(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Jubileu de Platina da Fecomércio

E mais: Posse de Sônia Amaral na ALL

PH

Na festa da Fecomércio, hoje à noite no Palazzo Eventos, Maurício Feijó entregará ao ex-presidente da entidade, o empresário José Arteiro da Silva, o título de Presidente de Honra da Fecomércio
Na festa da Fecomércio, hoje à noite no Palazzo Eventos, Maurício Feijó entregará ao ex-presidente da entidade, o empresário José Arteiro da Silva, o título de Presidente de Honra da Fecomércio

Jubileu de Platina da Fecomércio

Todas as atenções da sociedade maranhense estão voltadas nesta sexta-feira para a celebração, pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão – Fecomércio-Ma, dos 70 anos de fundação e atuação da entidade em prol do empresário maranhense.

O Palazzo Eventos será o palco da solenidade que acontece a partir das 20h, durante um jantar que reunirá autoridades políticas e sindicais, entidades empresariais, presidentes de Federações do Comércio de outros estados, imprensa, entre inúmeras outras personalidades maranhenses.

Durante a festa, será realizada a outorga das comendas da Ordem do Mérito Comercial do Maranhão, um reconhecimento da Fecomércio-MA às personalidades físicas, jurídicas e organizações nacionais e internacionais, que se destacam no segmento empresarial, cultural, científico, político, religioso, social e na defesa da livre empresa no estado, contribuindo para com as entidades do sistema Fecomércio/Sesc/Senac no Maranhão.

Jubileu de Platina da Fecomércio...2

As condecorações a serem outorgadas foram indicadas e analisadas pelo Conselho de Fundadores da Ordem do Mérito Comercial do Maranhão, formada pela presidente da Fecomércio-MA, Maurício Aragão Feijó e pelos vice-presidentes, Vilson Estácio Maia, Manoel Antonio Souza Barbosa e Antonio de Sousa Freitas.

De acordo com o regulamento da Ordem, definiu-se a nomeação dos cinco homenageados deste ano, em seus respectivos graus, como Grão-Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador e Oficial.

Além das condecorações, a noite ainda será marcada pela entrega do título de Presidente de Honra da Fecomércio ao ex-presidente da entidade, o empresário José Arteiro da Silva, que liderou o desenvolvimento do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac no Maranhão no período de 1983 a 2022.

A cerimônia contará com um show da cantora maranhense Flávia Bittencourt e também com apresentações de grupos folclóricos.

Jubileu de Platina da Fecomércio...3

Fundada em 26 de agosto de 1953 e reconhecida pelo Ministério do Trabalho em 18 de setembro do mesmo ano, a Fecomércio-MA nasceu a partir da iniciativa de cinco sindicatos patronais.

Atualmente com 17 sindicatos patronais filiados, a instituição está localizada em um edifício de onze pavimentos na Avenida dos Holandeses, que integra as administrações da Fecomércio, Sesc e Senac.

hAlém disso, a Fecomércio possui um Centro Comercial.

Ao longo de sete décadas, a Federação do Comércio expandiu a sua atuação no estado, sempre trabalhando pela proteção, coordenação e apoio às atividades empresariais dos setores do comércio de bens, serviços e turismo.

Posse de Sônia Amaral na ALL

A desembargadora do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Sônia Maria Amaral Fernandes Ribeiro, vice-diretora da Escola Superior da Magistratura (ESMAM), tomou posse, na última quarta-feira (23), na Academia Ludovicense de Letras (ALL) - Casa de Maria Firmina dos Reis.

A magistrada será a segunda ocupante da cadeira nº 27, que tem como patrono o jornalista e escritor maranhense do século XX, Humberto de Campos Veras. A vaga surgiu em decorrência do falecimento do seu acadêmico fundador, o escritor José Ribamar Fernandes, em 15 de março de 2023.

A sessão plenária, extraordinária, pública e festiva de posse ocorreu em concorrida cerimônia, aberta pela presidente da ALL, Jucey Santana, no auditório da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA).

Sônia Amaral foi agraciada com o distintivo da academia e o diploma, entregues pela presidente da ALL, Jucey Santana
Sônia Amaral foi agraciada com o distintivo da academia e o diploma, entregues pela presidente da ALL, Jucey Santana

Posse de Sônia Amaral na ALL…2

No capítulo: a solenidade foi dirigida pelo advogado e membro da academia, Alexandre Lago, com participação de escritores (as), pesquisadores (as), contistas e poetas da ALL; além de membros, servidores e servidoras do Judiciário e da advocacia; familiares; amigos e convidados da nova imortal.

