Pergentino Holanda: Décimo livro de Meireles Jr.
E mais: A beleza das flores de ipês
Décimo livro de Meireles Jr.
Ao completar 28 anos de carreira na fotografia, o designer e fotógrafo Meireles Jr. celebra a sua arte com o lançamento de seu décimo livro, dessa vez tendo como tema as joias da arquitetura civil portuguesa, também conhecida como arquitetura pombalina.
A obra bilíngue (inglês e português) “Joias da Arquitetura Civil Portuguesa – Casario de São Luís do Maranhão” foi viabilizada graças ao patrocínio da Potiguar e do Governo do Maranhão, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Para o autor, a obra é um presente para os 411 anos da capital maranhense, cidade retratada ao lado das portuguesas Lisboa, Porto, Braga, Coimbra, Sintra, Guimarães e Fátima.
Décimo livro de Meireles Jr...2
“Voltamos a Portugal para conhecer o passado e refletir sobre o futuro. Esse décimo livro tem um significado muito especial para mim. É revestido de um sentimento de realizar e apresentar para as futuras gerações a história do processo construtivo dos nossos casarões e suas origem em Portugal; e os fatos que nos revelam o porquê da capital maranhense ser reconhecida como Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco. Como legado dessa obra, que fique o apelo à conservação dessa riqueza única que é o Centro Histórico de São Luís” – pontua o autor.
A Profa. Dra. Ingrid Gomes Braga (Departamento de Arquitetura UEMA), que inspirou Meireles Jr. na escolha desse tema, completa: “a sociedade precisa ver o espelho de si mesma no patrimônio de São Luís, considerando seus locais, suas pessoas, seus objetos, seus monumentos que são reflexos inteligíveis de sua história e cultura”.
Além dela, esse livro contou também com a curadoria técnica das profas. Dra. Margareth Gomes de Figueiredo; Ma. Tayana Campos Figueiredo e do Dr. Márcio Augusto Roma Buzar.
Décimo livro de Meireles Jr...3
Uma dedicatória especial foi feita ao inesquecível intelectual Luiz Phelipe Andrès, que, enquanto vivo, foi incansável na defesa e preservação do Patrimônio Cultural e Histórico da capital maranhense.
A abertura da exposição fotográfica de “Joias das Arquitetura Civil Portuguesa” acontece nesta quarta-feira, às 19h, com coquetel e pocket show de Adriano Corrêa, Alberto Trabulsi e Mano Borges, na loja Fast Frame São Luís, no Renascença.
Meireles Jr. incentiva a doação de alimentos, que serão repassados às obras sociais da comunidade da Portelinha (Ilhinha) através do projeto Gratitude. Detalhe: quem doar uma cesta básica, ganhará R$ 50,00 de desconto na aquisição do livro.
E mais: na sexta-feira (22), às 19h, Meireles Jr. realiza ainda uma noite de autógrafos da obra na sede da Livraria AMEI no São Luís Shopping.
A beleza das flores de ipês
A população admira e destaca o contraste com o habitual cenário urbano da cidade de São Luís.
O período da floração dos Ipês (ou Pau d´Arcos) deixa a capital maranhense mais colorida e com um toque especial de charme. Trazendo um contraste com o habitual cenário urbano da cidade, as árvores chamam a atenção e se tornam uma atração para quem trafega pelas avenidas e praças desta Capital.
Entre as mais de 100 variações de ipês, há diversas que são nativas do Brasil. E em São Luís, essas árvores também ganham destaque nos meses de julho até setembro, período em que as flores brotam e colorem vários pontos da cidade.
Na capital maranhense, as mais comuns de se encontrar são as de cor branca, amarela e rosa, que não passam despercebidas pelos moradores.
A beleza das flores de ipês ...2
De acordo com um especialista em botânica, os ipês são conhecidos e denominados pela coloração das flores. Há espécies com flores brancas, amarelas, rosas, roxas e verdes.
