cardiologista José Benedito Buhatem e Ana Elvira
E mais: Registro de terras em Serrano
Mensagem positiva
O otimismo voltou a reinar no lar de Ana Elvira e do cardiologista José Benedito Buhatem.
Ontem, fomos alcançados por uma mensagem que nos deixou feliz. Foi de sua filha, também cardiologista, Thais Buhatem Moreno, que reside em Fortaleza.
Diz ela: “Estamos muito felizes. Hoje tivemos a consulta com a Dra Rachel Riechelman, Chefe da oncologia clínica do AC Camargo, membro do Conselho da Sociedade Europeia de Tumores Neuroendócrinos e a Primeira autora da Diretriz Brasileira para tratamento de tumores neuroendócrinos e Médica do Hospital Sírio Libanês.
A doença de papai é uma Neoplasia Neuroendócrino de pâncreas G3, mas felizmente não é um carcinoma. As lâminas foram revisadas em São Paulo.
O tratamento já foi iniciado com injeções mensais. Agora é curtir a vida sem limitações! Muito obrigada a todos pela corrente de oração e carinho”.
Os amigos festejaram a boa notícia.
Athayde na Galeria Hum
As artes plásticas, no que elas têm de mais representativo entre nós, terá a sua noite de glória, hoje, na Galeria Hum (Rua Um, 167), no São Francisco.
Sob a regência da marchand Ana Luiza Nascimento, o artista plástico Marçal Athayde abre nesta sexta-feira, às 18h, a exposição de sua mais nova coleção de pinturas, “A Cidade que Houve quando o avião passou”.
Radicado no Rio de Janeiro há muitos anos, Marçal Athayde é um dos maiores e mais valorizados artistas maranhenses de sua geração.
Registro de terras em Serrano
O Projeto “Registro para Todos” cumpriu mais uma etapa da política de regularização fundiária no Maranhão, encabeçada pela Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA), em parceria com Governo do Estado, Prefeituras Municipais e cartório extrajudicial, que já totalizou cerca de 20 mil títulos em todo o Maranhão.
A última entrega foi feita na última quarta-feira, 30, em Serrano do Maranhão, município do Litoral Ocidental Maranhense.
Representantes de 723 famílias quilombolas das comunidades de “São Benedito” e “Santo Antônio” se reuniram na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Serrano do Maranhão para participar da cerimônia, que ontinua a programação da Semana Nacional de Regularização Fundiária “Solo Seguro” (28 de ontin a 1º de setembro), organizada pela Corregedoria Nacional de Justiça.
Na cerimônia, os moradores receberam a Certidão de Registro do Título de Regularização Fundiária das mãos das autoridades presentes à solenidade de titulação organizada pela Prefeitura Municipal.
Registro de terras em Serrano…2
Compareceram à solenidade a desembargadora Francisca Galiza, representando o corregedor-geral da Justiça, desembargador Froz Sobrinho, contínua do Fórum Fundiário Nacional; juiz Douglas Lima da Guia, coordenador do Núcleo de Governança Fundiária (NGF); juíza Ticiany Maciel Palácio, integrante do NGF/CGF/CGJ-MA; Azarias Cavalcante de Alencar, juiz de Cururupu; prefeito municipal; Anderson Pires Ferreira, ontinua do Iterma; deputado estadual Cláudio Lima Cunha, representando a prefeita Valdine de Castro Cunha; a vice-prefeita Roseny Santos Monteiro; Wilton de Abreu, ontinua da Câmara Municipal.
Volta do projeto Sonoridades
Eulália, Panaquatira, Cavalo Cansado e Dia de Será estão entre as pérolas do cancioneiro popular maranhense que iremos reviver com o próprio autor na próxima quarta-feira, 06, 20h, no Miolo Café Bar (Av. Litorânea).
Trata-se do projeto Sonoridades, da Tutuca Viana Produções, que está de volta, com um show de Sérgio Habibe, um dos expoentes da exuberante geração de artistas maranhenses dos anos 1970.
A noite terá participação especial de Leo Viana.
DE RELANCE
Oportunidades de negócios
Começou ontem e vai até 2 de setembro, das 17h às 22h, para quem visitar o Festival Maranhense da Cachaça, a degustação de diferentes tipos de licor que têm o abacaxi Turiaçu como matéria-prima.
Há licores temperados, agridoces, com cheddar, cremoso com coco, com frutas e cores diversificadas. As bebidas podem ser alcóolicas e não-alcóolicas, artesanais e industrializadas.
O cardápio de bebidas integra o Projeto de Verticalização da Cadeia Produtiva do Abacaxi Turiaçu, que já conta com 35 produtos criados a partir do fruto muito apreciado pelo maranhense.
Os produtos criados pelo Senai são uma oportunidade para as comunidades que produzem o fruto, para investidores que desejam produzir industrialmente e para aqueles que querem comercializar.
O Senai também oferece consultorias na área de Alimentos e Bebidas para as empresas, entre eles o Programa de Alimentos Seguros, rotulagem e Boas Práticas de Fabricação (BPF). Assim como cursos para quem quer se especializar.