As acadêmicas Ceres Costa Fernandes, Dilercy Aragão AdIer e Miriam Leocádia Pinheiro Angelim conduziram Sônia Amaral até a mesa de honra, onde foi recebida pelos demais membros da entidade.

A magistrada foi agraciada com o distintivo da academia e um diploma, e assinou o termo de posse como membro da instituição de cunho literário, científico, filosófico e artístico de São Luís.

A desembargadora é também presidente da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ-TJMA) e do Núcleo de Combate ao Assédio Moral e ao Assédio Sexual no Judiciário e coordenadora do Centro de Apoio às Vítimas de Violência (CEAV). Doutoranda em Direito, mestre em Ciências Jurídicas e em Políticas Públicas, é autora de livros, crônicas, artigos científicos e jornalísticos.

Posse de Sônia Amaral na ALL…3

Em seu emocionado discurso, a nova acadêmica destacou detalhes sobre a vida e obra de Humberto de Campos e Ribamar Fernandes, a quem sucederá, enfatizando que, ao ser empossada, a sua primeira primeira função perante os membros da academia será a de reverenciar os patronos que a dignificam.

Citando nomes como os de Antônio Vieira, Sotero dos Reis, João Lisboa, Maria Firmina dos Reis, Laura Rosa, Coelho Neto, entre outros, que integram a plêiade de imortais da ALL, acrescentou: “Reverenciarei a todos os quarenta, a alimentar o espírito que, como nos revela Gonçalves Dias, se gera e se nutre em almas grandes e, por isso, não morre, só cresce e se purifica”.

Ao finalizar sua fala, comparou as academias a laboratórios do saber, “que muitas vezes poderão apresentar soluções que não serão aplicadas, mas noutras poderão contribuir com a transformação da humanidade e, com isso, ajudarão na evolução da sociedade, que, sabemos, é constante e permanente”, reforçou.

Posse de Sônia Amaral na ALL…4

Na recepção, a nova acadêmica foi saudada pelo colega de magistratura e membro da ALL, o juiz e escritor Osmar Gomes dos Santos, que discorreu sobre sua trajetória, personalidade e obra.

“Sônia Maria do Amaral Fernandes é mais uma boa colheita, fruto da semeadura da Academia Ludovicense de Letras – uma mulher – a oitava a compor a casa de Maria Firmina dos Reis”, disse. “Se há algo que define bem esta mulher, certamente, é sua obstinação em fazer sempre melhor e suas convicções com forte senso de justiça. Assim é, também, na vida acadêmica”, pontuou.

Osmar Gomes comentou a produção literária de Sônia Amaral, como articulista do Jornal O Estado do Maranhão e do Portal Imirante.com, além das obras “O Rio de Heráclito – na qual a escritora maranhense faz uma releitura completa, reconhece a sua maturidade e revisa suas convicções – e “De Cabral à Maria da Penha – com abordagens constitucional, infraconstitucional e jurisprudencial sobre a mulher e a violência doméstica e familiar no Brasil. 

Posse de Sônia Amaral na ALL…5

A Academia Ludovicense de Letras foi criada em 10 de agosto de 2013, dia do aniversário do poeta Gonçalves Dias. Tem como patrona geral a escritora maranhense Maria Firmina dos Reis, considerada a primeira romancista brasileira. 

A diretoria é composta pela pesquisadora, memorialista e antologista, Jucey Santos Santana (presidente), e os escritores Roberto  Franklin (vice-presidente), João  Francisco  Batalha (secretário-geral), Ceres Costa Fernandes (primeira-secretária), Álvaro Melo (segundo secretário), Irandi Marques Leite (tesoureiro), Clores Holanda (segundo tesoureiro).

DE RELANCE

O verde do agro

Engana-se quem demoniza o agronegócio e associa, de forma açodada, o trabalho de milhares de produtores rurais a práticas insustentáveis e agressivas ao meio ambiente.

Adaptando a famosa frase de Nelson Rodrigues, a generalidade é burra. É um equívoco generalizar.

É evidente que o desmatamento ilegal e as queimadas precisam acabar e que ainda há um longo caminho pela frente na conservação dos nossos biomas, mas também está claro que já passou da hora de conhecermos – e reconhecermos – os esforços em torno da agricultura de baixo carbono. Eles existem e merecem atenção.

