(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH Revista: Thatiana Rodrigues Bandeira na capa

E mais: Elenco de Tire 5 Cartas

PH

CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA

Capa do PH Revista
Capa do PH Revista

O DESTAQUE de Capa do PH Revista deste fim de semana é a sempre bela Thatiana Rodrigues Bandeira. Em 1985 ela brilhou como Miss Maranhão, sem dúvida a mais aplaudida de sua geração. Hoje, 37 anos depois, ela já é mãe e avó e continua fazendo sucesso com sua beleza morena e um charme que é só seu

 Maranhão na Tela

A expectativa é grande em torno do Maranhão na Tela, evento que acontece de 4 a 9 de setembro com exibição recorde de filmes maranhenses, pré-estreias nacionais, sessões acessíveis e homenagens

A abertura da edição de 15 anos de um dos principais festivais de cinema do Maranhão, o Maranhão na Tela, acontece dia 4 de setembro, a partir das 19h30, no Kinoplex Golden – Golden Shopping Calhau, com a exibição de “Tire 5 Cartas”.

O filme, que é protagonizado por Lilia Cabral e foi produzido por Joaquim Haickel e Elisa Tolomelli, contará com exibição simultânea em duas salas, num total de quase 600 lugares, destinados ao público que está ávido para assistir ao maior longa-metragem já realizado no Maranhão.

Maranhão na Tela...2

A programação completa do Festival conta com mais de 250 filmes organizados em 5 mostras, que incluem 173 animações realizadas por estudantes dos cinco continentes, 72 filmes maranhenses exibidos em categorias competitivas e informativas, 5 longas-metragens em pré-estreias com presença confirmada de diretores e elenco e 4 curtas-metragens nacionais também inéditos no Maranhão.

Uma verdadeira maratona cinematográfica que também inclui a realização de uma masterclass, além de 10 debates e 3 sessões exclusivas para acessibilidade.

Maranhão na Tela...3

Os homenageados da edição comemorativa são a atriz Dira Paes e o poeta Celso Borges, falecido em abril deste ano.

A atriz será homenageada no dia 5 de setembro com a exibição especial do filme “Pureza”, num momento especial no qual acontecerá seu encontro com Dona Pureza Lopes Loyola e o diretor do filme, Renato Barbieri.

Dira Paes também irá ministrar uma masterclass, destacando etapas fundamentais da sua consagrada carreira como atriz.

A homenagem a Celso Borges será no dia 9, com a estreia de “Miguel Damous” e “José”, dois longas-metragens inéditos, dirigidos pelo poeta, juntamente com Beto Matuck e com produção de Joaquim Haickel.

A homenagem também terá a exibição do videoclipe da música “São Luís – Havana”, composta por Celso em parceria com a dupla Criolina, e do documentário “Nenhuma das Respostas Anteriores”, ambos produzidos exclusivamente para homenageá-lo.

A cineasta Mavi Simão, idealizadora e realizadora do Festival, comemora sua volta ao seu formato presencial.

Maranhão na Tela e acessibilidade

O Festival Maranhão na Tela sempre se preocupou com a democratização do acesso da população que, muitas vezes é obrigada a viver em condições de desvantagem, devido a barreiras físicas e sociais existentes na sociedade, que impedem a sua participação plena.

Nesse sentido, serão promovidas 3 exibições, sendo uma exclusiva para surdos, uma para autistas e a terceira para cegos e os cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida também terão 10 espaços fixos nas salas de exibição para qualquer sessão.

Grande parte do elenco do filme Tire 5 Cartas, estrelado por Lília Cabral e Stepan Nercessian, estará presente à pré-estreia no dia 4, na abertura do festival, e terá um bate-papo com ao final da exibição. A película tem distribuição nacional da Vinny Filmes e EH! Filmes Distribuidora.

Elenco de Tire 5 Cartas

O filme tem as participações especiais de Alcione e Sidney Magal, além das influencers Thaynara OG e Mathy Lemos.

