Cultura

Festival Experimental de Cinema: abertas inscrições para competições em mostras cinematográficas

Evento acontecerá em outubro em Alcântara.

Na Mira

Atualizada em 04/09/2023 às 14h51
Festival Experimental de Cinema (FeX) vai acontecer em Alcântara.
Festival Experimental de Cinema (FeX) vai acontecer em Alcântara. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - O Festival Experimental de Cinema (FeX) abriu inscrições para produtores do Brasil do exterior participarem das mostras competitivas do evento. O evento acontece nos dias 13, 14 e 15 de outubro na cidade de Alcântara, interior do Maranhão.

Os interessados poderão inscrever suas produções até 20 de setembro por meio deste formulário na internet. Ao todo, serão três categorias competitivas que compõem o festival e, em todas elas, haverá premiação em dinheiro. São elas:

  • Vídeo de Bolso/Mobile Virtual Festival, com vídeos feios através de celulares com temática livre e duração de 30 segundos a 1 minuto;
  • Cinema Experimental e Experimentações de Linguagem, com experimentações em audiovisual que trazem inovações do ponto de vista estético e de linguagem;
  • Vídeo-Performance/Videodança, com produções cujas artes do corpo estejam no centro temático das proposições).

 

Sobre o festival

O festival articula estéticas e gêneros do audiovisual, em uma fusão de tecnologias e linguagens. O evento também terá caráter formativo e, vai promover, oficinas de vídeo e som para audiovisual voltadas para comunidades escolares de Alcântara.

A ideia do festival é promover a interação de moradores de Alcântara com os visitantes e o festival. A expectativa é que 15 mil pessoas sejam impactadas para o Mobile Virtual Festival e demais ações do evento.

A programação do evento também contará com uma Mostra de VJs, apresentando ao vivo as performances de VJs (Vídeo-Jockeys) reunindo cinema e som. O Museu de Alcântara e o Cinema da Cidade foram escolhidos para a exibição das mostras. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.