Literatura

Autor nigeriano transgênero publica romance sobre perda, superação e diversidade racial

"Você fez a morte de tola com sua beleza" foi escrito pelo best-seller do New York Times Akwaeke Emezi.

Evandro Júnior / Na Mira

Capa do livro
Capa do livro (Foto: Divulgação)

Após a morte do marido, há cinco anos, tudo o que a artista visual nigeriana Feyi Adekola quer é se sentir viva outra vez. Para tentar deixar a dor no passado sem carregar culpa, ela muda-se para Nova York com a melhor amiga, Joy, e parte em busca de um amor que não sabe se é capaz de sentir novamente. 

É a partir dessa jornada rumo a novos começos que o leitor conhece a protagonista do romance contemporâneo “Você fez a morte de tola com sua beleza”, escrito pelo autor nigeriano transgênero e best-seller do New York Times, Akwaeke Emezi.

Em meio ao luto, medo, desejo de pertencimento, recomeços e busca por estabilidade emocional, Feyi conhece Nasir: ele está apaixonado, mas ela não corresponde aos mesmos sentimentos. Para tentar estreitar a relação, o rapaz proporciona-lhe uma viagem luxuosa para a terra natal da mulher, no coração do Caribe, com direito a jantares chiques, passeios e uma exposição artísticas que vai fazer a carreira de Feyi decolar. 

Mas, é nesta viagem que tudo muda, pois surge um devastador e ardente amor proibido entre a protagonista e Alim, um famoso chef de cozinha e pai de Nasir.

Com diversidade cultural, representatividade negra e LGBTQIAPN+, personagens fidedignos e diálogos descontraídos, na obra, Akwaeke Emezi apresenta uma ode a sobreviver com a dor da perda e a fragilidade que é a vida – principalmente para aqueles que perderam um grande amor em meio a pandemia e buscam inspiração e mensagens reconfortantes para também seguir em frente. 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.