O verde do agro…2

Você sabia que o Brasil foi o primeiro país a adotar, em escala continental, o sistema de plantio direto (que protege o solo e ajuda a mitigar os gases do efeito estufa)? E que já temos produtores atuando no mercado de créditos de carbono? Sabia que há um sistema chamado de integração lavoura-pecuária-floresta que contribui para recuperar áreas de pastagens degradadas? E que temos pequenos agricultores que já se definem como “agrofloresteiros”?

Pois é. Há os maus exemplos, mas também há os bons.

O verde do agro…3

A Expoema, que começa no dia 3 de setembro e vai até o dia 10, no Parque Independência, é uma oportunidade para saber mais sobre o assunto, ouvir quem vive da terra e entender o que está em pauta.

O Maranhão tem avançado nas práticas verdes, e muitos agricultores já se deram conta de que não há mais como negar a emergência climática e o impacto do aquecimento global na produção.

Quem faz um trabalho sério já entendeu que é urgente focar em adaptações e reduzir as emissões de CO2, porque as reviravoltas do clima estão aí, basta olhar para fora. É uma questão de sobrevivência – e não só dos negócios.

O verde do agro…4

Para receber a 63ª edição da Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema), a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) está realizando uma reforma completa e readequação das instalações do Parque Independência.

A maior feira agropecuária maranhense vai dispor de espaços apropriados para abrigar bovinos, equinos, caprinos, ovinos, peixes e suínos.

Além dessas instalações, a Sinfra está, também, reformando áreas de lazer e praças de alimentação para receber o público visitante.

“Para além de uma grande festa, a Expoema movimenta um grande volume de negócios que vão desde a comercialização de animais de pequeno e grande porte, até produtos genéticos para atender pecuaristas interessados em renovar e dar qualidade a seus rebanhos, e a Sinfra vem cooperando sempre com esse setor, por meio do melhoramento da infraestrutura do local”, pontua o secretário Aparício Bandeira.

O titular da Sinfra, Aparício Bandeira, acompanha de perto as obras de readaptação do Parque Inependência para a realização da 63ª edição da Expoema
O titular da Sinfra, Aparício Bandeira, acompanha de perto as obras de readaptação do Parque Inependência para a realização da 63ª edição da Expoema

Contagem regressiva

Incentivando a prática saudável da corrida de rua, o Sesc realiza a edição 2023 do Circuito de Corridas neste domingo, dia 24 de agosto, com largada às 6h30, na Avenida Litorânea.

Mais de 2000 atletas de diferentes idades e níveis técnicos participam da competição em 19 categorias.

A corrida será dividida em 1km, 5km e 10km, além da caminhada de 5km.

O evento conta com a parceria da UFMA.

Odontologia hospitalar

Dentistas maranhenses comemoram a aprovação de uma nova especialidade odontológica, a odontologia hospitalar, aprovada por unanimidade em assembleia entre o Conselho Federal e os conselhos regionais.

O novo status da odontologia hospitalar é um reforço na luta dos Conselhos para que todos os hospitais do Brasil tenham a atuação de cirurgiões-dentistas nas UTIs, o que se mostrou extremamente importante na fase aguda da pandemia.

Acidente em Londres

São Luís amanheceu o dia hoje, em estado de absoluta comoção, por conta da tragédia que se abateu em Londres sobre a família do empresário maranhense Antonio Gaspar.

Um carro em perseguição policial invadiu uma praça e atropelou todos os membros da família que estão na Inglaterra para celebrar o casamento de um deles.

Hospitalizados, já estão fora de perigo de morte, mas são grandes as cicatrizes.

Vamos cruzar os dedos e torcer para que todas as vítimas voltem em paz para a nossa cidade.

Amaro Santana Leite e Ana Lucia Albuquerque viajam hoje para o Rio de Janeiro. Vão comemorar os 77 anos de Murilo Albuquerque
Amaro Santana Leite e Ana Lucia Albuquerque viajam hoje para o Rio de Janeiro. Vão comemorar os 77 anos de Murilo Albuquerque

Para escrever na pedra:

“Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens”. Do poeta Fernando Pessoa.

TRIVIAL VARIADO

Controle parental: pesquisa da Nielsen revela que só 17% dos pais e mães usam ferramentas para monitorar a atividade digital dos filhos.

Empréstimos bancários: foi sancionada lei que permite uso de valores de planos de previdência complementar aberta como garantia para obter empréstimos.

Cintia e Fernando Motta e Teresa Martins foram vistos ontem com Goreth Wanderley saboreando os deliciosos quitutes do restaurante Azu, na Península da Ponta d´Areia.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.