É importante destacar que há várias espécies popularmente conhecidas como ipês amarelos, rosas ou roxos.
No Maranhão ocorrem as espécies Handroanthus ochraceus Mattos (ipê-amarelo ou ipê-do-cerrado), impetiginosus Mattos (ipê-rosa) e Tabebuia roseoalba Sandwith (ipê-branco). As flores surgem em períodos de calor e a formação dos frutos ocorre imediatamente após a polinização das flores.
É relativamente comum observarmos plantas com flores e frutos ao mesmo tempo, pois nem todas as flores se abrem ao mesmo tempo, na mesma semana.
A beleza das flores de ipês...3
Especialistas dizem que os ipês são plantas pouco exigentes e podem ser cultivadas em casa. Contudo, recomenda-se plantá-los ou mantê-los no sol, para desenvolverem melhor a floração.
Quando plantadas diretamente no solo, em sítios ou quintais, as plantas tendem a se desenvolver normalmente, atingindo até cerca de 10 metros de altura. Dentro de casa, os ipês devem ser plantados em vasos grandes e largos, para possibilitar um crescimento razoável.
Até o fim do mês de setembro, é difícil transitar por São Luís e não admirar a beleza das flores.
No Brasil, os ipês ocorrem em todos os biomas, como o amazônico, o cerrado, mata atlântica, pampa… Porém eles preferem os climas mais quentes, por isso se dão bem na nossa região.
A beleza das flores de ipês...4
Vale destacar que da grande variedade de espécies de ipês que existem, cerca de 40 ocorrem no Brasil, sendo 15 exclusivas do país e 26 que ocorrem de forma natural no Maranhão.
Na natureza, mas em especial no ambiente urbano, essas árvores acabam tendo uma função ambiental:
Nesta época de florada, os ipês trazem também os visitantes florais, que são as abelhas e os beija-flores, por exemplo, atrás do néctar das flores. E, após a floração, o ipê frutifica.
É um fruto bem característico, como uma espécie de vagem, que carrega sementes aladas. Elas se dispersam no vento – o que é algo extremamente positivo, porque facilita a propagação do ipê e a pessoa pode aproveitar essas sementes liberadas na cidade para produzir suas plantas.
DE RELANCE
Fecomércio-MA em Imperatriz
Importante pólo comercial e o segundo maior centro político, cultural e populacional do Maranhão, com PIB de R$ 7,4 milhões, Imperatriz sedia, de hoje até 23 de setembro, a 21° Feira de Indústria, Comércio e Serviços (Fecoimp).
O evento é realizado pela Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) e conta com o patrocínio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA), entre outras entidades.
A maior feira multissetorial do Maranhão vai movimentar mais de 60 milhões em negócios, cursos, palestras e workshops; e conta com cerca de 200 expositores. São mais de 460 mil visitantes em todas as edições do evento, que será realizado no Centro de Convenções de Imperatriz/MA.
Fecomércio-MA em Imperatriz...2
O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac apresenta vários espaços com programação durante os dias do evento. O Sesc oferece Oficina de Iniciação a Projetos Culturais com foco na Lei Paulo Gustavo, no dia 21/09, das 14h às 17h, facilitada pela artista e produtora cultural Lilia Diniz.
No Espaço Sesc de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), serão realizadas sessões de experiências com Auriculoterapia e com Reflexologia Podal, nos dias 21 e 22/09, das 15h às 19h.
No estande institucional Fecomércio/Sesc/Senac, acontecem ações de promoção institucional com folheteria e veiculação de vídeos; de saúde bucal com distribuição de kits de higiene; e palestra “Saúde e bem-estar na empresa”, com a diretora de Programas Sociais do Sesc, Regina Soeiro.
Fecomércio-MA em Imperatriz...3
O Senac oferece ao público os workshops “Quais as melhores estratégias de negociação e vendas?”; “Empreendedorismo digital: quais os primeiros passos?”; “Empreendedorismo digital: oportunidades e possibilidades”; e “Formação de preço e venda: por onde começar?”.
