20 anos de axé

Rita Benneditto celebra os 20 anos de 'Tecnomacumba' em show neste sábado (9), em São Luís

O repertório conta com pontos e rezas ligados às religiões de matrizes africanas mesclados a temas da MPB.

Na Mira, com informações da assessoria

De acordo com Rita, 'Tecnomacumba' permanece sendo um manifesto de brasilidade e uma intervenção cultural.
De acordo com Rita, 'Tecnomacumba' permanece sendo um manifesto de brasilidade e uma intervenção cultural. (Foto: Rogério Vonkruger)

SÃO LUÍS - A cantora maranhense Rita Benneditto retorna aos palcos de São Luís para celebrar os 20 anos do show 'Tecnomacumba'. A apresentação ocorre às 22h deste sábado (9), na Praça Maria Aragão, na Beira-Mar.

A estreia de 'Tecnomacumba' ocorreu em 2003 e representa um marco na vida de Rita Benneditto, cujo timbre é um dos mais expressivos da música maranhense e a voz uma das maiores forças de resistência do país. A apresentação deste sábado também é em celebração ao aniversário de 411 anos de São Luís.

No repertório, pontos e rezas ligados às religiões de matrizes africanas mesclados a temas da MPB, de autores como Gilberto Gil e Jorge Ben, em que entidades-símbolos da nossa fé são louvados/evocados. Tudo isso apresentado com arranjos modernos, em roupagem eletrônica, que saía então dos clubes e ganhava de vez as pistas mundo afora.

No show deste sábado, Rita Benneddito convidou os lendários multi-artistas Dzi Croquettes, Ciro Barcelos, que assina a direção artística, e Claudio Tovar, responsável  pelo figurino da cantora. A noite ainda promete uma grande gira, com as participações especiais do artista visual Fernando Mendonça, da bailarina Kiusam de Oliveira e do diretor, ator e bailarino Ciro Barcelos.

A banda Cavaleiros de Aruanda, que acompanha a artista desde a estreia do projeto, conta agora com os músicos Fred Ferreira (guitarras e vocais), Wagner Bala (contrabaixo e vocais), Ronaldo Silva (bateria, programações eletrônicas e vocais) e Júnior Crispim (percussão e vocais). E no repertório, novas canções como “Mamãe Oxum” (Domínio Público) e “7Marias”, composição da própria Rita em parceria com Felipe Pinaud, lançada em 2018, quando o show completou 15 anos. Hoje o videoclipe “7Marias” já atingiu a marca de 4 milhões de visualizações.

Tecnomacumba

De acordo com Rita, 'Tecnomacumba' permanece sendo um manifesto de brasilidade e uma intervenção cultural, que em 2022, foi referência para o enredo “Fala Majeté - As setes chaves de Exu” da escola de samba campeã do carnaval carioca, a Acadêmicos do Grande Rio. Rita foi destaque na escola no carro alegórico “Exu - A boca que tudo come”.

“Participar do desfile da Acadêmicos do Grande Rio me deu a certeza do caminho que venho percorrendo na luta pelo reconhecimento da cultura e religiosidade afro-brasileira. Saber que Tecnomacumba é referência do enredo criado pelos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora, me deixou em êxtase. Exu riscou e firmou ponto na maior avenida do mundo. Exu venceu e nós vencemos com ele”, disse a cantora.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.