Fazem parte do elenco, ainda, vários atores e atrizes maranhenses, como Áurea Maranhão, César Boaes, Claudiana Cotrim, Deo Garcez, Al Danúsio, Xyco Pedrosa, Tássia Dhur, dentre outros.

A ideia original e o roteiro são de Joaquim Haickel, que contou com a colaboração de Gustavo Pinheiro, Melina Dalboni, Diego Freitas, Giulia Bertolli e Julia Antuerpe.

O enredo nos mostra Fátima (Lília Cabral), uma taróloga que enrola seus clientes com a ajuda de seu marido, Lindoval (Stepan Nercessian). Sua sorte muda quando um valioso anel roubado cruza o seu caminho. Decidida a ficar com o anel, Fátima foge dos bandidos e vai para sua terra natal, São Luís do Maranhão, embarcando numa aventura para lá de engraçada e emocionante.

Tire 5 Cartas foi totalmente produzido e rodado em São Luís.

Chá pensante

Descobri outro dia, espantadíssimo, que pelo menos três colegas de Redação costumam tomar chá de boldo (argh) antes de começar a escrever, buscando na bebida uma espécie de estímulo para os neurônios.

Um tanto chocado com a extravagância, pois só costumo recorrer àquela nauseante infusão como remédio digestivo, consultei o nosso esculápio mais acessível para os males da curiosidade. Seu diagnóstico confirmou as minhas suspeitas:

– Deve ser uma nova perversão!

Gosto é gosto, sei bem disso, mas custo a crer que alguém aprecie chá de boldo, que é uma planta – depois vim a saber – originária do Chile.

Chá pensante...2

Talvez Pinochet tenha tomado muito chá de boldo quando criança, mas aposto que a minha escritora preferida, Isabel Allende, jamais se utilizou desta erva para criar os seus fantásticos romances. Pelo menos, não há nenhuma receita que a inclua no seu Afrodita.

Já o peruano Vargas Llosa conta que o principal personagem de Tia Júlia e o Escrevinhador, um escritor de novelas de rádio, ingeria um certo chá para produzir seus textos açucarados.

Um dia, acho que por overdose da incitante bebida, ficou maluco, começou a misturar personagens de novelas diferentes e acabou criando uma grande confusão na emissora.

O pessoal aqui da casa, tenho certeza, não vai chegar a esse ponto. Mas noto que a mania do chá é contagiante.

No bar da Redação, multiplicam-se as canequinhas de cerâmica, trazidas de casa por adeptos da beberagem aromatizada. Eu continuo tomando o meu café com leite nos copos de plástico, mas respeito o ritual, assim como respeito – também à distância – a turma do mate matinal.

Chá pensante...3

Outro dia vi na televisão um desses gurus do pensamento positivo convencendo uma plateia lotada de que a água era o melhor combustível para o cérebro. Todos os participantes da palestra levantaram e fizeram fila para beber o seu copo de água – certamente na esperança de entender melhor o recado do palestrante.

Tudo bem, tudo bem, deve ter lá algum fundamento científico.

E pior do que chá de boldo não deve ser.

A confraria comandada por Aparício Bandeira reuniu-se sexta-feira para almoço no restaurante Cabana do Sol – o da Ponta do Farol – com duas presenças ilustres que atraíram todas as atenções do encontro: o ex-presidente José Sarney e o governador Carlos Brandão
A confraria comandada por Aparício Bandeira reuniu-se sexta-feira para almoço no restaurante Cabana do Sol – o da Ponta do Farol – com duas presenças ilustres que atraíram todas as atenções do encontro: o ex-presidente José Sarney e o governador Carlos Brandão

 

Sarney e Brandão reunidos com a Confraria na escadaria do Cabana do Sol
Sarney e Brandão reunidos com a Confraria na escadaria do Cabana do Sol
José Reinaldo Tavares, José Sarney e Aparício Bandeira
José Reinaldo Tavares, José Sarney e Aparício Bandeira

DE RELANCE

Ilusão instagramável

Muito oportuno o comentário irônico da jornalista Juliana Bublitz. E esta coluna o endossa integralmente. Segundo Juliana foram dois meses de espera para conseguir reservar uma mesa. Agora, finalmente, você vai poder viver a experiência de degustar um daqueles pratos sensacionais que viu tantas vezes na tela do celular - sempre em posts de gente bacana. Você também quer ser bacana e postar tudo no Instagram, aquela rede social onde a vida (dos outros) é sempre perfeita.