Também disponibiliza demonstrações, com Degustação de Licores artesanais; Maquiagem Novas Tendências; Drenagem linfática facial e alongamento de unhas; e Sobrancelhas laminadas e drenagem linfática facial.
A programação cultural traz shows de voz e violão, na Praça de Alimentação. O repertório será apresentado pelos artistas locais Lena Garcia (21/09), Ruaní (22/09) e Jean Rios e Iago Fontenele (23/09).
Fecomércio-MA em Imperatriz...4
A Fecomércio-MA realiza, nesta quarta-feira, sua reunião mensal de diretoria em Imperatriz.
Sediado pela primeira vez na cidade, o encontro acontece de forma histórica, reunindo aproximadamente 20 diretores, que participarão também da Fecoimp 2023.
A iniciativa integra a programação de 70 anos da Fecomércio-MA.
Câmara e ganhos e perdas
O Congresso Nacional tem até 30 de junho de 2025 para fazer a revisão do quadro de deputados federais por Estado.
Caso não cumpra a tarefa dentro do prazo, a missão ficará com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A redistribuição das cadeiras foi determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que atendeu a uma ação de inconstitucionalidade movida pelo governo do Pará.
Câmara e ganhos e perdas...2
Pelos cálculos atuais, com base no último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sete Estados ganharão cadeiras. São os estados do Pará, Santa Catarina, Amazonas, Ceará, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais.
Na outra ponta, Bahia, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Sul cederão duas vagas; Alagoas e Pernambuco terão menos uma cadeira cada.
O estado mais prejudicado com a mudança será o Rio de Janeiro, cuja bancada perderá quatro cadeiras.
Em doze estados, incluindo o Maranhão, e no Distrito Federal não haverá alteração.
Pacto Global da ONU
Durante a edição do Pacto Global da ONU no Brasil, na sede das Nações Unidas, em Nova York, nos Estados Unidos, foi anunciado o Movimento Impacto Amazônia, que vai capitanear investimentos e políticas voltadas para a preservação da floresta.
A iniciativa traz luz à necessidade da valorização e proteção dos povos e territórios tradicionais da região e do alinhamento da tecnologia com a sustentabilidade.
Esse é o primeiro movimento do Pacto Global da ONU no Brasil voltado especificamente para a região amazônica e com foco em compromissos assumidos por empresas públicas e privadas para alavancar o desenvolvimento sustentável da região.
Para escrever na pedra:
“Chorar sobre as desgraças passadas é a maneira mais segura de atrair outras”. De William Shakespeare
TRIVIAL VARIADO
Quem está em São Luís conferindo as ações da Gentil Negócios, aqui comandada por suas filhas Glícia e Glênia, é o empresário Antônio Gentil.
Com o tema “Desafios atuais da sociedade digital: LGPD, inteligência artificial e cibersegurança”, o Ministério Público do Maranhão vai promover nesta quinta-feira, 21, o 1º Debate sobre Proteção de Dados.
Combate ao câncer: pesquisadores desenvolveram um teste de papel com urina no qual é possível identificar a doença nos estágios iniciais.
Corte da taxa Selic: o Copom deve baixar, nesta quarta-feira, o juro básico da economia para 12,75% ao ano, menor nível em dezesseis meses.
O ex-vereador Biné Soares e o vereador André Jardins, de Presidente Dutra, desembarcaram ontem no show de Roberto Carlos, no Espaço Reserva.
Quem igualmente estava muito emocionada aplaudindo o “Rei” era Maria Vandira Peixoto, que passa esta semana em São Luís e foi vista almoçando no bistrô Grand Cru.
Prêmio Bravo de Negócios: o Pix receberá prêmio de organização internacional em Miami por seu papel na promoção da inclusão financeira no Brasil.
Acidentes nas estradas: governo vai premiar município que reduzir mortes no trânsito. Meta é diminuir em 50% o número de feridos e mortos nas vias até 2030.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.