Os circos em São Luís
E mais: Morre filho de Picasso
Os circos em São Luís
O universo circense é mágico! Seja na ação do trapezista, do palhaço ou da bailarina, o que parece impossível ganha corpo e forma. O circo é entendido como uma manifestação popular e artística, muitas vezes de caráter itinerante, que, debaixo de sua lona, nos apresenta diferentes manifestações da cultura corporal.
Entre os séculos XVIII e XIX, o circo tem sua expressão mais comum a partir de dinâmicas equestres, que foram se remodelando para a formação que vemos hoje em dia. Nessa formação, não há mais espaço para números com animais.
O circo deixa de ser uma manifestação da cultura transmitida apenas entre famílias e passa a compor outros espaços que não só aqueles destinados ao trabalho, mas também ao lazer, à educação e ao entretenimento.
Todo esse universo é permeado por surpresa, encantamento e graça, fazendo do circo um ambiente plural e dinâmico.
Os circos em São Luís…2
Assim, o circo incorporou diferentes linguagens e pode ser uma atividade expressiva, que reúne toda uma série de conhecimentos de alto valor educativo, que lhe dão coerência e justificam sua presença no currículo educativo.
No circo há a presença do palhaço, da equilibrista, do malabarista, do mágico, da trapezista, entre outros artistas. São diversas modalidades que compõem essa prática corporal.
Nos desdobramentos, destaque para uma figura fundamental para o circo: o palhaço! A história do palhaço e a história do circo estão fortemente atreladas. Portanto, além das manifestações fundamentais trabalhadas em aula – como o malabarismo, os equilíbrios e as acrobacias – , é importante que os estudantes entrem em contato com a arte do clown.
Os circos em São Luís…3
O teatro instaura a experiência artística multissensorial de encontro com o outro em performance. Nessa experiência, o corpo é o lócus de criação ficcional de tempos, espaços e sujeitos distintos de si próprios, por meio do verbal, não verbal e da ação física. Os processos de criação teatral passam por situações de criação coletiva e colaborativa, por intermédio de jogos, improvisações, atuações e encenações, caracterizados pela interação entre atuantes e espectadores.
Assim, os dois componentes podem propor um trabalho estruturado sobre essa prática corporal, vivenciando novos elementos das manifestações circenses.
Os circos em São Luís…4
Nesta última semana de agosto, pelo menos dois circos de referência estão fazendo temporada em São Luís.
Um deles é o excelente Circo Kroner, que após 20 anos está de volta a esta Capital, com espetáculos diários para toda a família, desde o dia 18 de agosto. O circo está instalado no estacionamento do São Luís Shopping, no bairro Jaracati.
Esta é a quinta passagem do Kroner por São Luís. A primeira visita do circo à capital maranhense foi em 1996, já a segunda foi em 1999 - sendo o primeiro circo a se instalar no São Luís shopping, na sua inauguração. A terceira passagem do Kroner pela Ilha foi em 2000 e a quarta, e última, foi em 2003, há 20 anos.
Os espetáculos são realizados de segunda a sexta-feira, às 20h, e aos sábados, domingos e feriados em três horários: 16h, 18h e 20h30.
Os circos em São Luís…5
O Circo Kroner é conhecido por sua tradição e reinvenção constante a cada ano. Com um espetáculo de duas horas de duração, ele encanta a todos da família com números clássicos e tradicionais, bem como atrações surpreendentes, como o emocionante "Globo da Morte" com show de freestyle motocross.
A diversão também é garantida com uma banda ao vivo e cantoras interagindo durante o show, além de palhaços músicos que tocam diversos instrumentos e encantam adultos e crianças com sua alegria contagiante.
Fundado em 1990 por Alexandre Robatini Klein, um visionário e desbravador empresário da 4ª geração circense, o Circo Kroner se destacou ao levar seu espetáculo por todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e também por países da América do Sul, como Uruguai, Paraguai, Argentina e Chile.
