(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Governador de Minas na Feijoada do Maranhão

E mais: Vitória moral de Dilma

PH

O Governador Romeu Zema, de Minas Gerais, confirmou ao maranhense Valdez Maranhão sua presença na 32ª edição da Feijoada do Maranhão, em Belo Horizonte. Também na foto, Fabiano Cazeca, Diretor Presidente do Grupo Empresarial Multimarcas
O Governador Romeu Zema, de Minas Gerais, confirmou ao maranhense Valdez Maranhão sua presença na 32ª edição da Feijoada do Maranhão, em Belo Horizonte. Também na foto, Fabiano Cazeca, Diretor Presidente do Grupo Empresarial Multimarcas

Zema na Feijoada do Maranhão

O Governador Romeu Zema recebeu ilustres convidados na sede do BDMG, na manhã da última terça-feira, entre eles Valdez Maranhão, criador da renomada Feijoada do Maranhão

O encontro serviu para estreitar laços entre o governo e o setor empresarial, e também para discutir detalhes da aguardada 32ª edição da Feijoada do Maranhão.

Durante o encontro, o Governador Zema recebeu com entusiasmo a camisa da 32ª edição do evento, marcado para o próximo sábado, dia 26 de agosto, no hotel Dayrell, situado em Belo Horizonte.

Zema na Feijoada…2

Em meio a conversas animadas sobre a preparação da feijoada e os detalhes logísticos do evento, Valdez Maranhão, idealizador da celebração gastronômica, expressou sua gratidão pela presença do Governador: "É uma honra receber o Governador Zema em nossa tradicional feijoada. Sua presença só engrandece ainda mais o evento, demonstrando o apoio ao empreendedorismo e à cultura local, que são marcas registradas da Feijoada do Maranhão."

Fabiano Cazeca, que lidera o Grupo Empresarial Multimarcas, ressaltou a relevância da Feijoada do Maranhão como um espaço de interação entre setores diversos da sociedade mineira e como uma plataforma para fomentar a economia local: "A Feijoada do Maranhão não é apenas um evento gastronômico; é um ponto de encontro que fortalece vínculos, gera oportunidades de negócios e promove nossa cultura. A presença do Governador Zema é uma prova concreta de que o setor público reconhece e valoriza esse impacto positivo."

Mensagem de carinho

O procurador federal e estudioso de Literatura Georgino Melo e Silva massageou o ego deste Repórter PH com uma mensagem enviada ontem.

Escreve ele: Pergentino querido, ‘O sentimento da alma está na memória’, dizia Santo Agostinho. Foi com emoção que li o seu amoroso depoimento ‘Cem anos do meu pai’. Certamente, os 53 anos da passagem do Seu Geraldo Holanda aqui na terra simbolizou a vontade do Criador com amor, alegria e esperança. O Tempo de Deus não é o tempo dos homens. Fernando Pessoa dizia que ‘morrer é continuar’. Seu pai continua em você, em seus irmãos, netos... continuará sempre. Receba um caloroso abraço. Georgino.

Mais um showzaço

São Luís vem sendo brindada, desde 2022, com uma sucessão de grandes apresentações dos maiores ícones da música popular brasileira, da geração que está chegando ou já passou dos 80 anos.

Agora, é a vez dele: o Rei Roberto Carlos. O cantor volta à Capital no dia 19 de setembro em mais um "showzaço" no Espaço Reserva.

As vendas online de ingressos começaram ontem no site www.achetickets.com .br E as vendas físicas começam sexta-feira na loja Oculum, do Shopping da Ilha.

Vitória moral de Dilma

O PT sustenta que o impeachment de Dilma foi um golpe, mas, tecnicamente, não foi.

O processo pelo qual a ex-presidente passou está previsto na Constituição e passou pelo Congresso. Pode-se dizer que foi um golpe político, usando as pedaladas como pretexto jurídico.

Na prática, nada muda na vida da ex-presidente Dilma Rousseff com a decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) que, por unanimidade, manteve a decisão de primeira instância que arquivou a ação de improbidade administrativa por supostas pedaladas fiscais. Além de Dilma, foram inocentados o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, o ex-presidente do BNDES Luciano Coutinho, o ex-presidente do Banco do Brasil Aldemir Bendine e o ex-secretário do Tesouro Arno Augustin.

Nada muda, mas é uma vitória moral da ex-presidente que em 2016 foi afastada da Presidência em um processo de impeachment que usou as pedaladas fiscais como fundamento jurídico.

De nada adiantou a defesa de Dilma mostrar que outros presidentes fizeram o mesmo.

Nova regra fiscal

Deputados aprovam nova regra fiscal; texto vai à sanção presidencial.

Principal iniciativa do governo para as finanças federais, o projeto prevê normas visando a equilibrar as contas públicas. As despesas só poderão aumentar em 70% do crescimento da receita.

Em maio, a Câmara havia aprovado o mecanismo, que substituirá o atual teto de gastos, mas conteúdo foi alterado pelos senadores.

Agora, na nova redação, o fundo da educação básica fica fora do limite de gastos.