Chegou a tão esperada noite. Você entra no restaurante e, de cara, é mal atendido. Deixa por isso mesmo – “o garçom deve estar num mau dia” – e faz o seu pedido.

Parece uma obra de arte: tudo muito “clean”, tudo muito “poser”, tudo muito pouco. Com certeza, o chef usou uma pinça para finalizar a decoração do prato, com direito a espuma saborizada e fumacinha (deve ter um nome em inglês para isso também).

Ilusão instagramável...2

Antes de qualquer coisa, é preciso fotografar, selecionar a melhor imagem, dar aquele brilho, ajustar a cor, aplicar um filtro e publicar. Na legenda, um clássico: “Gratidão”. Pronto!

Você dá a primeira garfada, esperando o sabor incomparável. Vem a segunda decepção: a comida é ruim. Melhor tentar a sobremesa.

É, também não é lá essas coisas. Você pensa na torta de bolacha da sua mãe.

Hora de pedir a conta. Caro! Um acinte. Mas? é instagramável. Você então faz uma selfie caprichada, sorrindo e olhando confiante para a câmera, antevendo a chuva de “likes”.

Ilusão instagramável...3

Quem nunca fez um papelão desses ou caiu numa armadilha do tipo? Provavelmente, só aqueles que ainda resistem ao mundo virtual. Nesse universo paralelo orquestrado pelos algoritmos, as arapucas estão por todos os lados: na praia paradisíaca e deserta que, na verdade, é suja e superlotada, no muro multicolorido e fotogênico que esconde um lixão, no mirante encantador onde é preciso encarar meia hora de fila para tirar uma foto (e ter direito a 30 segundos de contemplação).

A coisa toda virou um negócio. Já existem listas dos lugares “mais instragramáveis do mundo” (e isso vale também para TikTok, Facebook e o que mais houver). Há hotéis, lojas, confeitarias, casas noturnas e bares com ambientes hiperdecorados, pensados sob medida para atrair o público das redes.

Ilusão instagramável...4

A turma do marketing não tardou a descobrir que posts e curtidas são o novo “boca a boca”, com a vantagem de que cada publicação tem um alcance infinitamente maior. O impacto é ainda mais extenso quando se contrata um "influencer" para “dar o start”. Se o estabelecimento viralizar, não tem erro: no dia seguinte, haverá clientes aos borbotões.

A crítica também é hipócrita, afinal, as armadilhas só existem porque nós, humanos, somos vaidosos por natureza. Todo mundo quer estar “bem na foto”. Só que a busca pela perfeição também é perversa. Não é à toa que a saúde mental das pessoas anda aos frangalhos. E isso não aparece nas redes.

Proponho, pois, um desafio. Neste fim de semana, vou fazer uma fotografia de um prato de comida delicioso e nada instagramável e – doce vingança! –vou postar no meu perfil. Quem me acompanha? Se aderir, já sabe: prepare-se para perder seguidores.

 Semana passada, em Brasília, foi realizada a solenidade de lançamento do livro Repensar a Justiça, em homenagem à Ministra Assusete Magalhães, coordenado pelo Ministro Reynaldo Soares da Fonseca com as presenças do deputado federal Rodrigo de Castro, do estado de Minas Gerais e presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara Federal, e o advogado maranhense Francisco Rocha

 Tom na Fazenda em São Luís

Após grande sucesso, que atraiu mais de 10 mil espectadores em 40 apresentações que lotaram o Teatro Vivo, em São Paulo, o espetáculo Tom na Fazenda segue em circulação pelo país e chega a São Luís para duas apresentações, nos dias 9 e 10 de setembro, no Teatro Arthur Azevedo, com patrocínio da Vivo.

