Dicas

Lista Na Mira: 5 filmes do cinema nacional para assistir no feriado

Aproveite a data para conferir alguns dos principais filmes sobre o tema.

Na Mira

Atualizada em 07/09/2023 às 11h22
A Lista Na Mira traz uma lista com cinco filmes nacionais para serem vistos neste feriado.
A Lista Na Mira traz uma lista com cinco filmes nacionais para serem vistos neste feriado.

SÃO LUÍS - O feriado de 7 de setembro traz à memória o ato cívico de independência do Brasil, conquistada no início do século XIX. A data também é uma oportunidade para relaxar e conhecer mais sobre o cinema brasileiro. Rico em histórias emocionantes, personagens cativantes e talentos excepcionais, a Lista Na Mira traz cinco dicas de filmes brasileiros que você não pode deixar de assistir. Confira:

5. Que Horas Ela Volta? (2015) - Dirigido por Anna Muylaert, o filme retrata os dilemas de Val (Regina Casé), uma empregada doméstica que trabalha para uma família rica em São Paulo. A história aborda questões de classe e relacionamentos familiares, a partir dos conflitos entre a empregada e a filha, recém-chegada para estudar na cidade.

4. Aquarius (2016) - Dirigido pelo cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho e estrelado por Sonia Braga, o longa-metragem segue a vida de Clara, uma jornalista aposentada que luta para manter sua casa diante de pressões imobiliárias. A narrativa do filme envolve elementos como resistência, memória e identidade.

 

3. O Auto da Compadecida (2000) - Baseado na obra de Ariano Suassuna e dirigido por Guel Arraes, a comédia já se tornou um clássico do cinema brasileiro, ao combinar o humor nordestino com elementos sacros. As aventuras de João Grilo e Chicó, interpretados por Selton Mello e Matheus Nachtergaele, estão no imaginário de boa parte dos brasileiros.

 

2. Cidade de Deus (2002) - Dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund, o longa aborda o início da violência nas favelas do Rio de Janeiro, contando a história de Buscapé e Zé Pequeno. Com uma narrativa intensa e visualmente impactante, "Cidade de Deus" é um retrato cru da vida nas comunidades, aclamado por crítica e público, e considerado atemporal.

 

1. Central do Brasil (1998) - Este filme, dirigido por Walter Salles, perfaz a jornada de Dora, uma ex-professora que ajuda um jovem a encontrar seu pai desaparecido. O filme se notabilizou pela atuação da atriz Fernanda Montenegro, protagonista do longa, que concorreu ao Oscar de Melhor Atriz com este trabalho.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.