(Divulgação)

COLUNA

Bom que Só
Dicas de culinária e receitas todas as quartas, com Kaique Aranha do @meudiaadianacozinha que vão levar seus pratos para outro patamar.
Bom que só

Dicas sobre temperos secos

Hoje resolvi trazer para vocês sobre alguns conhecimentos sobre temperos.

Kaique Aranha/ Chef

Atualizada em 11/10/2023 às 11h58
Temperos secos. Foto: Reprodução/ Internet
Temperos secos. Foto: Reprodução/ Internet

A anos atrás ouvi minha tia falando que a carne moída que era feita pra comer na casa que morávamos não era de um sabor muito agradável. Após martelar um pouco em minha cabeça sobre o que ela disse (até por que eu concordava com ela sobre esse assunto) eu chegue a uma conclusão e voltei até ela e disse: “Sabe por que a carne moída daqui é ruim? Por que aqui em casa não usam temperos”, é verdade, na casa que morava só era permitido usar alho, cebola e extrato de tomate, pois na cabeça da minha avó os temperos faziam mal pra saúde.

Então a partir dai eu decidi me aprofundar um pouco mais no assunto temperos e a partir desse dia as comidas daquela casa também ficaram muito melhores.

Na coluna de hoje vou instruir vocês sobre alguns conhecimentos sobre temperos e ao final ti darei alguns macetes de como usa-los para intensificar o sabor.

PIMENTA DO REINO

A pimenta do reino ou pimenta preta, é a rainha dos temperos, vai bem com tudo e ultimamente até com bebidas alcoólicas.

Realça o sabor dos alimentos e traz uma leve picância, que eu prefiro chamar de frescor, aos alimentos, sem comprometer o paladar. Rica em antioxidantes, ajuda na saúde digestiva fonte de vitaminas e minerais como: vitaminas C, K, B1, E, A, B6, B2, B5, MANGANÊS, COBRE, FERRO, CALCIO, POTASSIO, entre várias outras.

Além de tudo isso ainda existe uma variedade de pimentas do reino, como: pimenta do reino branca, vermelha e verde

Como já dito antes, a pimenta do reino vai bem com todo tipo de comida, mas cada um dos tipos se encaixa melhor em tipos diferentes de pratos, caso tenha só a preta, pode usa-la sem problema, mas por motivo de informação vou te passar esses conhecimentos.

A pimenta do reino preta é muito usada para carnes de boi, porco e aves, sendo a moída em pó mais utilizada para bifes, cozidos e assados e a moída mais granulada para churrascos.

Pimenta do Reino preta. Foto: Reprodução/ Internet
Pimenta do Reino preta. Foto: Reprodução/ Internet

A pimenta do reino branca vai bem com sopas claras, peixe, purê de batatas, o sabor dela é bem semelhante a preta, então eu a uso mais quando quero uma receita mais lisa, sem pontos pretos, por exemplo no purê de batatas, que vai muito bem com pimenta do reino, se usar a preta, seu purê ficará com pontinhos pretos, se usar a branca ficaram mais liso.

Pimenta do Reino Branca. Reprodução/ Internet
Pimenta do Reino Branca. Reprodução/ Internet

A pimenta vermelha tem sabor mais suave e mais picancia, então aí o uso vai de sua escolha, mas tem sido muito utilizada em drinks.

Pimenta Vermelha. Reprodução/ Internet
Pimenta Vermelha. Reprodução/ Internet

A pimenta verde é a que tem menos picancia, indicada para receitas onde você busca mais aromas e sabor leve.

Pimenta Verde. Reprodução/ Internet
Pimenta Verde. Reprodução/ Internet

Todas as pimentas do reino são colhidas da mesma planta, o que muda é a forma de colheita e desidratação.