Também estão previstas apresentações em Teresina, Recife, Belém e Maceió.

Escrito por Michel Marc Bouchard, Tom na Fazenda tem a direção de Rodrigo Portella e traz no elenco Armando Babaioff, Soraya Ravenle, Gustavo Rodrigues e Camila Nhary.

A peça de temática LGBTI+, relata como jovens aprendem a mentir antes mesmo de amar, em famílias que buscam a “heteronormatividade”.

O espetáculo é vencedor dos prêmios da APCA, Associação de Críticos de Teatro de Quebec, Shell, Cesgranrio, APTR e Questão de Crítica.

Arco partidário

O governador Carlos Brandão tem um projeto político claro pela frente: formar uma aliança expressiva para causar impacto nas eleições de 2024 e 2026.

E tudo passa pelas costuras que estão sendo feitas agora de olho nas eleições municipais do próximo ano.

O plano do grupo de Brandão é eleger, no mínimo, cerca de 140 prefeitos num amplo arco partidário.

Duas vagas

Se tudo correr como planejado, Carlos Brandão pavimenta a estrada para garantir uma eleição tranquila para o Senado em 2026.

Duas vagas estarão em disputa para o próximo pleito de senador da República, com o fim dos mandatos de Weverton Rocha e Eliziane Gama.

Além de Brandão, quem também já pensa em ocupar um desses dois lugares no Senado é o deputado federal André Fufuca, cotado para assumir um ministério do governo Lula nos próximos dias.

Cedo ou tarde

Weverton Rocha e Eliziane Gama não querem nem falar sobre sucessão no Senado, por enquanto.

Acham eles que ainda é cedo para discutir o assunto e que muita água vai rolar na política maranhense até 2026.

Eliziane se agarra na visibilidade da CPI do 8 de Janeiro; e Weverton age nos bastidores, ao lado de Carlos Lupi e Davi Alcolumbre, para se fortalecer no governo Lula. 

Eleições na Ilha

No planejamento desenhado pelo grupo político de Carlos Brandão está o desafio de fazer barba, cabelo e bigode na Ilha de São Luís.

O grupo, que agora também tem o controle do MDB, quer garantir a vitória em São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar.

E, claro, trabalha desde já para ter um nome forte capaz de vencer Eduardo Braide em São Luís. 

O vídeo da atriz

A passagem da atriz Alessandra Negrini pelo Maranhão foi destaque esta semana nos principais portais de notícias do País.

O portal Estadão, por exemplo, divulgou que a atriz veio comemorar os seus 53 anos de idade em passeio pelas dunas e mergulhos (em biquíni decotado) nas lagoas dos Lençóis Maranhenses.

Mas do passeio de Alessandra Negrini, o que viralizou mesmo foi um vídeo em que ela aparece festejando a vitória do Corínthians num boteco de Santo Amaro.

A propósito: a atriz, que é muito amiga da maranhense Áurea Maranhão, deve ficar em São Luís até a próxima semana para participar da programação do festival Maranhão na Tela.

Para escrever na pedra:

“Conhecer o amor dos que amamos é o fogo que alimenta a vida”. De Pablo Neruda, Prêmio Nobel de Literatura.

TRIVIAL VARIADO

Nesta data, em 2018, o Museu Nacional do Brasil foi destruído por um incêndio, com a perda de mais de 90% da coleção do museu

Clã bilionário: pela primeira vez, uma mulher lidera a lista de bilionários brasileiros da Forbes. Vicky Safra tem fortuna estimada em R$ 87,8 bilhões.

Serviço eletrônico: a partir de agora, MEIs que prestam serviços a pessoas jurídicas deverão emitir notas por meio do sistema nacional de emissão de NFS-e.

O Censo de 2022 revelou que o Brasil tem mais de 1,3 milhão de quilombolas, mas com apenas 5% vivendo em territórios demarcados.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.