(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH Revista: Paris para sempre

E mais: Conexão Mêntore Bank

PH

Atualizada em 22/08/2023 às 10h54

CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA

UM FOCO de luz na sempre bonita e charmosa maranhense Mariana Gromwell Araújo, radicada em Brasília
UM FOCO de luz na sempre bonita e charmosa maranhense Mariana Gromwell Araújo, radicada em Brasília

 Paris para sempre

Ao combinar memórias e entrevistas, a jornalista e tradutora Rosa Freire d’Aguiar deve lançar no mês de outubro o livro “Sempre Paris – crônicas de uma cidade, seus escritores e artistas”.

A obra, aguardada com muita expectativa pelo meio literário, “oferece um registro extraordinário de uma cidade e de uma época pulsantes”, de acordo com informações da editora Companhia das Letras,.

Rosa Freire d’Aguar atuou durante muitos anos como correspondente de periódicos brasileiros na França e é viúva de Celso Furtado, que foi ministro da Cultura no governo do presidente José Sarney.

Paris para sempre...2

Os restaurantes mais badalados da época, a chegada do primeiro avião comercial supersônico, a devolução do deserto do Sinai ao Egito, tudo que dizia respeito a cultura e política internacional virava notícia, que era rapidamente despachada por telex para o Brasil. E, claro, as longas entrevistas, que marcaram a era de ouro das publicações impressas.

Com um texto saboroso, na melhor tradição do jornalismo literário, a autora reconstitui a atmosfera fervilhante que dominava a cidade – dos cafés e livrarias até os embates sociais e políticos que permeavam o dia a dia dos franceses.

Paris para sempre...3

O livro ainda inclui 21 entrevistas com intelectuais, escritores e políticos, personagens incontornáveis da história cultural do século XX.

Alguns nomes de destaque que aparecem no livro de Rosa Freire d’Aguiar são Roland Barthes, Romain Gary, Simone Veil e Suzy Solidor; Ernesto Sabato, Eugène lonesco, Fernand Braudel e François Perroux.

E mais: Julio Cortázar, Michel Serres, Norma Bengell, Peter Brook, Raymond Aron, Alain Finkielkraut, Alberto Cavalcanti, Conrad Detrez, Élisabeth Badinter, Françoise Giroud, Georges Simenon, Jorge Semprún e Roger Peyrefitte.  

 DE RELANCE

 Aldeia de ideias

Ainda como parte da programação comemorativa ao bicentenário de nascimento do poeta Gonçalves Dias, a Academia Maranhense de Letras realiza nesta sexta-feira, às 18h, a abertura da exposição “Aldeia de ideias”, da artista plástica mineira Carmen Thompson, no Convento das Mercês.

Carmen já expôs em galerias de Nova York, Japão e Europa.

Em sua passagem por São Luís, a artista apresenta uma mostra do seu trabalho inspirado na fotografia expandida, técnica que mistura linguagens em processos criativos, artísticos e estéticos.

Traços indígenas

A exposição de fotografias de Carmen Thompson é marcada por interferências de traços delineados utilizando tintas acrilex e guache.

As cores realçam rostos de indígenas sobrepostos e ao mesmo tempo em sintonia com o ambiente sistêmico multicolorido exibido, sejam folhas, água, árvores ou onças.

A exposição “Aldeias de Ideias” fica aberta ao público até 15 de setembro.

Nauro Machado e a Mangueira

O que o poeta maranhense Nauro Machado teria a ver com a escola de samba carioca Mangueira? Aparentemente, nada.

Mas é que o samba enredo da Verde e Rosa do Carnaval do próximo ano leva a assinatura de Lequinho e Gabriel Machado, em homenagem à cantora Alcione.

Para quem não sabe, Gabriel é filho de Nélio Machado, primo de Nauro Machado.

Última trincheira

Segundo o ministro Edison Vidigal, Nélio Machado é neto do deputado Lino Machado, proprietário do jornal “O Combate”, trincheira das Oposições Coligadas que enfrentaram o domínio de Vitorino Freire por 20 anos no Maranhão.

De acordo com Vidigal, “O Combate” ostentava no cabeçalho o verso de Gonçalves Dias: “A vida é combate que os fracos abate...”.

Nome do sucesso no vôlei, o bicampeão olímpico e gestor Giovane Gávio fez palestra inspiradora sobre a sua trajetória e os mais de 20 anos de carreira
Nome do sucesso no vôlei, o bicampeão olímpico e gestor Giovane Gávio fez palestra inspiradora sobre a sua trajetória e os mais de 20 anos de carreira

Conexão Mêntore Bank

O evento de networking “Conexão Mêntore Bank” reuniu um seleto grupo de empresários maranhenses na noite da última quinta-feira (17).

O encontro, organizado pelo Mêntore Bank em parceria com destacadas figuras locais, teve como objetivo fortalecer os laços entre os empreendedores da região, celebrar o crescimento regional do banco e dialogar sobre evoluções de negócios e as próximas metas.

Com a presença de mais de cem empresários de diversos setores, o evento trouxe uma palestra inspiradora com o nome do sucesso no vôlei, o bicampeão olímpico e gestor Giovane Gávio, que compartilhou sobre a sua trajetória e os mais de 20 anos de carreira. 