DE RELANCE

Título inédito no Rally dos Sertões

O maranhense Fábio Cadasso segue colecionando pódio para o Estado no maior rally das américas – o Rally dos Sertões.

Dessa vez, Fábio Cadasso e o navegador Cesinha Pereira conquistaram o vice-campeonato na categoria carros Super Production.

O rally que começou no dia 11 de agosto, com saída em Petrolina (PE) e desbravou o Nordeste, terminou no último sábado (19), com a festa da premiação na Praia do Preá (CE).

Vitorioso, Fábio Cadasso exibindo a Bandeira do Maranhão
Vitorioso, Fábio Cadasso exibindo a Bandeira do Maranhão

Highlander dos Sertões

Com o tema ‘Nosso palco é o Brasil’, a edição 2023 do Rally dos Sertões contou com nove dias de prova, passando por três estados (Ceará, Pernambuco e Bahia).

A bordo de uma caminhonete Triton ER (carro #342), a equipe Cadasso Racing encarou os 3.700 km de um roteiro recheado de grandes desafios. A cada etapa um visual e um piso diferente: terra, areia, piçarras escorregadias, muita pedra, pontes e rios. 

Essa foi a décima primeira participação de Fábio Cadasso no Rally dos Sertões. Ele é o único piloto da história dos Sertões a competir em todas as modalidades: motos, quadriciclos, UTVs, carros e caminhões.

O feito rendeu ao veterano maranhense, o apelido de ‘Highlander dos Sertões’, em menção ao filme épico do guerreiro imortal.

Fábio Cadasso ganhou o apelido de ‘Highlander dos Sertões’, em menção ao filme épico do guerreiro imortal
Fábio Cadasso ganhou o apelido de ‘Highlander dos Sertões’, em menção ao filme épico do guerreiro imortal

Outros maranhenses no Rally

A outra dupla maranhense no Rally dos Sertões, piloto Marcos Regadas Filho e navegador João Afro (Equipe Maranhão Rally) ficou em 7º lugar na categoria ‘T1 Brasil’.

Marcos Regadas e João Afro chegaram a liderar a categoria, andando sempre entre os três primeiros colocados e vencendo duas etapas seguidas. Mas algumas quebras no carro tirou a possibilidade da dupla de subir ao pódio.

Já na categoria UTV2, os maranhenses piloto Geraldo Filho e navegador Artur Carvalho (Equipe Maranhão Racing) tiveram uma quebra no Utv no primeiro dia de competição.

Os competidores foram buscando a tabela e finalizaram em 11º na categoria.

Seminário de Legisladoras

Abertas as inscrições para o ‘I Seminário Nacional de Legisladoras: Mulheres no Poder’, promovido pela Assembleia Legislativa em parceria com a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais. O evento será realizado no dia 5 de setembro, às 9h30, no Centro de Convenções de São Luís (Cohafuma).

O foco do debate será o fortalecimento de políticas públicas para as mulheres e o empoderamento feminino nos espaços de poder.

Seminário de Legisladoras…2

No encontro, serão debatidos, dentre outros temas, o papel da mulher na política, a participação feminina nos espaços de decisão, cotas de gênero e divisão de fundo partidário.

O seminário é aberto à participação de todas as mulheres legisladoras. As inscrições podem ser feitas no endereço eletrônico https:/unale.org.br/seminário-nacional-de-legisladores/.

Caminhada Rumos

No dia 24 de agosto, São Luís recebe a Caminhada Rumos, do Itaú Cultural. O encontro acontecerá das 18h30 às 20h30, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton. A dinâmica já passou por 17 cidades.

Na ‘Caminhada’ em São Luís estará presente uma equipe formada pelo superintendente do Itaú Cultural, Jader Rosa, e Sofia Fan, gerente de Artes Visuais e Acervos, e integrante da Comissão de Seleção do Rumos.

A proposta é apresentar o edital para os artistas, pensadores, gestores da cidade e interessados no assunto, assim como esclarecer dúvidas e trocar informações sobre a cena cultural local.

Na mesa de honra, a Comissão de Direito Tributário da OAB/MA: Dr Guilherme Oliveira, Dra Isabel Clark, Dra Mayara Colares, Dra Fernanda Marques, Dr Aécio Neves e Dr Washington Júnior
Na mesa de honra, a Comissão de Direito Tributário da OAB/MA: Dr Guilherme Oliveira, Dra Isabel Clark, Dra Mayara Colares, Dra Fernanda Marques, Dr Aécio Neves e Dr Washington Júnior

Seminário na OAB-MA

No dia 21 deste mês, no plenário da OAB/MA, ocorreu o seminário “Reforma Tributária: apontamentos e reflexões”, organizado pela Comissão de Direito Tributário da OAB/MA. O evento teve por finalidade discutir pontos do texto base da reforma tributária aprovado na Câmara dos Deputados..

Fies: lista de espera até 29 de agosto

Tome nota: alunos que se inscreveram para o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) neste segundo semestre e não foram contemplados dentro das vagas, devem ficar atentos ao prazo para a lista de espera.

As convocações serão feitas pelo Ministério da Educação (MEC) até o próximo dia 29 de agosto.

