CULTURA

Projeto "Descobrindo a cidade a pé" percorre os 'caminhos da fé' em São Luís

O passeio explorará a beleza arquitetônica, histórica e cultural das igrejas católicas da capital maranhense.

Na Mira, com informações da assessoria

Igreja João Batista em São Luís.
Igreja João Batista em São Luís. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - A próxima edição do evento "Descobrindo a Cidade a Pé" proporciona um fascinante passeio pelas igrejas católicas de São Luís, explorando sua beleza arquitetônica, histórica e cultural. O passeio está marcado para o dia 30 de setembro, com ponto de encontro às 15h30, na Praça Deodoro.

As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de setembro, na recepção esportiva do Sesc Deodoro, de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 20h, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível.

O roteiro do passeio inclui cinco pontos de visita. Na Praça Deodoro, começaremos com uma apresentação teatral que contextualizará a história das igrejas, seguida por uma breve parada na Capela Nossa Senhora das Laranjeiras, localizada na Rua Grande. Em seguida, passa pela Igreja São João Batista Matriz, o Convento e Igreja de Santo Antônio, a Igreja Nossa Senhora do Carmo e a Catedral da Sé.

Além de sua beleza arquitetônica, essas igrejas de São Luís são verdadeiros tesouros centenários, algumas delas até tombadas pelo Iphan. Elas guardam em si uma memória que remonta aos primórdios da capital maranhense, conectando-se com as lutas travadas ao longo dos séculos em nosso território.

Roteiro

INÍCIO - Praça Deodoro, com apresentação teatral para contextualização histórica das igrejas e breve passagem pela Capela Nossa Senhora das Laranjeiras, localizada na Rua Grande.
2° PARADA – Igreja São João Batista Matriz, Rua São João
3° PARADA – Convento e Igreja de Santo Antônio
4° PARADA – Igreja Nossa Senhora do Carmo
5° PARADA – Catedral da Sé

Projeto Descobrindo a cidade a pé

“Descobrindo a Cidade a Pé”, é um projeto realizado desde 2017, tendo como propósito redescobrir e reviver a cidade com suas múltiplas possibilidades de ocupação, e lança uma reflexão sobre a necessidade da preservação do patrimônio histórico e cultural.

O formato do passeio, a pé, é uma forma de proporcionar uma experiência contemplativa, incentivando um novo olhar sobre a cidade em que vivemos. Uma caminhada lúdica e descontraída, capaz de revelar aspectos e curiosidades sobre a história de nossa cidade e que permeiam o imaginário popular.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.