Ser mulher nunca foi fácil, ainda mais no reino em que é lei casar-se para ter direito à herança. Mas Lady Camembert, filha única de um senhor muito rico, não está interessada na vida conjugal, muito menos com um homem.
Quando o pai fica doente e não consegue arrumar um marido para a moça, ela precisa seguir um plano minucioso: fingir ser um rapaz ou então perderá a fortuna da família. É por meio desse impasse que o leitor conhece a protagonista da Graphic Novel “A Princesa e o Queijo Quente”, escrita e ilustrada pela quadrinista carioca Deya Muniz.
Após a morte do pai, Lady Camembert se disfarça de homem e se muda para a capital do Reino de Fromage. Lá, inicia uma nova vida reclusa como Conde Camembert, longe de quase todos que a conhecia – exceto por Feta, uma grande amiga e confidente. No entanto, o tédio de ficar apenas em casa a faz quebrar algumas regras, e a jovem decide ir ao baile da Princesa Brie. É, então, que o improvável acontece: ela se apaixona pela herdeira do trono.
Em meio a segredos, amor, amizades verdadeiras e muitos sanduíches de queijo quente, quanto mais Camembert se aproxima de Brie mais percebe ser inevitável esconder quem realmente é. Em meio aos dilemas da personagem e de momentos divertidos, Deya Muniz propõe um debate inspirador sobre a importância do feminismo, da proteção à causa animal, moda consciente e dos direitos das pessoas LGBTQIAPN+.
Inspirado na própria vivência com a esposa, que conheceu em um mestrado nos Estados Unidos, a autora revela que esta HQ foi fundamental para compreender os momentos difíceis relacionados à própria sexualidade e identidade de gênero. “Camembert com sua atitude tranquila quanto à expressão de gênero me permitiu explorar aspectos da minha própria identidade e expressão que eu vinha reprimindo há muito tempo."
Com ilustrações coloridas e uma escrita muito bem-humorada, a obra, publicada primeiramente em inglês sob o título “The Princess and the Grilled Cheese Sandwich”, chega ao do Brasil pela Plataforma21.
Deya Muniz desembarca na 21ª Bienal do Livro do Rio de Janeiro
No primeiro sábado de evento, 2 de setembro, às 16h, a quadrinista carioca estará no estande da VR Editora - localizado na Rua T11/U10, no Pavilhão Verde, para uma tarde de autógrafos, que marca o lançamento oficial da Graphic Novel no Brasil.
Saiba Mais
- IA e reflexo global: obra reúne análises e perspectivas interdisciplinares
- Médica Hosana Reis lança livro em São Paulo nesta quarta-feira (20)
- Livro resgata grandes histórias de clubes de menor porte em São Luís
- Autor nigeriano transgênero publica romance sobre perda, superação e diversidade racial
- Obra fala de amores proibidos na Inglaterra Vitoriana
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.