Essa etapa de convocação pela lista de espera começou no dia 18 de julho e tem o objetivo de preencher as vagas, que eventualmente, não foram ocupadas após o resultado da seleção.

O candidato precisa acessar o site do programa para acompanhar a situação.

https://sisfiesportal.mec.gov.br

Fies: lista de espera…2

Fique atento às informações: os convocados pela lista de espera devem complementar a inscrição em até três dias úteis, a contar do dia seguinte à data de divulgação de sua pré-seleção, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior https://acessounico.mec.gov.br/

Depois disso, o candidato deve validar as informações declaradas no ato da inscrição. O prazo para a validação é de até cinco dias úteis após a data da complementação da inscrição, que deverá ser realizada diretamente na instituição de ensino superior para a qual o candidato foi pré-selecionado.    

Fies: lista de espera…3

Como funciona o Fies: o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação – criado em 2001 – para financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores não-gratuitos. 

A professora e doutoranda em Economia Política pela Universidade de Coimbra, Portugal, Jaqueline Damasceno, explica a importância desse programa.

“É permitir que esses indivíduos, tendo esse compromisso financeiro posterior, consigam adiantar o acesso a esse serviço e depois, colocado no mercado, com sua formação, pagar por esse serviço acessado.”

Os alunos inscritos até 2017 têm 18 meses após a conclusão da faculdade para começar a pagar o financiamento.

O maranhense Gabriel Sebastian no explosivo clipe “Possuída”, com a MC Trans em um videoclipe que se passa em um típico bar brasileiro e busca trazer visibilidade para vivências marginalizadas unindo o bregafunk e o funk
O maranhense Gabriel Sebastian no explosivo clipe “Possuída”, com a MC Trans em um videoclipe que se passa em um típico bar brasileiro e busca trazer visibilidade para vivências marginalizadas unindo o bregafunk e o funk

 Vivências marginalizadas

A união de duas potências resulta na explosiva nova faixa “Possuída”, colaboração inédita entre o bregafunk maranhense Gabriel Sebastian e o funk de MC Trans comandada pelo DJ Chavoso.

Esse feat embrasado entrega uma experiência musical e visual impactante que celebra a irreverência e a sensualidade de um dos gêneros mais dançantes do país.

Porém a visão de Gabriel sobre o gênero traz um reflexo de sua própria vida.

O videoclipe captura a autenticidade do bregafunk desde a sua origem. Ele se desenrola em um bar brasileiro típico, que pode ser encontrado em todo o país e faz parte do imaginário do dia-a-dia. “Essa imagem é particularmente significativa para mim, pois, nos últimos cinco anos, trabalhei como acompanhante e anunciava meus serviços em sites nas várias cidades que visitava e frequentava esses bares simples em busca da sonoridade específica do bregafunk”, conta Gabriel.

Vivências marginalizadas…2

A estética do clipe reflete a inspiração por trás da música, destacando a jornada pessoal de Gabriel. Sua conexão e vivência com acompanhantes na Rua Augusta, em São Paulo, levou a uma revelação: a música que as pessoas queriam ouvir naquele momento era o próprio brega funk.

Essa vivência autêntica se traduz em “Possuída”, que celebra não apenas o ritmo contagiante, mas também a vivência das comunidades que se reúnem para dançar e competir nas batalhas de brega funk.

Com direção de cena por Yuri Hirata e captação pelo Enxame MC Recife, o clipe destaca a autenticidade das raízes musicais brasileiras, ao mesmo tempo em que incorpora elementos modernos e vibrantes.

O maranhense Gabriel Sebastian personifica um jogador confiante, enquanto MC Trans entra em cena como uma jogadora travesti, simbolizando a diversidade e a inclusão dentro do gênero musical.

Para escrever na pedra:

“Gosto do modo carinhoso do inacabado, do malfeito, daquilo que desajeitadamente tenta um pequeno voo e cai sem graça no chão.” De Clarice Lispector.

TRIVIAL VARIADO

A depressão é uma doença que afeta cada vez mais os idosos. Mais de um terço dos adultos (34%) mais velhos e idosos brasileiros têm sintomas da doença, revela estudo da Unicamp.

Injúria racial: pesquisa do MPF mostrou que nove em cada dez casos de injúria denunciados à PF entre 2000 e 2021 terminaram sem indiciamento.

76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira será realizada em julho de 2024, em Belém. A UFPA vai sediar a SBPC 2024 e a escolha foi feita em reunião do Conselho da Sociedade Científica.

Polêmica: um vereador de Ananindeua, no Pará, protocolou projeto de lei para proibir, no município, a participação de crianças e de adolescentes em parada do orgulho gay ou LGBTQIA+.

Nesta data, em 1973, lancei o meu primeiro livro de poesias, “Existencial de Agosto”, com capa de Nagy Lajos e prefacio de Nauro Machado e orelhas do Pe. João Mohana, Jomar Moraes e Fernando Braga, todos jáfalecidos.

O lançamento foi em noite de Lua Cheia na Fonte do Ribeirão e reuniu centenas de convidados, entre os quais Josué Montello, Erasmo Dias, Murilo Ferreira e o padre João Mohana, todos de saudosa memória.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.