Sálvio Maia e Henrique Lyra com Julianderson Bandeira (CEO da Associação Comercial do Maranhão)
Sálvio Maia e Henrique Lyra com Julianderson Bandeira (CEO da Associação Comercial do Maranhão)
Henrique Lyra com o ex-vice-governador Jurandir Lago Filho e esposa Naildes Araújo e o bicampeão olímpico e gestor Giovane Gávio
Henrique Lyra com o ex-vice-governador Jurandir Lago Filho e esposa Naildes Araújo e o bicampeão olímpico e gestor Giovane Gávio
Os sócios do Mêntore Bank, Henrique Lyra e Sálvio Maia, com Magnólia Rolim e Rodrigo Vilarinho
Os sócios do Mêntore Bank, Henrique Lyra e Sálvio Maia, com Magnólia Rolim e Rodrigo Vilarinho

 -----------------------------------------------------------

CNI e exploração de petróleo

A Margem Equatorial é uma região que compreende desde o litoral do Rio Grande do Norte ao Oiapoque, no Amapá, e concentra bacias com alto potencial de produção de óleo e gás.

A reunião do Conselho de Meio Ambiente e Sustentabilidade (COEMAS) da Confederação Nacional da Indústria (CNI) discutiu temas como o licenciamento ambiental e a exploração de petróleo na região, que inclui o Maranhão.

O presidente da Fiema, Edilson Baldez, que também é conselheiro da CNI, participou da reunião presencialmente, em São Paulo, na última quarta-feira. 

A Fiema já discute a exploração da Margem Equatorial há alguns anos juntamente com o governo estadual.

Prêmio IEL de Talentos

O Prêmio IEL de Talentos é uma premiação que ocorre todo ano para contemplar as iniciativas de inovação dos talentos acompanhados pelo Instituto Euvaldo Lodi do Maranhão (IEL-MA) no mercado de trabalho.

E tem o objetivo de incentivar a busca de excelência em programas de estágio a partir do reconhecimento de todos os envolvidos no processo: o estudante, a instituição de ensino e a empresa.

A partir desta edição, o Prêmio IEL de Estágio passa a se chamar Prêmio IEL de Talentos para reconhecer talentos desde a graduação e seus egressos envolvidos em programas executados pelo IEL, como o Programa Inova Talentos. 

Prêmio IEL de Talentos…2

Todos os estagiários ativos com o IEL puderam participar e inscrever seus projetos, bem como empresas e instituições de ensino técnico ou superior.

A cerimônia de premiação que ocorreu ontem, contoucom a participação dos estagiários concorrentes ao prêmio na categoria Estagiário Inovador, das empresas parceiras do IEL com programas de estágio ativos, avaliadores do prêmio e dos estagiários do sistema. 

A grande finalista do Prêmio IEL de Talentos foi a estagária Glayane Castro, que desenvolveu um projeto de simulador tarifário. Ela conta que o estágio foi uma oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos na faculdade e de contribuir para a melhoria dos processos internos da empresa em que atua. 

Esta edição do Prêmio teve reconhecimento do 1º, 2º e 3º lugares, com um cheque de R$ 2.000,00 para o primeiro colocado, uma Alexa para o segundo colocado e troféu mais certificado para o terceiro colocado. 

 ---------------------------------------------------------------------

Manoel Antônio Nicolau Barros participa neste sábado das festividades alusivas ao Dia do Maçom
Manoel Antônio Nicolau Barros participa neste sábado das festividades alusivas ao Dia do Maçom

Dia do Maçom em São Luís

Neste sábado, os maçons maranhenses participam de uma programação festiva pelo Dia do Maçom, que transcorre amanhã (domingo), com sarau, festa dançante e arrecadação de alimentos para a entidade mantida pela Maçonaria.

De acordo com a história maçônica, no dia 20 de agosto de 1822 aconteceu uma sessão histórica entre as Lojas de Maçonaria “Comércio e Artes” e “União e Tranquilidade”, na cidade do Rio de Janeiro. Na ocasião, Gonçalves Ledo, considerado o integrante de maior destaque na maçonaria brasileira, teria feito um discurso emocionante e inspirador, pedindo a Independência do Brasil ainda naquele ano.

Gonçalves Ledo, que era também um jornalista e político liberal, tinha influência na sociedade da época. A sua ideia foi aprovada por todos os “irmãos” naquela reunião e registrada na ata do Calendário Maçônico no vigésimo dia, do sexto mês do ano da Verdadeira Luz de 5.822.

Esta data, convertida para o calendário gregoriano (o que é usado na maioria dos países ocidentais), seria equivalente ao dia 20 de agosto de 1822.

A data oficial foi registrada no artigo 179 da Constituição do Grande Oriente do Brasil, tornando o dia 20 de Agosto o Dia do Maçom Brasileiro.

A comemoração neste sábado é um momento de festa mas também de filantropia. Como se propõe a Maçonaria. E acontece na Glema - Grande Loja Maçônica, no Bequimão.

 Para escrever na pedra:

“Hoje acordei sem mim. Saí à rua, para me deixar possuir pela simples leveza de existir”. De Mia Couto, escritor moçambicano.

TRIVIAL VARIADO

Depois de participar da mobilização municipalista da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), realizada semana passada, em Brasília, os prefeitos do Maranhão preparam sugestões para contribuir com as emendas que a CNM está propondo na Reforma Tributária.

Mais uma chance: a Mega-Sena passará a ter três sorteios semanais, informou ontem a Caixa. A ideia é aumentar o prêmio para atrair jogadores.

Inadimplência: a dívida no rotativo do cartão de crédito dobra em dois anos. Débitos dos brasileiros já somam R$ 77,46 bilhões, segundo o BC.

A diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou mudanças na rotulagem de medicamentos. De acordo com a agência, as alterações visam deixar mais claras as informações sobre os remédios nas embalagens, garantindo a segurança do paciente e o uso correto dos medicamentos.

No caso de remédios isentos de prescrição médica, a classe terapêutica e a indicação ficarão dispostas na parte da frente da embalagem para facilitar a visualização pelo consumidor.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.