AÇAFRÃO”

Nesse momento talvez você esteja se perguntando o por que de aspas em volta da palavra açafrão. Bom, o motivo é bem simples, aquele pó amarelo que você costuma chamar de açafrão, não é o verdadeiro açafrão, aquilo na verdade é cúrcuma, também chama de açafrão da terra. O verdadeiro açafrão é o ingrediente mais caro do mundo, custa R$ 70.000,00 reais o quilo, vem de uma flor chamada Crocus Sativus e pra colher 1 Kg desse tempero são necessárias 200.000 flores, pois vem dos estigmas da flor e cada flor produz apenas 3 estigmas por ano, além disso essa flor só brota em outubro ou novembro, não pode ser plantada em qualquer lugar e existe uma hora específica do dia para ser colhido a mão.

Açafrão. Reprodução/ Internet
Açafrão. Reprodução/ Internet

Porem o nosso açafrão da terra, apesar de não custar caro faz muito bem a saúde e agrega sabor aos nossos pratos. Aumenta imunidade, melhora saúde do fígado e diabetes. Antioxidantes, antibacteriana, anti-inflamatória, hepatoprotetora, são alguns dos benefícios desse tempero.

açafrão da terra. Reprodução/ Internet
açafrão da terra. Reprodução/ Internet

Vai bem com carne vermelha, frango, peixe, molhos, sopas, arroz, além de tudo isso é um corante natural, uma pequena quantidade desse tempero agrega uma cor amarela vibrante aos alimentos.

PÁPRICA

Chegamos no meu tempero preferido, quem nunca usou não sabe o que está perdendo e quem já usou não para nunca mais. A páprica é um tempero originado do pimentão, o processo consiste em desidratar o pimentão vermelho, concentrando todo o sabor e doçura e moe-lo ao pó.

Páprica. Reprodução/ Internet
Páprica. Reprodução/ Internet

Existem 3 tipos de páprica, a páprica doce, essa consiste apenas no pimentão desidratado e moído. A páprica picante, consiste no pimentão desidratado e moído com pimenta calabresa, agregando picância à páprica doce. E por fim a páprica defumada, nesse caso o pimentão é seco em um defumador, agregando sabor de churrasco ao tempero.

A páprica é a melhor saída para quem não gosta de usar corante em suas receitas, por ter uma cor avermelhada, quando adicionada na comida, principalmente quando adicionada diretamente na manteiga ou no óleo antes de fritar, ela solta sua cor e aroma.

Rica em vitamina C, ajuda na imunidade, rica em antioxidantes rica em vitamina B6, K1, A, potássio e cobre, melhora o metabolismo, coagulação sanguínea, faz bem para os neurônios e para o coração.

A páprica é um tempero que cai bem com tudo, adicione aos seus pratos e você verá a diferença. Apenas certifique-se de que quer um sabor defumado, adocicado ou picante.

COMINHO

Muito conhecido por agregar sabor aos temperos de feira, sim, aquele tempero moído de feira que você compra com um aroma incrível e que normalmente você come com manga verde, costuma ser uma mistura de pimenta do reino e cominho moídos.

Além de agregar sabor e aroma as receitas é um remédio natural caseiro para alterações digestivas, gases, baixa o açúcar e a pressão arterial.

Cominho. Reprodução/ Internet
Cominho. Reprodução/ Internet

Como tempero vai muito bem com queijos, ovos, carnes, batatas, molhos e pães. Pelo seu sabor forte também pode ser utilizado em bebidas

DICAS EXTRAS

Muitas pessoas não sabem, mas temperos quando torrados soltam muito mais aromas do que quando apenas adicionados ao processo de cozimento dos pratos, então caso compre as pimentas do reino em grãos, adicione a uma frigideira em fogo baixo e deixe torrar por um tempo, vá mexendo de vez em quando, você sentira os aromas subindo e provavelmente os grãos começarão a pipocar, deixe mais 30 segundos e guarde. Caso tenha comprado seus temperos já em pó, antes de adicionar a receita faça o mesmo processo, ou no começo da receita antes de fritar ou reforgar, adicione os temperos ao óleo ou a manteiga, isso ajudara a soltar os aromas.



 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.