Oportunidades de negócios…2
O Festival Maranhense da Cachaça, Cultura & Sabores é considerado o maior evento da cadeia produtiva da cachaça de alambique e da tiquira do Norte e Nordeste.
A iniciativa é do Instituto Ecobio e do Sindicato das Indústrias de Bebidas, Refrigerantes, Água Mineral e Aguardente do Estado do Maranhão, com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, da Prefeitura de São Luís e do Governo do Maranhão.
O evento reúne empresas, ontinuas, fornecedores de equipamentos, insumos e serviços, além de entidades do setor.
Quinteto Astor Piazzolla
A caminho do Brasil, o excelente Quinteto Astor Piazzolla faz uma única apresentação no país, mais precisamente em Salvador, com o álbum 'Operation Tango', lançado em março deste ano.
O novo trabalho da formação musical argentina, que difunde o legado do famoso maestro e compositor Astor Piazzolla, que aplaudi no Rio e em Roma, será apresentado pela primeira vez na Bahia neste sábado, 2, na Igreja Ordem 3ª de São Francisco de Assis, no Pelourinho.
Foram em vão todos os esforços que fizemos para trazer o grupo para uma apresentação em São Luís, possibilidade que não está de todo descartada para 2024.
A apresentação na Bahia terá transmissão ao vivo pelo Youtube da SecultBa.
Quinteto Astor Piazzolla…2
O evento integra o conjunto de ações em celebração ao Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia pelo Governo da Bahia.
O Quinteto tem mais de 20 anos de estrada e reconhecimento internacional pelo estilo único com o qual propaga a obra de Astor Piazzolla, precursor da renovação do tango.
Em 'Operation Tango', o grupo apresenta um projeto discográfico composto por peças não escritas originalmente por Piazzolla, mas por obras menos conhecidas, permitindo que velhos e novos públicos tenham uma visão nostálgica e nova do trabalho do compositor e bandoneonista argentino.
Centenário de Emilinha Borba
Passou quase despercebida ontem, uma data muito especial para a música brasileira: o transcurso dos cem anos de nascimento de uma das cantoras que embalaram o Brasil pré-bossa-nova.
Morta há 18 anos, aos 82 anos de idade, Emilinha Borba, uma das grandes intérpretes da música brasileira da era do rádio, entre os anos 1940 e 1950, completaria ontem um século de vida.
Classificada como uma das mais populares cantoras da história da música brasileira no obituário publicado pela Folha de S.Paulo, ela foi uma das rainhas do rádio – título que ganhou diversas vezes em votação popular. Mais do que isso, Emilinha é tratada como uma das grandes personalidades do país no século passado.
Queda de Emilinha em São Luís
Numa época em que a indústria fonográfica ainda engatinhava no Brasil, Emilinha Borba foi voz de marchinhas que embalaram carnavais, e uma estrela da Rádio Nacional. Atuou em dezenas de filmes musicais e estampou mais de 300 capas de revista.
Nascida na Mangueira, no Rio de Janeiro, Emilinha era apaixonada por música desde a infância, e começou a carreira nos anos 1930, participando de programas de auditório.
Em 1937, aos 13 anos, participou do “Programa de Calouros”, de Ary Barroso – de quem recebeu nota máxima pela interpretação do samba “O X do Problema”, de Noel Rosa.
Ficou famoso o acidente sofrido por ela durante sua última apresentação em São Luís. Gerd Pflueger armou uma passarela em frente ao palco da recém inaugurada sede da Associação do BASA, mas esqueceu de avisar à cantora que a partir de cinco metros do palco a passarela era falsa. Empolgada, cantando “Tomara que chova”, de repente Emilinha pisou na parte que era só tecido e sumiu na passarela. Por sorte, sofreu apenas umas leves escoriações numa das pernas.
Internet em Cujupe e Ponta da Espera
A TIM, o Ministério das Comunicações e o Governo do Maranhão realizam evento neste sábado (2), às 9h, no terminal da Ponta da Espera, para marcar o início das obras que vão conectar os portos do Cujupe, localizado no município de Alcântara, e da Ponta da Espera, em São Luís.
A parceria beneficiará mais de 1,8 milhão de passageiros e aproximadamente 330 mil veículos que anualmente utilizam os serviços de transporte de ferry-boat.
A previsão é de que o projeto seja finalizado até 20 de outubro.
Na ocasião, estarão presentes o Ministro das Comunicações Juscelino Filho, o Governador do Estado do Maranhão, Carlos Brandão, e representantes da TIM.
Internet em Cujupe e Ponta da Espera…2
Em Cujupe, também conhecido como Porto do Cujupe, a operadora ativará a cobertura 4G e em breve também contará com a rede 5G.
O terminal é uma rota importante que liga os municípios maranhenses, recebendo embarcações do porto de Ponta da Espera e realizando a Travessia São Luís-Alcântara. Administrado pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP).
Ponta de Espera, na capital maranhense, será contemplado já com a rede de quinta geração.
