARIADO

Reitores de Universidades Latino-Americanas e Caribenhas foram recebidos, ontem, pelo Papa Francisco. No encontro, apresentaram a perspectiva da academia sobre as atuais crises ambiental, econômica, social e cultural.

A delegação brasileira foi organizada pelo Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), que reúne 92 instituições.

Tem mais: a agenda dos reitores brasileiros incluiu reuniões com o embaixador do Brasil na Santa Sé, Everton Vieira Vargas, e com o embaixador do Brasil em Roma, Renato Mosca de Souza, para tratar de ações em parceria voltadas à cooperação acadêmica e científica.

IR 2023: a Receita Federal vai liberar hoje, a consulta ao quinto lote de restituição do Imposto de Renda.

Licença-paternidade: por maioria, o Supremo Tribunal Federal (STF) vê omissão do Congresso em fazer lei para regulamentar o benefício.

Nesta data, em 1988, foi aprovada pela Assembleia Constituinte Nacional, a redação final do texto da atual Constituição brasileira.

É hoje, às 19h, na Biblioteca Dom Bosco Exponencial, o lançamento do livro Mulheres no agronegócio, que tem Viviane Murad como coautora.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.