Hoje, sob a direção de seus filhos Evelyn e Rudy Klein, a tradição circense é mantida viva, apresentando ao público espetáculos feitos com artistas brasileiros de nível internacional.
Morre filho de Picasso
Notícia amarga do fim de semana: a morte do fotógrafo Claude Ruiz Picasso, filho do grande pintor espanhol Pablo Picasso, aos 76 anos, na Suíça.
Ruiz Picasso administrou entre 1989 e 2023 a Succession Picasso, companhia responsável por gerenciar os direitos ligados a Picasso e sua obra. No mês passado, ele havia cedido o cargo à irmã Paloma Picasso.
De acordo com o The Guardian, Claude trabalhou como assistente do famoso fotógrafo Richard Avedon e também como fotojornalista para Time Life, Vogue e a revista americana Saturday Review.
Pablo Picasso teve quatro filhos: Paul, o mais velho, nascido de sua relação com Olga Khokhlova e que morreu em 1975; Maya, filha de Marie-Thérèse Walter e falecida em 2022; e Claude e Paloma, fruto de seu relacionamento com Françoise Gilot.
Os caçulas tiveram que entrar na justiça, na década de 1970, para serem reconhecidos como filhos legítimos e, consequentemente, herdeiros do artista.
Morre filho de Picasso…2
A companhia Succession Picasso tem o monopólio dos direitos autorais e de reprodução da obra do pintor, que morreu em 1973, assim como dos direitos da personalidade, morais e de marca.
Ela também é responsável por emitir certificados de autenticidade e combater falsificações, tomando periodicamente medidas legais.
Claude nasceu em 1947, na França. Ao longo de sua trajetória, dedicou-se à fotografia, ao cinema e às artes visuais. Em 2011, foi condecorado com a Ordem Nacional da Legião de Honra, a mais alta ordem de mérito francês, por seu trabalho artístico e os esforços para administrar as obras e o patrimônio do pai.
Claude deixa a esposa, Sylvie Vautier, e dois filhos.
DE RELANCE
Faustão com novo coração
O Ministério da Saúde emitiu nota após Fausto Silva ser submetido a transplante de coração em São Paulo, no domingo (27), para explicar que o apresentador teve prioridade devido à gravidade de seu caso.
De acordo com a pasta, entre 19 e 26 de agosto, 11 pessoas passaram por transplantes de coração no país, sendo que sete foram em São Paulo.
No domingo, o Hospital Albert Einstein informou que “o procedimento foi realizado com sucesso e Fausto Silva permanece na UTI, pois as próximas horas são importantes para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição”. Os próximos dias serão de cuidados intensos.
Diante dos protestos de pacientes que estão na fila, o Ministério da Saúde, em comunicado ontem, alegou que a rapidez no transplante de Faustão se deu devido à gravidade do caso.
"Quando os critérios técnicos são semelhantes, a ordem cronológica de cadastro, ou seja, a ordem de chegada, funciona como critério de desempate. Pacientes em estado crítico são atendidos com prioridade, em razão de sua condição clínica", diz a nota.
Regras da previdência
Levantamento com base no Censo de 2022 identifica avanço nos pagamentos de aposentadorias e pensões três vezes maior do que o aumento da população nas últimas quatro décadas. Tendência deve se manter e pressionar as contas públicas. Saída, segundo economista, é rever novamente as regras da previdência já no próximo governo
O ritmo de crescimento dos benefícios do INSS exigirá uma nova reforma da Previdência já no próximo governo, mostra estudo com base nos dados do Censo de 2022.
Segundo o levantamento, o avanço dos pagamentos de aposentadorias e pensões foi três vezes a expansão da população brasileira nas últimas quatro décadas, uma tendência que deve se manter, pressionando as contas públicas.
Ação dos jornais
A Associação Nacional de Jornais, entidade que reúne os principais noticiosos do País, deve lançar, em breve, desautorização coletiva do uso de seus conteúdos para treinamento de modelos de inteligência artificial.