Com a nova infraestrutura, os passageiros poderão desfrutar de uma experiência digital aprimorada durante a travessia, com acesso a serviços de internet, redes sociais, entretenimento e comunicação ontinua.
Referência internacional
O caso do apresentador Faustão, que se recupera de um transplante de coração, serviu para dar visibilidade ao assunto.
Depois de toda a polêmica em torno do procedimento, realizado em tempo recorde, ficou provado o que já se sabia: o Brasil é referência internacional na área e ostenta o maior sistema público de procedimentos do tipo.
Em números absolutos, o país é o segundo maior transplantador do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.
Lula garante que Dias fica
Lula afirmou ontem em Teresina que o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, continuará no governo.
A pasta, que é responsável por abrigar o Bolsa Família, é cobiçada pelo Centrão, que negocia espaço na Esplanada.
- Convidei o Wellington Dias, um grande amigo e companheiro, porque tem 16 anos de experiência como governador e provou sua competência e comprometimento social com a transformação que promoveu no Piauí – disse Lula ao site Meio Norte.
Na entrevista, Lula cita o combate à fome, um trabalho que, segundo ele, “está só no começo” e que sempre vai “contar com a competência de alguém como o Wellington Dias” no governo.
Lula sinaliza André Fufuca
No lançamento do Brasil Sem Fome, Lula voltou a elogiar Dias, chamando-o de “esperto”.
O presidente avalia a possibilidade de criar a pasta da Ação Social para o deputado André Fufuca (MA).
Líder do PP, Fufuca é ligado ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e ao senador Ciro Nogueira (PP-PI).
Na segunda- feira, a cúpula do PT fez um desagravo a Dias e criticou a ideia de dividir o ministério.
A expectativa é que o anúncio da nova organização da Esplanada seja feito ainda esta semana.
Em tempo: na terça-feira, Lula anunciou a criação de mais um ministério, o da Micro e Pequena Empresa, que pode ampliar espaços a serem divididos com os aliados.
Xande canta Caetano
Viralizou recentemente nas redes sociais um vídeo caseiro de Caetano Veloso emocionado ao ouvir a gravação de sua música Gente por Xande de Pilares.
Não sei quantas audições tem o álbum Xande Canta Caetano nas plataformas digitais, mas sei que se fosse disco físico estaria vendendo muito.
Se é que você ainda não sabe, é o seguinte: o conhecido artista carioca (que ganhou notoriedade no grupo de pagode Revelação) traz para o âmbito do samba 10 sucessos de Caetano Veloso. E faz de forma tão qualificada, afetuosa e única que o resultado ultrapassa o padrão habitual dos discos “Fulano Canta Beltrano”.
Além de Gente, tem Qualquer Coisa, Tigresa, Trilhos Urbanos, Lua de São Jorge, Muito Romântico e, especialmente, Alegria, Alegria. Nas plataformas digitais.
Português Gil canta Chico
O astro português António Zambujo, de quem fiquei amigo durante minhas andanças por Lisboa, já fizera um disco só com músicas de Chico em 2016. Agora, outro grande nome de lá vem com Trocando em Miúdos – “José Pedro Gil Revisita Chico Buarque”.
Gravado entre Lisboa e São Paulo, com arranjos do maestro paulista Nelson Ayres, lançado lá e cá, o álbum se dedica a interpretações mais intimistas de 11 músicas do compositor brasileiro mais admirado pelos portugueses.
Familiarizado com a MPB desde garoto, o cantor diz que optou pelo intimismo “para que as palavras se sobressaiam”. E se dá muito bem nessa opção, particularizando marcas de várias épocas e climas de Chico e parceiros, como Samba e Amor, Maninha, Tatuagem, João e Maria, Eu te Amo, Choro Bandido e Quem te Viu, Quem te Vê.
Gravadora Biscoito Fino, só digital.
Para escrever na pedra:
“Eu quero que você me veja em seu coração” – De autor desconhecido.
TRIVIAL VARIADO
A empresária Maria da Cruz está com tudo pronto para a inauguração, nesta sexta-feira, às 18h, da nova vitrine Mazzullo assinada pelo Escritório de Arquitetura MC+. Trata-se de uma experiência que une design & poesia.
Nesta data, em 1969, a Rede Globo fez a estreia do Jornal Nacional. O JN tornou-se o primeiro telejornal do país a ser transmitido em rede nacional.
Também nesta data, em 1985, foram encontrados, pela primeira vez, os restos do navio Titanic, por uma expedição americana e francesa.
Chegando com o explosivo clipe “Possuída”, uma colaboração que une Gabriel Sebastian, MC Trans e o DJ Chavoso. O videoclipe se passa em um típico bar brasileiro e busca trazer visibilidade para vivências marginalizadas unindo o bregafunk e o funk.
Imposto de Renda: contribuintes que esperavam acordar ontem com o dinheiro da restituição foram surpreendidos com atraso nos depósitos.
Furto de dados: clientes da 123milhas estão recebendo mensagem de golpistas por WhatsApp, com formulário para restituição dos valores pagos.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.