Além disso, a orientação é para que os veículos atualizem os termos de uso e reescrevam códigos para bloquear o acesso dos algoritmos usados em coletas de dados, os chamados crawlers.
A medida é uma reação dos produtores de conteúdos contra a violação dos direitos de propriedade intelectual que vem se intensificando nos últimos anos pelas grandes corporações tecnológicas, ameaçando a sobrevivência do jornalismo profissional com a apropriação indébita do conteúdo e colocando em risco um dos pilares dos regimes democráticos.
Ação dos jornais…2
Nos Estados Unidos, o jornal The New York Times, um dos mais prestigiados do mundo, estuda mover ação contra a OpenAI por violações de direitos de propriedade intelectual.
A mesma empresa já é alvo de processo pelo uso do Books3, um conjunto de dados usado para treinar o ChatGPT que pode ter milhares de obras protegidas por direitos autorais.
Para os especialistas, a prática equivale à pirataria de software.
Clima e Fundo
Oportunidade para o governo do Maranhão e empresas privadas que pretendem investir na transição econômica do Estado: o Conselho Monetário Nacional regulamentou o Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (Fundo Clima).
Com R$ 10 bilhões previstos para financiar projetos de desenvolvimento sustentável. O fundo, existente desde 2009 e operado pelo Ministério do Meio Ambiente, terá taxas de retorno de 6,15% a 8%.
Entre os projetos mais atrativos estão empreendimentos de transição energética, indústria verde e gestão de resíduos sólidos.
A resolução aprovada pelo CMN entra em vigor em 1º de setembro.
É importante não infantilizar os idosos
Termos como “vovozinho”, “senhorinha”, “queridinho” são caricatos e ressaltam lado negativo da velhice, alertam especialistas
Idoso não é criança. A afirmação bastante óbvia deveria ser suficiente para desencorajar formas de tratamento inadequadas em relação a pessoas de mais de 60 anos, que não raro se sentem desrespeitadas ao serem alvo de diminutivos.
A intenção pode ser motivada por afeto, simpatia e respeito, mas é criticada por especialistas e pelos próprios idosos devido ao caráter de infantilização.
A orientação está presente na formação de profissionais que lidam especificamente com idosos. Eles dizem que cuidar do idoso achando que ele voltou a ser criança fica rememorando, o tempo inteiro, o lado negativo do envelhecimento. Isso retira a potência da pessoa e a coloca num lugar regressive.
Para escrever na pedra:
“Só há um modo de escapar de um lugar: é sairmos de nós. Só há um modo de sairmos de nós: é amarmos alguém”. De Mia Couto, grande escritor moçambicano.
TRIVIAL VARIADO
Concurso público: o governo vai lançar uma prova nacional, unificando os concursos na esfera federal, uma espécie de “Enem dos concursos”.
Altas temperaturas: ondas de calor como as registradas na última semana são resultados das alterações climáticas nos últimos 60 anos, aponta o Inmet.
Sábado no Grand Cru, César Bandeira e Thatiana voltaram a comandar grande mesa para saborear bons vinhos. Também por lá, Valéria e Nelson Almada Lima com Suzana e Omar Matos.
Nesta data, em 1941, entrou no ar o primeiro programa noticioso do rádio brasileiro, o Repórter Esso. A última edição foi ao ar no dia 31 de dezembro de 1968.
Também nesta mesma data, em 1988, aconteceu o desastre do show aéreo de Ramstein, quando três aeronaves colidiram e os destroços cairam na multidão, matando 70 pessoas e deixando mais de mil feridos.
Regularização fundiária: a Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) vai entregar amanhã 22 mil títulos de terras a famílias de 9 estados da Amazônia Legal – incluído aí o Maranhão.
Contágios sobem: entre os dias 24 de julho e 20 de agosto, 1,5 milhão de novos casos de Covid-19 foram registrados em todo o mundo.
O fim de semana teve um sabor amargo para os amigos da minha geração, com a morte, depois de uma longa batalha contra um câncer, do advogado Adalberto Gonçalves.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.